Proprietários de empresas já sabem da importância de um plano de marketing, e se não sabem, estão perdendo em todos os sentidos.

Para expandir seu negócio, é necessário um planejamento estratégico de marketing. Assim, você conseguirá identificar quem é o seu público-alvo, como você os alcançará e como retê-los.

Para pequenas empresas, é a melhor maneira de começar a pensar em marketing. É a base de todas as ações que serão tomadas para o crescimento. Para entender melhor, criamos este artigo sobre como fazer um plano de marketing completo.

O que é um plano de marketing?

Antes de botar a mão na massa, é necessário entender o que é realmente um plano de marketing e ter uma compreensão sólida do ele exatamente é.

Um planejamento estratégico de marketing é exatamente o que parece: um documento que detalhada tudo o que você precisa para promover com sucesso o seu negócio.

Algumas empresas montam planos de marketing de centenas de páginas, enquanto outras menores (até mesmo com uma pessoa) monta com somente algumas páginas.

A boa notícia é que não há tamanho exato para fazer um plano de marketing, apenas deve incluir todas as informações necessárias.

Além disso, é importante estar atento sobre a duração do seu plano de marketing, que deve ser de um ano. Afinal, é necessário tempo suficiente para atingir esses objetivos.

O planejamento estratégico de marketing deve ser a longo prazo, mas curto o suficiente para permanecer flexível em caso de circunstâncias e objetivos mudarem durante este tempo.

Agora, vamos aprofundas nos detalhes. Quais são os passos que você precisa dar para elaborar o plano de marketing?

  1. Conheça o seu negócio

O primeiro passo não é difícil, mas é essencial. Afinal, ninguém conhece o seu negócio como você.

Pense nesta etapa como sua oportunidade de fornecer uma visão geral de suas operações comerciais atuais, bem como seu ambiente interno e externo. Há quanto tempo você está funcionando? Qual é a estrutura do seu negócio?

Para o planejamento estratégico de marketing dar certo, é necessário também criar um plano para cada tipo. Se você realiza negócios on-line ou através de uma loja física, o plano de marketing será diferente.

Nesta etapa, algumas empresas também optam por fazer uma análise SWOT, que detalha seus pontos fortes e fracos como uma organização, bem como quaisquer oportunidades de crescimento e ameaças que possam impedir esse progresso.

É uma ótima maneira de obter um resultado claro da sua situação atual de uma forma que seja útil e completamente gerenciável.

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  1. Determine o seu mercado-alvo

“Mercado-alvo” é provavelmente um termo que você ouviu repetidas vezes em qualquer tipo de aula sobre marketing que você já fez ou em artigos que leu sobre.

E, por uma boa razão, é um elemento-chave para chegar a um planejamento estratégico de marketing bem-sucedido.

Nesta parte do seu plano de marketing, você deve listar tudo e qualquer coisa que você sabe sobre o seu cliente ideal.

Isso inclui informações demográficas básicas, como sexo e idade. Mas você também deve aprofundar seus comportamentos e decisões.

Por que eles compram de você? Que desafio ou dor você está resolvendo para eles? Como eles gastam tempo livre? Quais meios eles buscam para encontrar informações?

Reúna qualquer informação que você possa encontrar e inclua-a nesta etapa. Conhecer seu cliente por dentro e por fora será útil no processo de planejamento de marketing.

  1. Análise dos seus concorrentes

Não seria bom se você operasse em um mercado único e nunca tivesse que se preocupar com qualquer concorrente que infringisse seu espaço ou disputasse seus clientes? Infelizmente, o mercado não funciona dessa maneira.

Há grandes chances de que já existem empresas por aí fazendo algo incrivelmente parecido com você. O que significa que você precisará trabalhar muito mais para se destacar entre a multidão.

Não se sinta intimidado! Isso é algo que todo empresário lida. Então, estar armado com todos os tipos de conhecimento sobre seus concorrentes será útil para encontrar maneiras de fazer diferente.

Comece descrevendo – em detalhes – o produto ou serviço que você oferece aos consumidores. Esta é sua chance de expandir a visão geral da primeira etapa.

Assim, tente encontrar pontos onde seu produto ou serviço está à altura do concorrente. O que torna o seu negócio diferente? Porque os clientes devem escolher você? Qual é a proposta de valor oferecida pela empresa?

Como você pode imaginar, você será capaz de identificar esse diferencial para efetivamente crescer e diferenciar o seu negócio.

É um passo importante, não só por apenas reunir todas as informações de que você precisa. Mas também demonstrar a qualquer potencial investidor que você está ciente de sua concorrência e preparado para enfrentar esse desafio de frente.

  1. Defina metas

Agora vem a parte divertida do plano de marketing. Essa parte é essencial no processo de planejamento de marketing, afinal, é o que deve te motivar o tempo todo.

Quais objetivos você deseja realizar? Existem alvos específicos que você deseja atingir?

Dependendo de sua situação atual e ambições, as metas podem variar de grandiosas (como dobrar vendas ou aumentar a participação de mercado). Ou a ambições menores, como conseguir 100 novos seguidores do Instagram na conta da sua marca ou criar um blog para o seu o negócio).

O importante neste ciclo de planejamento de marketing é sempre se concentrar naquilo que deseja alcançar ao longo do ano.

  1. Planeje seu orçamento

Seu orçamento é outro ponto importante no sucesso do seu plano de marketing. A primeira coisa que sua equipe precisa saber é quantos projetos sua equipe ou você vai completar ao longo do ano. Faça sua lista de projetos e determine sua ordem de prioridade.

Em seu plano de negócios completo, você detalha todo o lado financeiro do seu negócio. Mas no seu plano de marketing, mantenha o foco estritamente em atividades relacionadas a marketing.

Quanto você pretende gastar em marketing e promoção durante o ano e quanto os itens de ação listados acima custarão a você? Mais importante, de onde virá esse dinheiro?

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  1. Escolha mídias para divulgar o seu negócio

Depois de planejar o orçamento, é essencial escolher em quais meios o seu negócio será divulgado. Com o crescimento das redes sociais, o natural é seguir pelo caminho do marketing digital.

Porém, no mundo das mídias sociais, vale a pena ter uma estratégia geral que seja ajustada dependendo do canal social em que você está trabalhando.

Por exemplo, a forma como você comercializa no Twitter será diferente da maneira como você comercializa no LinkedIn ou no Facebook.

Olhe novamente para a concorrência. Veja quem está fazendo social com sucesso em seu espaço e observe seus padrões.

E lembre-se, seu envolvimento nas mídias sociais é fundamental. Quando você interage com o seu público, você está dizendo que ouviu, está aprimorando sua marca e mostrando autenticidade.

Modelo de planejamento estratégico de marketing

Os passos acima são alguns dos passos essenciais do plano de marketing. Mas como plano, pode ser alterado e incluído mais itens e detalhes. O blog do Conta Azul possui um modelo disponível para download.

Para quem deseja adotar a estratégia de marketing digital, a Resultados Digitais também tem disponível um template para montar seu plano de marketing.

Outra ferramenta disponível é a HubSpot, que possui um gerador de plano de marketing gratuito (em inglês).

Independente da forma que você for fazer o planejamento estratégico de marketing, é essencial analisar todas essas etapas. Isso é o que irá definir o sucesso do seu negócio.

E você, já fez o seu plano de marketing? Coloque a mão na massa e nos diga como o que achou da sua análise!

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