Segundo a Resultados Digitais, Marketing Empresarial é o “conjunto de todas as ações de marketing que são aplicadas no dia a dia de um negócio, com o objetivo de captar novos clientes e também atender as demandas dos clientes atuais, seus colaboradores e a sociedade.”
Em um cenário no qual as pessoas não se preocupam apenas mais com o preço, no momento de consumir, novas formas e materiais de divulgação devem ser utilizados. Os clientes querem conhecer a procedência, a responsabilidade da empresa com o meio ambiente e quais os cuidados são tomados, para que o produto final seja o melhor possível.
Por isso, as estratégias de marketing empresarial devem considerar ir além da demonstração rasa do preço e do produto, na promoção de seus serviços.
O que é e como construir uma estratégia de Marketing Empresarial?
As estratégias de Marketing Empresarial adotam como prática, a regra dos 4P’s:
- Produto: É aquilo que a empresa está oferecendo aos clientes e qual a oferta de valor do mesmo. Como ele pretende solucionar um problema na vida das pessoas.
- Preço: Qual o preço do produto, ao cliente? Este P trata de como, em termos monetários, o produto chegará ao cliente e está diretamente relacionado ao faturamento da empresa.
- Praça: Este é o local, seja físico ou virtual, no qual o cliente terá acesso ao produto, para adquiri-lo. Trata-se também da organização, em vistas a facilitar a vida do cliente, no momento da compra.
- Promoção: É a divulgação dos produtos e serviços ofertados pela empresa. Envolve a noção de todos os canais que serão utilizados para a divulgação do produto, sejam eles físicos ou digitais.
Este é o conceito primordial das estratégias de Marketing Empresarial e são a base para a construção de estratégias promocionais bem-sucedidas. Cada P envolve pesquisa, envolvimento e acompanhamento dos fatores e resultados envolvidos, para garantir o sucesso de uma campanha de marketing.
A divulgação dos processos internos como Marketing Empresarial
Os processos internos de uma empresa são aqueles adotados com o objetivo de garantir a eficiência produtiva máxima, bem como a qualidade do produto final.
Portanto, quando falamos em divulgação dos processos internos como ferramenta de marketing, é algo que irá se relacionar mais ao produto, do que com qualquer um dos outros P’s. Porém, todos eles estão diretamente ligados, de uma forma ou outra, ao longo do processo produtivo.
Em um mercado altamente competitivo, a garantia de qualidade e procedência dos produtos é um fator fundamental na estratégia do produto.
Mas, como garantir a percepção do público sobre a qualidade de um produto?
Para marcas antigas e famosas, o boca a boca é a melhor ferramenta. Por exemplo, todo mundo conhece marcas que são referência em um determinado ramo, como a Gillette, para as laminas de barbear, ou o Bombril, para as esponjas de aço.
Para estas marcas, o fato de já serem reconhecidas como as “criadoras” do mercado, já garante diferencial e reconhecimento de qualidade pelo mercado.
Para outras, especialmente as que se lançam no mercado, é preciso colocar muito dinheiro para conquistar o público. Exemplos de concorrentes dos dois casos acima são a Bozzano, que patrocinou o Corinthians, e a Assolan, que utilizou atores famosos, em propagadas no horário nobre.
Porém, para quem não possui a tradição e nem um largo orçamento de marketing ao seu lado, a solução para se diferenciar pode ser a divulgação dos processos internos. O objetivo é demonstrar ao cliente como a produção é feita e utiliza padrões de excelência, para garantir que o produto final esteja impecável.
Como realizar a divulgação de processos internos?
Por exemplo, uma empresa que utiliza apenas água reaproveitada em sua produção ou não realiza testes em animais, já poderá atrair a atenção de muitos clientes. E a melhor forma de realizar tal promoção dos processos internos é com a divulgação de vídeos sobre a produção. Desde a ponta, até o produto final.
É claro, se houver alguma parte da produção que englobe algum segredo de mercado, ela não precisa ser exibida. Até porque o vídeo deve ser mais voltado ao entretenimento do que para a tecnicidade.
Outra forma eficiente de divulgação dos processos internos para o Marketing Empresarial, é a criação de e-books e artigos, contendo informações e curiosidades sobre o processo produtivo. Aponte sobre como é feito o descarte de lixo produzido, quanta água é economizada com o uso de um sistema de reaproveitamento, entre outras coisas.
Tudo isso irá criar uma percepção positiva sobre a empresa e o produto. Garantindo um diferencial perante à concorrência, que irá se traduzir em faturamento.
Repercussão positiva e retorno de marca
A divulgação dos processos internos como estratégia complementar ao Marketing Empresarial também poderá render frutos indiretos à empresa. Como o reconhecimento por agências de avaliação de qualidade.
A obtenção de tal reconhecimento é um objetivo pelo qual muitas empresas grandes passam anos em busca. Com o marketing certo, ele poderá vir de forma muito mais rápida e espontânea.
Além disso, ser vista como uma empresa que prioriza a qualidade em sua produção irá elevar a percepção de valor do cliente com relação ao produto. Pois ele terá a certeza de que o produto entregue está em perfeitas condições para uso.
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O Caso do M&M
O M&M é um dos doces mais consumidos do mundo. Por dia, são produzidos, em todo o mundo, cerca de 400 milhões de M&M’s. Em 2013, a Mars Wrigley, empresa que fabrica o doce, divulgou vídeos sobre o processo de produção.
O vídeo, divulgado pela CNN, já foi visto cerca de 1,5 milhão de vezes. E o mais interessante são os comentários, de pessoas que dizem estar assistindo o vídeo, enquanto degustam o produto. Um ganho de imagem e percepção incrível!
Conclusão
As estratégias de divulgação de processos internos no marketing empresarial não se restringem apenas às grandes empresas. Elas podem ser utilizadas mesmo por pequenas empresas. O objetivo é assegurar que o cliente perceba valor e como o produto foi feito com o máximo de qualidade.
Este é um ponto a mais para a sua empresa! E que irá garantir um diferencial importante, em um mercado a cada dia mais competitivo.