Apesar de estar com o cronograma de trabalho em ordem e a agenda organizada, sente que o seu trabalho não está tão produtivo? A resposta pode ser a falta de exercícios físicos.

Que os exercícios físicos trazem inúmeros benefícios para a saúde todos nós sabemos. Mas você sabia que ele pode impactar diretamente na sua rotina de trabalho?

O impacto direto dos exercícios físicos na produtividade

Um estudo realizado com 200 pessoas pela Universidade de Bristol, do Reino Unido, mostrou o impacto imediato dos exercícios físicos sobre a produtividade. As pessoas avaliam um dia com exercício e outro dia sem.

Os resultados foram incríveis. Nos dias de treino, os participantes mostraram um poder maior de concentração de 21%. 41% dos participantes mostraram maior motivação para trabalhar e 25% terminaram o trabalho antes do tempo.

Outra pesquisa com 683 profissionais mostra que os exercícios físicos “impacta significativamente o desempenho no trabalho”. Então mais do ajudar a manter o físico em dia, o treino ajuda a aumentar a produtividade significativamente e manter a mente ativa.

Principalmente para empreendedores, que precisam de ajuda para manter a cabeça no lugar em meio a tantas tarefas. Uma mente desordenada e cansada pode dificultar e muito pensar com clareza. E isso interfere em suas decisões.

Veja também: Carreira profissional multidisciplinar: Os novos desafios do mercado de trabalho

Benefícios dos exercícios físicos na rotina de trabalho

Os maiores benefícios do treino já conhecemos: Emagrecimento, maior atividade metabólica, aumento da energia e visão mais positiva da vida. Mas esses efeitos também refletem em seu trabalho.

Além de aprimorar seu desempenho mental, os exercícios físicos melhoram suas habilidades de gerenciamento de tempo, o que por consequência melhora sua capacidade de cumprir prazos.

Mas os benefícios vão muito além disso. Veja uma lista com os 6 principais dos exercícios na rotina de trabalho.

  1. Melhora o humor

Não tem nada melhor do que trabalhar bem-humorado. Quanto mais feliz você for, mais produtivo será. A depressão está ligada a baixos níveis de serotonina e dopamina, que são os neurotransmissores responsáveis pela felicidade e prazer.

Exercícios físicos regulares aumentam os níveis desses neurotransmissores, ajudando a melhorar o humor. Pesquisas também mostram que funcionários felizes tem custos médicos baixos e trabalham de forma mais eficiente.

  1. Previne doenças

Completando o item acima, os exercícios físicos regulares ajudam a melhorar o sistema imunológico, evitando doenças chatas, como a gripe. Também são grandes aliados no tratamento de doenças como hipertensão, diabetes e outras.

Com isso, o profissional terá maior qualidade de vida e trabalhar de forma mais eficaz, sem preocupações constantes em relação à saúde.

  1. Estimulam ideias inovadoras

Está com bloqueio mental? Lutando contra o mesmo problema há horas? Faça uma pequena caminhada.

Um estudo publicado no Journal of Experimental Psychology mostrou que caminhar em ambientes ao ar livro ou em ambiente fechado, desencadeou um estouro de pensamentos criativos. A produção criativa pode aumentar em média, 60%.

Isso porque atividades físicas aumentar a força muscular, dando mais energia para pensar com clareza e manter o foco, o que influencia na criação de ideias novas e inovadoras.

Também foi mostrado que exercícios físicos regulares afetam a produção de energia a níveis celulares. O que dá maior impulso as células do cérebro e ajuda a trabalhar de forma mais eficiente e produtividade.

A atividade física ajuda a aumentar o suprimento de sangue para o cérebro, o que o torna mais mentalmente alerta. Essa maior nitidez ajudará você a ficar acordado e pode aumentar sua capacidade de permanecer focado em tarefas.

  1. Ajuda no trabalho em equipe

Os efeitos no humor não apenas para o indivíduo. Equipes inteiras podem sentir os benefícios de serem mais ativa durante o trabalho. Quando nos exercitamos, sentimos mais tolerantes e positivos em relação aos colegas.

Assim, os relacionamentos no local de trabalho melhoram de forma significativa. E exercícios físicos tem maior efeito em profissionais que sofrem de ansiedade e depressão, condições que obviamente prejudicam a produtividade.

Mas mesmo para quem não sofre com essas doenças, sentem o impacto do exercício. E profissionais felizes são uma equipe unida e produtiva. É importante ressaltar sempre como o emocional impacta no desempenho profissional mais do que a satisfação profissional.

  1. Maior produção de endorfina

Além de liberar serotonina e dopamina, os exercícios físicos liberam altas doses de endorfina no cérebro, ajudando a relaxar os músculos e aliviar a tensão. Uma vez que o corpo e a mente estão inteiramente ligados, um depende do outro para funcionar corretamente.

A endorfina é essencial, já que é o hormônio do bem-estar. Melhora o sistema nervoso, ajuda na elevação da autoestima e reduz os sintomas de depressão e ansiedade, além de auxiliar no controle da compulsão alimentar.

Uma vez que seu nível de endorfina aumenta, você terá menos chances de se distrair com uma rodada de Candy Crush ou ir checar o Facebook. A endorfina também ajuda você a priorizar suas tarefas e bloquear as distrações triviais que podem surgir durante um dia de trabalho.

  1. Menos estresse

Um dos fatores chaves da saúde e no bem-estar é aprender a gerenciar o estresse. Especialmente se você trabalha com alta demanda e prazos apertados, as coisas podem ficar difíceis.

Quando estamos estressados, o que pode acontecer com frequência no trabalho, somos mais propensos a praticar comportamentos não saudáveis e a destruir a nossa saúde mental.

Para evitar esses problemas, apenas 30 minutos de exercícios de baixa intensidade irá ajudar a sentir-se mais relaxado.

Qualquer pessoa que se exercita regularmente pode dizer-lhe que, embora a atividade física inicialmente o faça sentir mais cansado, ao longo do tempo, ele aumenta seu nível de energia.

Não deixe de cuidar da sua saúde

O exercício melhora a produtividade de várias formas. Manter-se saudável e saudável é importante para a produtividade. Aqueles que tem uma dieta mais saudável também são mais produtivos no escritório.

Alimentos gordurosos e práticas alimentares não saudáveis ​​diminuem o metabolismo e reduzem a produtividade. Tire um tempo todos os dias para se exercitar, ter uma alimentação saudável e criar ideias para o seu projeto sair do lugar.

Se seus dias são tipicamente agitados, crie uma lista de tarefas prioritárias e ajuste-a após a rotina de exercícios da manhã. Se você percebeu que a produtividade está abaixo do esperado, é a hora de cuidar da sua saúde.

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+