Como você ri online?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Faz tempo que eu presto atenção nas formas como as pessoas riem online. Existem basicamente três maneiras:

  • RSSSSS, que é – ou pelo menos eu imagino que seja – a constação da palavra “riso” ou “risos”. Ou seja, você está comunicando aos seus interlocutores o que está fazendo.
  • 😀 ou variações desse emoticon, usado para mostrar graficamente o seu estado.
  • Hahahaha e variações, que transpõe para o texto o som que você estaria emitindo.

Todas as possibilidades funcionam. Eu, pessoalmente, uso a última, mas o que me levou a escrever este post foi uma conversa via comunicador com o blogueiro Rafael Ziggy, que trabalha comigo na Knowtec.

A risada online do Rafael é idêntica à do André Passamani. Eles riem meio que no estilo do som grafado, mas, ao invés de colocar seqüências certinhas de Hs e As, eles põem seqüências desorganizadas de As, Es, Hs e Us.

Fica assim: “aehueahueae”.

Talvez você não esteja percebendo onde eu quero chegar. Explico: rir usando Hahahaha parece história em quadrinho – mas nos HQs o desenhista usa recursos gráficos para dar vida à risada. Mas pelo comunicador fica meio como rir forçado, sem vontade, deixa essa impressão.

A risada é das coisas mais espontâneas do ser humano e é um mecanismo, segundo pesquisadores evolucionistas, que demonstra sinceridade, naturalidade. Ninguém ainda consegue fingir que está rindo e ser convincente.

E este é o meu ponto. Pode parecer ridiculo rir online usando “aehueahueae”. Pode parecer meio Uga-Uga. Mas rir é Uga-Uga, é informal, é espontâneo. É também muitas vezes o contrário da repetição padronizada do “hahahaha”, que soa falso.

Agora, a minha curiosidade: a risada desordenada é mesmo uma expressão natural, espontânea, – e parece ser isso – ou revela uma percepção desses mecanismos de convencimento e um utilização consciente deles para demonstrar espontaneidade?

Ah-ham!

A seguir, alguns comentários repercutindo este assunto, deixados quando publiquei este texto no meu blog:

Leandro: Eu sempre fui adepto do “ahuehaueh” nas gargalhadas… E, quando é pra ser irônico, do “heheh”. Ultimamente, por causa do MSN, uso o “kkkkk”, que gera um emoticon gargalhando… 🙂

Andre Deak: Sabe que esses dias eu estava pensando nisso? Amigos de países hispano-hablantes riem assim: jajajajajajaja. Como será em outros países?

Orlando: Putz, muito engraçado isso agora.

Essa semana tava reparando justamente na risada de um parceiro meu de interações que é assim. Aí eu ficava tentando sonorizar a risada dele na minha cabeça e meio que associando a um estilo de tribo, ou um desses aprendizados linguísticos necessários para incluir você em um grupo, meio etc. Tipo o LOL e dos chats, MIRC em inglês quando eu freqüentava. Só que isso é um tipo de acrônimo (será esta a palavra certa?), tem uma significação óbvia. No caso dos aaehueahue, só sei que gostei e passei a usar em alguns casos. O porquê?!!

Rafael Ziggy: Esses dias estava discutindo isso com um amiga no msn. Habituada com o meu “uhaeuhaeuhae” digitei um “hehehe” ela estranhou. O “hehehe” é aquela risadinha mais contida, pra uma piada ou colocação que não é tão engraçada ao ponto de demandar um “uhaeuhaeuhuahe”. Uso também “hahaha” para risadinhas mais sarcásticas e o “hihihi” como um sorriso tímido.

Acredito que a risada desordenada é uma maneira virtual mais convincente de mostrar que você achou algo engraçado. Como você falou, é mais natural. Demonstrar através de um emoticon nao dá a sensação que você achou realmente engraçado. Parece irônico.

Quanto maior é o “uhaeuhaeuhae” mais engraçada foi a mensagem. Pode ser em várias linhas ou uma longa seqüência horizontal de “uhaeuhua”.

wille: eu costumo rir com
rsrs – para pequenas risadas
hehe – para risadas um pouco maiores
hahahaha – para gargalhadas

eu utilizo estas mais por causa da sonoridade! :)))

[Webinsider]

.

Juliano Spyer (www.julianospyer.com.br) é mestre pelo programa de antropologia digital da University College London e atua como consultor, pesquisador e palestrante. É autor de Conectado (Zahar, 2007), primeiro livro brasileiro sobre mídia social.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

35 respostas

  1. Tenho umas risada faço pra todos:
    aushaushaushau = rindo muito mais em tom baixo;
    AUSHAUSHAUSHUASH = rindo muito em tom alto;
    hihi = risada tímida;
    hehe = risadinha safada;
    kkkkkkk: para pessoas que não tenho muita intimidade;
    jajajajaja = para los hermanos, hehe;

    KIAKIAKIAKIAKIAKIA: minha risada esclusivíssima, só uso com amigos(as) pq só eles(as) entendem, aprendi com minha mãe, se ela quer representar um riso quando conta uma história ela faz esse som, o povo morre d rir se eu faço essa…

  2. Categorizo minhas risadas em níveis:

    🙂 ou 🙂 para somente um sorriso mudo.

    hehe ? para uma risada pequena e irônica
    haha – para uma risada curta e rápida, que não tem nada de eufórico ou para os casos de economizar caracteres no Twitter.
    hahaha – Gargalhada quando acompanhada de comentário.
    huahuahua – Gargalhada totalmente informal e que pode ser grande em número de caracteres.

  3. pra mim o rsssssss não era uma sigla mas sim uma onomatopéia, tipo qdo a gente ri sem fazer barulho com a voz.

    hehuehueheuhe

  4. Bom… minha risada padrão para coisas que considero MUITO engraçadas é:

    a eu AHEu AH AUH EHAUeh AUHE AUE HAUE H..

    Com variação de letras que é pra expressar a sonoridade espalhada de uma risada. Agora, quando o assunto é de muito, muito engraçado, ao extremo, eu começo com a gargalhada padrão.. mas acabo teclando aleatoriamente todas as teclas do teclado, que é pra simular uma convulsão em cima do mesmo.. tipo assim:

    eIA UHeAIUEH AIUEH AIUE haSEUSH AUSEH ASEUhASUE hçoj132ço4jçasdkjás09jq23´kpmjaçlskdm 234klç23m4 çl23k4mçlkdmF DJASÇDLKASDLÇA SKDASLDKASD&)(*S&Q(*#$&#(*$)(UASP)D(u_)P(*U#$)(*$U(Q#$UQ#)

    Mas isso só se aplica nas situações onde a barriga fica dura.

    =)

  5. Eu particulamente uso bastante o hahahaha e o huauhauahu.

    Agora, tenho um amigo que rir assim: iahfuahfoia faua. Acho que essa é a risada escrota. huauhahua. 😀

  6. CARAMBA, muito tempo atrás eu estava comentando esse fenômeno com um amigo. Eu tenho mania de sorrir enquanto escrevo essas risadas, dependendo da piada, até solto umas gargalhadas…

    Como o Clovis, eu rio ainda como nos tempos de IRC, algo como hauahsuahushuhaushshs. O conhecido kkkkkkkk era muito usado por quem teclava nos chats de provedor (UOL/Terra) então eu não gostava muito assim…

    Legal o artigo, parabéns.

  7. ehauhuaehuea muito bom o tema e as respostas…

    Eu sempre tive a impressão de que risos, rs ou kkkk são risadas de quem não tá muito afim de conversar contigo e riu por educação.

    Pensando no assunto agora percebi que uso vários tipos e que, ao contrario do que eu imaginava, eles têm significado:
    hahaha – quando é engraçado, pero no mucho.
    hehe – quando não quero prolongar a conversa ou quando estou ocupado com outra coisa.
    hihihi – risada tímida
    huhuhu – quando to rindo de mim mesmo ou de alguma coisa que provavelmente a outra pessoa nao vai entender ou quando não achei muita graça na mensagem mas acho que uma risada cai bem.

    E:
    ehauheauhae – quando foi realmente engraçado mas eu não estou necessariamente rindo na frente do PC (o nível de graça varia de acordo com o comprimento da risada)

    HEAUHEAUHAEU – quando foi muito engraçado e eu estou realmente rindo na frente do PC (e nesse caso o comprimento indica o quao alto eu estou rindo… se for uma linha inteira é porque estou me partindo de rir).

    Estas últimas são, na minha opinião, os que melhor cumprem o papel de transpor uma risada sincera para o online. Acho que justamente por ser aleatórias e desmedidas. Me lembra tanto das risadas contidas de alguns amigos que riem olhando pro chao quanto das risadas escandalosas de algumas amigas. heauauhau

    Mas, só uso estas risadas em conversas informais. Em e-mails ou conversas de trabalho, mesmo quando já conheço um pouco melhor a pessoa com quem estou falando, é muito raro usar alguma risada e o máximo que sai é um haha ou hehe.

  8. numa comunidade de jogos online, o tipo da risada eh importante em discusoes de assuntos divesos, e ate mesmo no jogo.

    concordo com o uheuahuehauheua sendo a risada mais espontanea … mas o hahahahahah tambem entra. ..

    acho que pra ser ironico, tem que ter ha ha ha ..

    e heheheh hihihi apaece muito em jogos onde ta rolando uma malandragem hahahahahha

  9. Eu faço assim:

    hahaha…(para rir logo, geralmente de um comentário sem graça mesmo)

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA… (gargalhadas sinceras, daquelas de chorar de rir)

    hehehe… (riso de esperteza ou safadeza)

    hihihi (riso maroto e carinhoso)

    rs… (riso fazendo charme)

    Nunca uso as outras variações citadas.

  10. eaiuheiueahieauheaiuheiahuieaheaiuheaiuh
    uaehiaeuhieaheaiuheaieuaheaiuheaiae
    aehuihea

    eaiuheaiuheai

    iaeuhiueaheuaihea

    heiauheaiueahieua

    iueaheiauheaiuahe

    heauiheaiuaeiuaeh…

  11. Eu odeio que usa rs para rir participo dessa comunidade, heeuhuehue.. Rs é péssimo, formal, falso, cínico. Normalmente utilizo nos negócios quando solto alguma piadinha no e-mail para um fornecedor, rs. heheehehehe
    Adoro todas as outras hhahaha eheheheh mas uso principalmente as mais misturadas com ushushsuhsuhsushush (acho que o S dá um soronidade maravilhosa!!)
    husahsauhsauhsauha.. sempre quis dizer essas coisas:DDD hsauhsuhsuhauahuas

  12. O que mais acho estranho é digitar risos, quando se quer demonstrar uma bela gargalhada… O mesmo para RSRSRS ou KKKK!

    HUAHUAHUA ou HUEHUEHUE, é o que eu digito quando estou me matando de rir…

    HAHAHA, irônico/sarcástico. HEHEHE, de muleque travesso e HEHE para piadinhas safadas, hehe.

    HIHIHI, para risadas tímidas e um sonoro HOHOHO, para algo como… te peguei, hohoho!

    Mas enfim, cada um sorri ou ri como quiser. E devo discordar quando diz que HAHAHA, soa falso. HUNF! 🙂

  13. A melhor expressão de risada pra mim é esta…

    hauhuahuahua*barulho de porco*huahauhauahauhahauhaua ahu hauhuah ahuah uahauhau*respira fundo*hauahua auh auha uahu ahau…

  14. Ninguém menciono a risadas das garotas patyzinhas!

    ou seja:

    kpoakpoakpoakapokapokaopka!

    isso algum será risada?

    HAUIhaiuHAiuhaiAhiAhiHAiHaiAHiAHIAHAIHAIH!

  15. uso a ultima, com essas variações citadas. já vieram me falar que é engraçada e espontânea também. varia de cada pessoa.

    o auhuahuahuhuahuahuhua é bem legal e gosto de usá-la, mas gosto tb com variações com miusculas e minusculas como UHAUhuaHuhAuhaUhuAHuahU que fica interessante.

    e concordo que o hehehe é meio irônica, provocante, etc.

    o importante é rir. isso que interessa 😀

    e manda um abraço pro ziggy 🙂

  16. a idéia da risada desordenada seria como se você estivesse rindo de verdade, a ponto de não se preocupar com a simetria da mesma, não teria como você rir e parar pra digitar certinho o hehehe ou hahaha, você simplesmente bota os dedos nos botões e os aperta loucamente. No meu caso pra definir se a risada é forte ou fraca eu defino pela caixa.

    – risada alta: AUHEIOUAHEOIUAHEOI
    – risada baixa: auheoiaheoiae

  17. realmente, quando se ri é muito notoria a situacao, o ultimo exemplo é que mais se encaixa na minha postura, mesmo assim, varias pessoas utilizam diferentes letras para simplesmente expressarem essa sensação.
    acho valido todo tipo de risada, exemplo, para eu identificar que é uma risada, simplesmente olho se as letras se repetem como: ushausha, ou sraytsray, ou xpozicpzoic, muitos amigos meus riem com XYZ, identifico pela repetição, rs.

    otimo artigo, um abraço.

  18. Adoro tecnologias, principalmente a internet.
    Mas temos que combinar que as conversas online não tem espontaneidade nenhuma, pois na conversa falada você deixa escapar algumas coisas sem pensar, coisa que acontece pouco na conversa escrita, mesmo sendo informal. Daí, tudo pode soar como falso, não apenas as risadas.

    Não é?

  19. Muito bom esse tema.

    Sempre senti dificuldades em expressar o que eu falo por mensageiros instantaneos. Ao memso tempo que sinto dificuldade em saber a emoção expressada pela pessoa do outro lado.

    A risada é a expressão mais fácil de se expressar online.

    Eu uso na seguinte ordem:

    Rs, hehe, hahaha, kkkkk. Ou então um Rárara. Pra quando não achei graça.

  20. Realmente esse negócio de rir via internet às vezes é bem complicado… geralmente eu uso o huahauhauahuahahuahua e o tamanho varia de acordo com o nível da graça da coisa…
    Quando é uma coisa não muito engraçada e eu vou dar aquela risadinha pra não deixar o interlocutor sem graça, uso o hehehe.
    O hahaha é mais para alguma coisa irônica.

    hihihi eu nunca usei…

    Uso o hohohoho quando é uma risada do tipo ó, eu não falei?
    huhuhu eu não uso… embora possa parecer uma risada mais do tipo uhhhh que cáca… não no sentido da conversa, mas em relação à algum ato mal sucedido que esteja no assunto da conversa…

  21. Quando quero somente demonstrar como estou ao falar algo, eu uso emoticon…de forma a ser simpático ao agradecer por exemplo uso o emoticon padrão do riso :)…
    qnd quero passar a ideia de algo bom ou interessante…uso outro emoticon 😀 …

    Para um riso uso hehehe…
    uma risada huahuahuah
    e uma gargalhada tem que ter variação de volume: HauHAUHauHuahuAHuhauhUahuHUAHUahUAHUHAUHUAHuaHUha
    afinal letras maiusculas na internet significam grito..então intercalando os 2 tipos, fica uma variação bem expressiva….eu realmente sinto a gargalhada indo pelo messenger… 😀 …

    Não sou fã do rs …eh como se naum quisesse ter nem o trabalho de demonstrar que algo foi engraçado…simplesmente aponta que no instante seria o momento de ri…tipo as famosas placas de programa de auditório Risos …aplausos..etc… :p

  22. Risada pequena, sorriso ou com uma certa ironia é:
    eheheh

    Gargalhada sincera e espontânea é:
    uahhuahuauahuahu

    Inclusive o ato de apertar as teclas ao mesmo tempo auhahuhau é mais espontâneo que os outros tipos de risada e o tamanho do ahuahuhua vai depender da intensidade da gargalhada.

    E quando a outra pessoa fala uma coisa boba, muleque, ou meio inapropriada, rola uma risada propositalmente forçada estilo papai noel:
    hohoho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *