O que é conteúdo?

20 de maio de 2002

O que você realmente precisa saber.

No universo dos profissionais de Web, poucas palavras são mais usadas que conteúdo, muito embora nem todos concordem na hora de encontrar uma definição exata para o termo. Esta indefinição, naturalmente, é o que permite que ainda seja válida a seguinte pergunta: Afinal, o que cria o criador de conteúdo?

Em Projetando Websites (Editora Campus, 2000) Jakob Nielsen é bastante claro: para ele, conteúdo é texto. Para reforçar essa idéia, Nielsen compara um site a uma peça teatral como um todo, onde o design seria o figurino, e o texto, a peça propriamente dita. Em suas palavras: O design existe para permitir que as pessoas acessem o conteúdo. É análogo à pessoa que vai a uma peça de teatro: na saída, você quer que se discuta a excelência da peça e não do figurino.

Já Louis Rosenfeld e Peter Morville têm uma visão mais abrangente. Em seu livro Information Architecture for the World Wide Web (O’Reilly, 1998), os cabeças da Argus Associates e pioneiros de primeira hora da arquitetura da informação defendem a tese de que conteúdo é informação, e como tal nem sempre precisa ser apresentada necessariamente sob a forma de um texto. O conceito de content chunks, ou, numa tradução literal, blocos de conteúdo, reza que um documento pode ser dividido em vários blocos para facilitar a leitura e evitar excesso de informação em um único ponto do site. Normalmente, um bloco não é uma página nem um parágrafo, mas um título contendo um link para um texto descritivo (digamos, a expressão “O Que a Empresa X Faz Pelo Meio Ambiente”, que leva para uma página contendo um texto ou uma animação sobre o trabalho da empresa para proteção ambiental).

Em algumas listas de discussão brasileiras sobre webwriting e arquitetura da informação, há quem defenda uma definição ainda mais aberta que as anteriores: conteúdo seria literalmente tudo o que está contido em uma página de web – texto e elementos gráficos. Entretanto, é preciso restringir o alcance dessa definição por uma questão de praticidade.

Mesmo que se possa considerar o design de uma página uma espécie de conteúdo não–verbal, o padrão utilizado na web é de site orientado por texto. Embora a navegação possa ser orientada por elementos puramente gráficos, como ícones, o que se espera ver nas páginas é, quase sempre, um mínimo de indicações por intermédio de texto. Mesmo um site dedicado a informações visuais, como o do Museu do Louvre, por exemplo, contêm uma boa quantidade de informações em texto sobre a história do museu e as coleções de pinturas e esculturas nele expostas. (Vale observar que os textos desse site são organizados segundo a técnica dos blocos de conteúdo citada acima.)

Definindo o que é conteúdo em termos gerais, o criador de conteúdo passa agora para a segunda – e nem sempre mais fácil – etapa: que tipo de conteúdo? É o cliente (ou seja, para quem o conteúdo é feito) que responderá essa pergunta. Mas não importa o assunto do portal ou para que público–alvo ele se dirige. Fundamental é saber que forma dar a esse conteúdo, ou seja, como fazê–lo. Para isso, de duas coisas o criador de conteúdo não pode abrir mão: elas se chamam Concisão e Clareza. Seja em content chunksou em textos mais longos, todo texto precisa ser direto e objetivo. Caso contrário, não fará a menor diferença discutir definições de conteúdo. [Webinsider]

Corte transversal: não deixe de ler Projetando Websites (Designing Web Usability), de Jakob Nielsen. Muito criticado atualmente, o chamado “guru da usabilidade” reinou supremo durante anos com opiniões polêmicas sobre construção de websites. Polêmicas mas que mesmo assim valem a pena: não é por outro motivo que ele foi chamado para ajudar na criação do Google, considerado atualmente o melhor e mais eficiente mecanismo de busca da Web . Em parte graças ao trabalho de Nielsen, que acaba de lançar no Brasil outro livro que já virou referência no exterior: Home Page: Usabilidade – 50 sites desconstruídos. Neste livro, escrito em dupla com Marie Tahir, Nielsen disseca as páginas de entrada de 50 grandes portais como IBM e Yahoo!, com um guia passo a passo para os prós e contras de cada uma. Importante mesmo para quem não entende nada de webdesign, mas quer saber um pouco mais. .

Avalie este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 1,00 out of 5)
Loading...
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

23 respostas para “O que é conteúdo?”

  1. monique disse:

    eu gostei muito desse comentario

  2. se estive uma vasilia com um queijo dentro o conteudo da vasilia e queijo

  3. NNNN disse:

    CONTEUDO E U QUI COMTEM EXENPLO SE TIVE UMA VASILIA DE QUEIJO AI O CONTEUDO DA VASILIA E QUEIJO

  4. Bom o que eu iria dizer mesmo é que esste site para falar a verdade um blog né? Eu gosto muito dele por que sempre que estou disposto a fazer um trabalho a única e primeira coisa eu venho neste site(blog) por isso aviso a vocês meus queridos estudantes que esta site irão te ajudar muito a fazer trabalhos relatórios etc. Não deixe este comentário de lado pois um dia vocês vão precisar

  5. jessica disse:

    caramba eu so quero saber oq e conteudo se nao eu me mato

  6. thatyane disse:

    Conteúdo é um texto que contém começo meio e fim

  7. thatyane disse:

    conteúdo é um texto que contém começo, meio e fim

  8. zaibatsu disse:

    Claro que não é difícil. É só você estudar, seu idiota.

  9. Julianni Matarazzi Richter Ranieri disse:

    Ouu poha e3u quero saber so oque significa conteudo nao como foi inventado!!Ta dificiil assim???

  10. jessica disse:

    EõÕ.. Sóh Quero Saber O Que éh Conteudo Pelo Amor DE Deus…

  11. jessica disse:

    O Que éh Conteudo só Quero saber me diz Pelo amor de Deus…..

  12. laziely disse:

    Piw quero saber o q é conteúdoooOOOO

  13. irla disse:

    conteudo é o q contem no texto ou trabalho?????

  14. eeeooooo disse:

    aaffff eu qero saber oq é conteudo seus bobo q um sabe fazer nada

  15. bianca oliveira da silva disse:

    o que e conteudo com todas as informaçoes
    por fvor

  16. tata disse:

    nao sei oq e conteudo me explica por favor

  17. lindomara disse:

    Eu só queria saber o que é conteúdo

  18. KEILA DA SILVA disse:

    EU AMO MUITO ESSE SITE, EU ESTOU FAZENDO FACULDADE E QUALQUER TREBALHO, EU FAÇO AQUI, FALO PARA AS MINHAS AMIGAS E MEUS AMIGOS.DESDOS 7 ANOS EU FAÇO TRABALHOS AQUI.TOMARA QUE MELHORE MAIS.
    BEIJOS

  19. milla cavalcanti disse:

    esse assunto é muito chato

  20. pedro disse:

    a eu to muito mau e eu quero saber o que é condeudo

  21. CONCEÇÃO APARECIDA PEREIRA DE ALMEIDA disse:

    É O TEXTO E O CONTEXTO QUE CONTÉM ALGUMAS EXPLICAÇÕES DO TODO,ISTO É DO TEXTO E DOS ELEMENTOS GRÁFICOS. É O ALUNO OU SEJA PARA QUEM O CONTEÚDO É FEITO,MAS TEM QUE TER CONCISÃO E CLAREZA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *