Webwriting: construindo conteúdo para sites e blogs

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Fábio Fernandes (foto; veja currículo abaixo) vai apresentar os conceitos básicos de redação aplicáveis a qualquer área e os conceitos específicos da técnica de webwriting. Os participantes vão adquirir noções de arquitetura da informação e aprender a criar um weblog.



OBJETIVOS:

  • Ensinar ao aluno o processo de elaboração de textos para publicação em websites, adequando–os para cada situação e tipo de trabalho através da apresentação de conceitos básicos de redação aplicáveis a qualquer área, e de conceitos específicos da técnica de webwriting;
  • Ensinar noções de arquitetura da informação;
  • Ensinar noções de linguagem HTML;
  • Ensinar o aluno a criar um weblog, ou “diário digital”: uma página de web onde os conceitos aprendidos ao longo do curso serão aplicados.


PÚBLICO–ALVO



Entendemos que o maior interesse pelo curso deverá vir da parte de estudantes de Comunicação Social e Marketing; contudo, pelo caráter ainda iniciante desta profissão, os conceitos apresentados serão acessíveis a qualquer pessoa com formação mínima de segundo grau e que tenha interesse de escrever para a internet.


CONTEÚDO

  • Integração – apresentação do professor e alunos.
  • Porque escrever para a web é uma arte.
  • Definições: o que é arquitetura da informação (princípios básicos com exemplos de Jakob Nielsen e Scott McCloud).
  • O que é webdesign.
  • O que é webwriting.
  • O que é conteúdo na www.
  • O texto como elemento central do conteúdo.
  • Os dois Cs do webwriting: Concisão e Clareza.
  • O que as linguagens jornalística e publicitária têm a ensinar ao webwriter?
  • Concisão significa necessariamente produzir sempre textos pequenos? (Dois exemplos opostos: Nomínimo.com.br e BlueBus).
  • Noções de língua portuguesa e vícios de linguagem dos internautas.
  • Hipertexto – modo de usar: como aproveitar a característica mais importante da internet (a navegabilidade) e usá–la a seu favor, criando hiperlinks que vinculem textos de modo prático e eficiente (exemplos do JoDI, Journal of Design Information).
  • A importância do webdesign na criação do texto.
  • O conceito do webdesign e do webwriting como duas faces da mesma moeda.
  • O trabalho em equipe: a importância de uma dupla de criação para atender aos objetivos do cliente, sem esquecer a importância fundamental do usuário.
  • O que é um weblog? Aprenda a fazer o seu e seja seu próprio editor.

DURAÇÃO DO CURSO



O curso será ministrado em uma única aula, das 9 às 19h (com dois coffee–breaks de 20 minutos cada e 1 hora e 20 minutos de almoço).


METODOLOGIA



O curso será realizado através de aula expositiva, com a utilização de datashow para ilustração com páginas de websites (acesso à internet).



………………………………………………………………………………………..



Fábio Fernandes é jornalista, escritor e tradutor. Trabalhou nos jornais Pasquim, O Globo, Tribuna da Imprensa e Valor Econômico. É colunista do Webinsider e atualmente colabora com as revistas digitais Trópico e Cibercultura, da Fundação Itaú Cultural (como colunista de Livros). Tem contos publicados em várias revistas literárias e uma coletânea, sob o formato de e–book. Para o teatro, escreveu e produziu duas peças e uma peça inédita foi transformada em roteiro para o cinema e está em fase de pré–produção. Prepara seu primeiro romance, para 2004.


Avatar de Webinsider

Artigos de autores diversos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *