O primeiro dia dos Cursos Webinsider

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Sábado passado (7/6/2003) foi um dia importante para nós aqui do Webinsider. Pela primeira vez organizamos uma atividade fora das telas do computador, reunindo várias pessoas. Os resultados foram excelentes.



No primeiro dia dos Cursos Webinsider foram apresentados os workshops com Michel Lent Schwartzman e Fábio Fernandes.



Estávamos muito curiosos para saber se a proposta de construir um ambiente de imersão seria bem sucedida. A idéia era proporcionar um ambiente não apressado, com tempo suficiente para os participantes poderem conversar e aproveitar a presença de profissionais experientes, das 9 às 19 horas, inclusive nos lanches e no almoço, em conjunto.



Mas havia dúvidas. Não seria tempo demais? Seria cansativo?



Ao mesmo tempo, achávamos que o ambiente neutro de um hotel em um dia de não trabalho facilitaria esquecer o mundo lá fora e embarcar em aprendizado e troca de experiências. Foi exatamente o que aconteceu.



Eram duas salas lado a lado, cada uma com um wokshop, ao mesmo tempo. Um computador com datashow, roteiros bem preparados, flip chart e muita calma para aprofundar certos pontos, na medida do interesse das pessoas. Apostilas com todo o conteúdo e espaço para anotações, de modo a não esquecer depois o que foi dito e guardar melhor os pontos principais que cada um achou por bem registrar.



Acompanhei o curso do Michel, enquanto Ricardo Saldanha ficou no workshop do Fábio. Sabia que Michel iria detalhar o processo e criação de sites e campanhas (ou melhor, interfaces). E, principalmente, mostrar a visão do insider sobre as perspectivas de criação, de trabalho e organização que mais têm dado certo hoje e nos diversos momentos de uma carreira já longa, com passagem por empresas como Bowne, Globo.com, DM9 e a sua 10 Minutos, que ele situa como uma agência de internet.



Michel detalhou os modelos mais aceitos pelo mercado para o trabalho de pessoas como nós: o profissional independente, que desempenha tarefas específicas (design, desenvolvimento, redação), as equipes pequenas que trabalham juntas para produtoras e agências de internet. E como estas são enxutas e mantêm uma rede de profissionais que são chamados para jobs específicos.



Dentre os participantes, havia freelas, empresas pequenas, editores de sites e contratados de grandes empresas, com formações bem diversas mas já uma boa estrada percorrida. Falamos bastante do relacionamento com o cliente, da montagem de orçamentos, da (falta de) administração das receitas, despesas e fluxo de caixa, do atendimento. Esta é uma pálida idéia do que foi discutido. Eu particularmente aprendi coisas fundamentais que fizeram falta em situações passadas e espero que me ajudem no futuro.



Uma hora saí da última cadeira e fui lá na frente dar um recado. Vi todo muito com cara bem satisfeita e interessada, sorrisos.



Pelo que ouvi dos demais participantes, no workshop sobre redação, do Fábio, a situação foi bem parecida. No final, pedimos que fosse preenchida uma ficha de avaliação e as notas para os professores e para o evento em geral foram todas 9 e 10 (muito mais notas 10 do que 9!). Bom isso.



Conversei com todos os participantes e pude ouvir alguns depoimentos:



“Achei uma oportunidade de alto nível para ouvir e trocar experiências, algo que faltava ao mercado. O tempo passou rápido”. Katja Aquino, consultora para a Embratel.



“Gostei bastante. Aprofundou um conhecimento que em palestras de menor duração é impossível acontecer. O debate é enriquecedor, diferente da posição de apenas ouvinte”. Christiane Melcher, Desigualdesign.com.



“Este workshop superou minhas expectativas. O conteúdo foi muito inteligente. O workshop vai enriquecer muito meu trabalho e acredito que vou desenvolver soluções ainda mais profissionais depois dele. O Webinsider está de parabéns porque reuniu excelentes profissionais. Estou ansioso pelo curso do Lapa no dia 5 de julho.” Arley Ramos da Silva, Texaco.



Foi um prazer ouvir comentários como estes e não vou colocar outros para não exagerar.



Para nós em relação aos cursos a idéia é observar, chegar a um formato mais perto do ideal e construir um conjunto forte de workshops sobre temas importantes, dentro de nossas possibilidades e identidades. Neste ponto estamos indo muito bem.



E, na hora do almoço, nas alturas do restaurante do Everest, com a paisagem da praia de Ipanema, da Lagoa e das montanhas do Rio, foi muito bom todos juntos à mesa, conversando animadamente em torno do Michel e do Fábio. Valeu! [Webinsider]

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *