Alguns conceitos para avaliar usabilidade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Percebo com imensa satisfação o interesse crescente a respeito de assuntos relacionados com a usabilidade e com a satisfação do usuário por parte dos profissionais web e outras mídias interativas.

Com o aumento exponencial da concorrência entre sites de boa qualidade, se torna mais fácil perceber que conteúdo não é mais um diferencial, e sim uma commodity. Desta forma, é necessário possuir recursos e conhecimento suficientes que permitam atingir o público certo e mantê–lo fiel e satisfeito com o produto. A preocupação com a boa usabilidade do site é um ponto de partida para alcançar e manter um posição favorecida no mercado.

Nas duas últimas décadas, diversos autores têm se debruçado sobre o tema “usabilidade”, desde que os computadores passaram a ser utilizados por um maior número de pessoas seja para trabalho, estudo ou atividades domésticas. Muitas definições sobre o que é usabilidade têm sido emitidas, mas existem algumas com as quais me identifico.

Por exemplo, o pesquisador francês Dominique Scapin considera que a usabilidade está diretamente ligada ao diálogo na interface e é a capacidade do software em permitir que o usuário alcance suas metas de interação com o sistema. Para Jakob Nielsen, ser de fácil aprendizagem, permitir utilização eficiente e apresentar poucos erros são os três aspectos fundamentais para a percepção da boa usabilidade por parte do usuário.

Ainda existem alguns outros fatores que servem com delimitadores para o conceito e ajudam a definir o escopo do termo usabilidade. Antes de qualquer coisa, o site deve ser de fácil aprendizagem, pois todos sabemos que o tempo de aprendizagem de um website é zero. Não dá para enviar um manual de uso para cada possível usuário ensinando onde se localiza a barra de menus, ou como finalizar a compra. Desta forma, é a através da própria interface que usuário deve perceber a forma de uso do sistema, que, por sua vez deve permitir que os usuários alcancem níveis de desempenho aceitáveis dentro de um determinado período de tempo.

Também é comum pensar em medidas para usabilidade, pois servem como parâmetros para avaliar o nível de usabilidade de um sistema ou de uma interface. As medidas de usabilidade mais freqüentemente consideradas são: efetividade, eficiência e satisfação.

Um site com boa efetividade permite que o usuário alcance os objetivos iniciais de interação. Se for um site de comércio eletrônico, que o usuário realize a compra ou mesmo uma consulta de preço. Se for um site de notícias, que o usuário consiga ler as manchetes e aprofundar algum assunto de interesse, ou pesquisar matérias anteriores. A efetividade geralmente é observada em termos de finalização de uma tarefa e também em termos de qualidade do resultado obtido.

Somando–se à efetividade, a outra medida de usabilidade, a eficiência, se refere à quantidade de esforço necessário para se chegar a um determinado objetivo. É claro que, quanto menos trabalho, melhor… Então não é suficiente permitir que o usuário atinja o objetivo e realize a tarefa, mas que o faça com o menor esforço possível. Os desvios que o usuário faz durante a interação e a quantidade de erros cometidos podem servir para avaliar o nível de eficiência do site. Por isso, oferecer rotas alternativas e atalhos para o conteúdo ou para a finalização da tarefa pode ser uma boa maneira de tornar o site mais eficiente.

A terceira medida de usabilidade, satisfação, talvez seja a mais difícil de medir e quantificar, pois pode estar relacionada a fatores altamente subjetivos. De maneira geral, satisfação se refere ao nível de conforto que o usuário sente ao utilizar a interface e qual a aceitação como maneira de alcançar seus objetivos. A satisfação poder ser percebida por meio de análise qualitativa das atitudes, por exemplo, através da opinião do usuário, seja por meio de entrevistas ou mesmo comentários feitos durante a interação.

Esses conceitos e medidas devem ser entendidos como maneiras para melhorar a experiência do usuário durante seu contato como o site. A boa usabilidade ajuda a formar, ou manter, uma boa imagem diante dos usuários. Alcançar uma boa usabilidade é uma maneira de se destacar na multidão de serviços oferecidos na internet, viabilizar melhor o acesso ao conteúdo e se manter na briga para bater a concorrência. [Webinsider]

.

Avatar de Robson Santos

<strong>Robson Santos</strong> (robson.s@terra.com.br) é designer, doutorando em design, pesquisador em usabilidade de interfaces.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

3 respostas

  1. Olá, achei muito interessante sobre sua colocação sobre as medidas de usabilidade mais usadas, só gostaria de saber se você teria alguma bibliografia pra me passar sobre isso que comentou, é que estou fazendo umas pesquisas sobre usabilidade mas preciso referencia-la, se tiver ficarei grato, abraço!

  2. Olá, você falou com muita propriedade e clareza. e essa sem dúvida é a principal atribuição dos profissionais de AI, UX e Usabilidade: tornar o que é complexo em algo claro e entendível estamos a serviço da clareza e da satisfação do usuário. Como você mesmo citou é bastante subjetivo e díficil avaliar a satisfação do usuário, mas eu acho que de posse dos resultados da Efetividade e da Eficiência, pode-se fazer inferências acerca da satisfação do usuário (o que também é subjetivo), mas imagine que se o usuário consegue realizar a tarefa e a realiza com o mínimo esforço e atinge o seu objetivo e necessidade informacional, acho que podemos dizer que o deixamos satisfeito e o site cumpriu seu papel.
    Parabéns pelo artigo, realmente muito bom!

  3. Os conceitos comentados no artigo estão de maneira clara e facil de entender, essa também é uma forma de tornar o usuario mais adpto ao site e o conteúdo parabens me ajudou muito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *