Webservices: integração dos dados é um passo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Tarcila Steter

A tecnologia webservices foi criada há aproximadamente três anos, nos Estados Unidos, por um consórcio de empresas, entre elas Microsoft, IBM, Sun, BEA Logics e Xerox. Conhecido como WS–I, o consórcio tinha como objetivo desenvolver uma tecnologia flexível e multiplataforma que permitisse a aplicação dos conceitos da Arquitetura Orientada a Serviços, ou SOA.



O SOA tem como conceito base o desenvolvimento de sistemas e aplicações que reflitam os processos de negócio da empresa, visando que cada etapa esteja encapsulada de forma independente e que todos os componentes se comuniquem através de controladores de disponibilidade, de requisição e de entrega.



Tais componentes devem ser completamente independentes, multiplataforma, estar em rede e ter alta disponibilidade. A mais conhecida das formas de implementação do SOA é o CORBA, que atende algumas das especificações acima, mas peca nos quesitos de independência dos componentes e alta disponibilidade.



Para criar uma solução, o WS–I utilizou como modelo a estrutura dos websites. Apenas em vez de focar na disponibilidade de informações (páginas web), focou na disponibilidade de dados (arquivos XML). Desta forma, criou a primeira tecnologia capaz de encapsular processos, transacionar dados entre múltiplas plataformas e fornecer uma solução escalável e de alta disponibilidade.



Todas estas características fazem com que os webservices sejam muito mais que uma buzzword, um modismo.



Na área de TI, como todos sabemos, novas buzzwords aparecem e desaparecem de tempos e tempos. Sempre que surge uma nova tecnologia, temos os dois lados da moeda: apostas de que será a grande revolução e a resolução de problemas de diversas áreas, contra a opinião de conservadores de que tudo não passa de uma febre que desaparecerá em algum tempo.



Com os webservices não é diferente: a tecnologia que permite integração e interoperabilidade via web e possibilita pela primeira vez a real implementação da Service Oriented Architecture também arrebata críticos e defensores.



Sem ignorar os problemas, a adoção dos webservices pelas empresas só traz benefícios financeiros, organizacionais e estratégicos, mesmo ainda não totalmente consolidada (obviamente, pelo tempo de vida, não está).



Talvez, pela primeira vez, estejamos diante de uma tecnologia cujo principal benefício é o reaproveitamento de todos os sistemas legados da empresa: não precisamos, para disponibilizar as informações via webservices, reescrever uma única linha de código já existente na companhia. A mais palpável vantagem está neste item: tornar disponíveis para a empresa as informações existentes nos legados, a um custo inimaginável alguns anos atrás.



Por esse motivo, a implementação e o sucesso dos webservices depende muito pouco de programadores, analistas e gerentes de TI. Depende mais das empresas e das pessoas verem a real vantagem e o retorno de investimento que essas características podem trazer para o dia–a–dia.



Assim, o sucesso dos webservices, apesar dos riscos e das dificuldades (das quais falaremos em um outro momento), depende mais de se enfrentar essa nova proposta de tecnologia do que da tecnologia em si. Sabemos que problemas e dificuldades sempre irão ocorrer, porém o importante é não deixar que os medos e os vícios nos impeçam de dar um passo mais largo na busca da integração dos sistemas, dos processos, das empresas e das pessoas – os dois últimos casos através de fluxos de trabalho colaborativo.



O primeiro passo – e a maior aplicação no momento para os webservices – é a integração de dados. A partir daí, faremos a integração de processos e pessoas, e por fim, abriremos algumas portas de entrada da empresa buscando a interoperabilidade e a colaboração da cadeia de valor, reduzindo custos de comunicação e agilizando fluxos de trabalho.



Os webservices já são reais, agora é tomar coragem para dar o primeiro passo. E para aqueles que já o fizeram, continuar andando. [Webinsider]


………………………………………………………………………….




Tarcila Steter, autora deste artigo, apresenta o workshop Webservices: integração como palavra–chave nos dias 8 e 15 de novembro, dentro da programação dos Cursos Webinsider/Cásper Líbero (que contam com o Patrocínio Gold da Conectt). Inscrições abertas, vagas limitadas.

Artigos de autores diversos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *