Um panorama do mercado de TI no Brasil

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Eduardo Lapa

Sem tentar prever o futuro e apenas observando para onde caminham as tecnologias da informação, vamos comentar aqui algumas tendências deste mercado.



Já é consenso que tecnologia de informação deve estar alinhada aos negócios. Portanto, o propósito aqui é como manter TI agregando valor aos negócios. Para isso seria ideal enxergar o panorama dos CIOs, ou gerentes de TI no Brasil e depois entender onde estão sendo feitos os investimentos.



Os gerentes de TI, ou CIOs, vivem hoje uma realidade difícil, com novas pressões de negócios. Há pressão por resultados em uma área onde até bem pouco tempo isso não era problema. O backlog de atividades aumenta, é preciso responder à competição global e a um ambiente em constante mudança. Ao mesmo tempo, é preciso lidar com os sistemas legados e as deficiências organizacionais. Enfim, é necessário enxergar tudo isso para manter a tecnologia de informação caminhando em sintonia com os negócios da empresa.



A organização da maioria das empresas tende a ser vertical, sustentada por diversas camadas gerenciais. Os sistemas de informação, por refletirem esta organização, são projetados para atender apenas a necessidades de funções ou departamentos específicos.



Por sua vez, processos de negócios e fluxos de valor da organização – que desenvolvem o trabalho que produz resultados e valor para os clientes – são horizontais, cruzam diversos departamentos e funções e geram inevitáveis problemas de interfaces.



Esta estrutura organizacional e seus sistemas de informação não mais atendem às demandas do mercado. Precisam ser reorganizados. Mas realizar esta transformação não é tarefa das mais fáceis.



A TI tem o potencial de redesenhar processos. Muitas atividades seqüenciais podem ser efetuadas em paralelo com os recursos tecnológicos existentes hoje. Quanto maior o nível de simultaneidade, menos tempo para concluir uma tarefa. Com uso inteligente da tecnologia da informação, os processos podem ser simplificados, uma vez que atividades repetidas podem ser inteiramente automatizadas.



É importante ressaltar que automatizar processos ineficientes e inadequados significa jogar fora oportunidades de melhoria, seja a empresa pequena, média ou gigantesca. A TI deve automatizar processos e fluxos de trabalho redesenhados e não processos antigos e ineficientes, o que seria automatizar deficiências.



Com este pano de fundo, como vemos as tendências para a evolução de TI no Brasil? Segundo pesquisa do Gartner Group, os gastos com TI vão ultrapassar 8% das receitas das empresas até o ano de 2006. Em longo prazo, telecomunicações será a área de maior crescimento no Brasil, os programas de governo eletrônico vão alimentar o crescimento da indústria de TI na área pública e o país continua atraindo fornecedores de soluções. Estas previsões e outras minúcias nos levam a refletir sobre o mercado de tecnologia no Brasil, onde novas tecnologias têm distintas velocidades de adoção.



O B2B se desenvolve muito bem por aqui e leva junto aplicações de portais corporativos, desenvolvidos com tecnologias de ponta. Conceitos de integração de sistemas surgem naturalmente, a preocupação com segurança de informação cresce também e assim vão surgindo novas aplicações.



As empresas investem largamente na integração da cadeia de valor, favorecem novas versões e módulos de sistemas de ERP e a integração destes com os sistemas legados. Aplicações de SCM (Supply Chain Management) estão sendo amplamente utilizadas e ganham cada vez mais funcionalidades.



Com o aumento da concorrência e a globalização, entre outros fatores, as empresas ampliaram seus cuidados com o cliente. Aplicações de CRM (gestão de relacionamento com clientes) começam a ganhar força e se tornam indispensáveis para grandes empresas.



Como estamos vivenciando a era do conhecimento, ou se preferirem, da informação, as organizações começam a ter preocupação em gerir o capital intelectual. Com isso, iniciativas de gestão do conhecimento tomam força e junto com elas vem a utilização em larga escala de intranets, softwares de mapeamento de processos, aplicações de GED, softwares de colaboração, softwares de integração de equipes de trabalho, sistemas para captação e disseminação de conhecimento, sistemas de e–learning entre outras.



Por último, e não menos importante, deixei para falar das aplicações de datawarehouse, bussiness inteligence e data mining. Em uma pesquisa realizada pela americana Survey.com ficou claro que as empresas estão prestes a fazer muito mais gastos com as soluções de BI e DW e aumentar o uso desses recursos.



De acordo com o estudo da Survey.com, os usuários planejam gastar 191% a mais em soluções em 2002 do que gastaram em 1999. A média de gastos hoje é de 2,3 milhões de dólares, mas a expectativa é chegar a 6,7 milhões de dólares em 2002. O estudo indica também que as vendas estarão distribuídas entre as seguintes categorias de produtos: sistemas (incluindo processadores), sistemas operacionais, ferramentas associadas, armazenamento e consultorias especializadas no processo de criação, entre outros pequenos itens. É preciso estar atento a essa oportunidade.



Na seqüência deste artigo vamos comentar os grandes desafios da TI, entre eles a incerteza tecnológica, o ritmo acelerado de mudanças, o gap de desenvolvimento da infraestrutura, as integrações complexas, as mudanças na força de trabalho e os preços de TI desfavoráveis. Em seguida vamos ver o mercado de desenvolvimento de software. Até lá. [Webinsider]



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Eduardo Lapa apresenta o workshop Comunidades Virtuais no ambiente corporativo que inicia no dia 6 de dezembro e prossegue no dia 13, dentro da programação dos Cursos Webinsider, com o Patrocínio Gold da Conectt).



Artigos de autores diversos.

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