A hora da sofisticação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Sorriso de orelha a orelha.

Não disse? Eu disse! Disse que as coisas estavam caminhando bem, que a gente ia sair da depressão, que haveria demanda pelos serviços, que logo logo a gente ia ter de volta um mercado agitado, como nos velhos tempos. Minto. Melhor que nos velhos, tempos, sem aquela loucura dos investimentos de risco, construídos sobre o nada.

Nem demorou tanto e estamos aqui: mercado agitado, clientes demandando de forma constante, coerente. Acabou a época do ‘preciso um website não sei pra quê’. A maioria dos que investem hoje em dia já sabem muito bem pra quê e quanto mais experimentam, mais descobrem o meio e mais investem.

Clientes demandando, projetos fixos aparecendo – os melhores, pois permitem saber ao certo quanto você vai ter por mês e por quanto tempo – uma beleza.

Precisamos crescer. Mais espaço físico, mais computadores, mais software, mais gente. Um time forte e competente, precisamos (isso mesmo! isso mesmo!) CONTRATAR!

Precisamos de bons designers de interface. Bons, não, os melhores! E o mercado já tem gente muito boa. Uma turma cada vez melhor, muitos premiados internacionalmente, uma beleza.

Junto com a turma da interface, precisa vir a turma da TI. Um não funciona sem o outro. O programador de hoje é um cara diferente. Uma turma fera que começa cada dia mais cedo. Imagina, tem gente programando PHP desde os nove, fazendo música, jogando bola. Uma beleza! Resolvido.

OK, teremos uma ótima produção. Mas e o resto da equipe?

Oh–oh. Alguém ai perguntou ‘que resto da equipe?’, hum, olha ai o problema. E a oportunidade.

Um bom designer de interface e um programador, com a ajuda de um bom redator, podem entregar uma boa produção. E isso pode ser suficiente para alguns casos específicos, clientes pequenos realizando projetos de internet bem pontuais.

Mas quando estamos falando de projetos maiores, mais complicados e de longa duração, a produção (design + tecnologia) é apenas uma parte pequena do time. E hoje em dia, a mais comum.

Projetos grandes precisam, antes e acima de tudo, de um excelente atendimento. Fundamental é o gerente de projetos para os prazos e controle de qualidade. Projetos complexos exigem arquiteturas de informação e definições funcionais detalhadas, para garantir que o produto saia de acordo com o planejado em termos de escopo e prazo. E claro, projetos precisam de planejadores quer irão definir os produtos, estratégias, ações de mídia e investimentos.

Eu falei em oportunidade. Você já viu onde ela está?

Então procure hoje no mercado qualquer tipo de profissional que não seja de produção (designer, programador, redator) e você vai entender do que estou falando.

Procure um bom atendimento. Tente encontrar um bom planejador de mídia. Coloque um anúncio procurando um gerente de projetos experiente e você verá.

Verá na sua caixa 82 currículos de ‘webdesigners’ com cursos de Dreamweaver, Flash e ASP, procurando por um estágio ou uma oportunidade ‘pelamordedeus’ em marketing/internet/comunicação. Você procura atendimento, vem ‘webdesigner’, você procura planejamento vem ‘webdesigner’, você procura gerente de projetos vem ‘webdesigner’, você procura um diretor de arte vem ‘webdesigner’. Alguém aí já sacou?

Galera, nosso mercado está SATURADO de ‘webdesigners’ e generalistas. Sim, há demanda por essa turma que faz de tudo, mas a concorrência é ENORME e cada dia vem mais gente fazer o mesmo.

De um lado do mercado a saturação e a concorrência e do outro, as empresas procurando designers de interface, programadores actionscript, planejadores, atendimentos, redatores especializados, gerentes de projeto, sem encontrar.

Capicce?

Alô você que está entrando no mercado agora, ou que está no mercado e não consegue entrar. Tá na hora de se especializar. Entenda que as empresas de internet precisam mais do que ‘webdesigners’, que as equipes são multidisciplinares. Descubra qual é sua, aproveite o momento e seja feliz na sua carreira. Mas ande rápido! A hora de se sofisticar é agora. [Webinsider]

.

Michel Lent Schwartzman (michel@lent.com.br) é fundador e Chief Product Officer na Lent/AG.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

  1. Michel, excelente artigo, parabéns. Bom, sou Web Designer como tantos outros que vc já viu no mercado. Já percebi essa demanda por gerentes, redatores e outras áreas que vão além da produção. Sinto falta de uma capacitação em gerência de projetos. Os gerente que conheci basicamente delegam funçoes, isso com certeza é uma miopia minha. Queria aprender a gerenciar projetos, por onde devo começar? Existe “escola” pra isso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *