Voip via aparelho é melhor do que por software

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Feliz Ano Novo para todos os leitores do Webinsider. Hoje vamos falar do uso do VoIP por software e por hardware.

Qual das duas formas de utilização é a melhor e mais viável para a sua residência ou sua empresa? Qual delas traria um retorno mais satisfatório para você?

As respostas para essas perguntas e algumas outras estão a seguir.

O VoIP por software funciona como no hardware. A qualidade é a mesma, os protocolos abordados são os mesmos (veja matéria ao lado). A diferença é que, ao instalar o programa voip em uma máquina, essa terá que atender requisitos mínimos: um kit multimídia (um microfone e um fone de ouvido ou caixas de som) para poder se comunicar quando efetuar uma ligação. Você só poderá ligar para uma outra pessoa também tenha o programa no computador e atenda os mesmo requisitos do software.

Um software muito conhecido é o Skype. Funciona muito bem em casa, mas por uma série de motivos não é a melhor opção em empresas.

Usando o computador. Se uma empresa deseja 20 linhas voip e decide utilizar o Skype ou outro software qualquer, precisará de 20 computadores com 20 kits multimídia.

Se um dia houver um corte de energia, o que aconteceu com as linhas voip? A telefonia comum tem sua própria fonte de energia. Em caso de blecaute, você ainda pode falar normalmente ao telefone. O VoIP não tem essa fonte de energia. Neste caso a empresa teria que instalar 20 no–breaks para não perder a comunicação com seus clientes e associados na falta de energia elétrica.

O custo deste investimento adicional pode impactar. Algumas pessoas sugerem, para o caso de falta de energia, manter apenas cinco ou seis linhas voip, de forma a usar apenas cinco ou seis no–breaks. Mas seria uma boa solução? Se a empresa adquiriu um produto que dá 20 linhas, por que usar apenas cinco ou seis?

Com o aparelho voip. Se esta empresa optar pelo hardware ao invés do software, isso não seria problema. Todo e qualquer CPD que possui um servidor web, conta obrigatoriamente com um no–break. Possivelmente tem também o PABX ligado em outro no–break ou no mesmo. Se a empresa comprasse um aparelho de 8, 16 ou 32 linhas voip existente no mercado, só teria o trabalho de ligar esse aparelho no no–break que já existe na empresa. Em caso de queda de energia, ela iria continuar garantindo as 20 linhas que comprou. Vocês entenderam essa vantagem do aparelho?

Com o aparelho VoIP, você poderá ligar para qualquer pessoa que tenha um telefone comum, um celular, um pager, um fax, um PABX ou mesmo um aparelho voip, sem se preocupar com mais nada.

Na residência ou escritórios muito pequenos, por questões de custo, seria melhor utilizar o programa VoIP. Mas só por questões de custo. Do contrário, em termos de conforto e praticidade, o aparelho VoIP traz mais vantagens do que o software no computador, mesmo nas residências. Por exemplo:

Comprando e instalando um aparelho VoIP em sua casa, você não precisaria necessariamente ter um computador. Ou seja, quem não tem computador ainda assim pode fazer ligações voip. Os aparelhos se adaptam facilmente a qualquer tipo de acesso à internet, até mesmo o acesso discado.

Também não seria preciso pagar um provedor para acessar à internet quem quiser utilizar um provedor gratuito. Você apenas conecta o aparelho em sua linha telefônica comum, coloca o aparelho de telefone no aparelho voip e pronto. Ao fazer ligações locais você utilizaria sua linha comum; já as ligações interurbanas ou internacionais seriam pelo VoIP, para você pagar como uma ligação local.

Algumas pessoas perguntam: “Qual a vantagem de eu colocar um VoIP em minha casa usando linha discada se vou ter que pagar pela ligação?”. Sim, é verdade, você pagará pela ligação, mas seria uma ligação local. Ou seja, você pagaria somente os pulsos utilizados pela tarifa local.

Ao fazer uma ligação DDD ou DDI, você paga as taxas do DDD ou DDI, os minutos de conversação e os pulsos. Com o aparelho VoIP em uma linha discada, você pagaria somente os pulsos. Bem mais em conta.

Aparelho pode ser usado em outros lugares. Outra vantagem interessante é que os aparelhos VoIP recebem um número fixo. Hoje com o telefone comum, o seu número de telefone fica preso à sua residência. Se você pegar seu aparelho comum e ligá–lo na casa de algum vizinho, o número daquele telefone será o do seu vizinho.

Com o VoIP isso não acontece. Se você pegar o seu aparelho VoIP e ligá–lo na casa de seu vizinho, ele mantém o mesmo número de telefone. Os aparelhos podem acessar a internet por qualquer meio. Ou seja, você pode levá–lo na viagem de família, para a chácara do tio, ou para seu apartamento ou uma casa alugada na praia. Basta instalar para falar voip e receber suas ligações sem que as pessoas percebam que você está em outro lugar, mais ou menos como funciona com o celular.

Um argumento de quem prefere o uso do software ao aparelho voip é dizer que se o aparelho quebrar ou der algum problema, não poderá fazer e receber ligações. É verdade, assim como o computador também pode dar problemas. É mais barato e rápido trocar o aparelho VoIP do que mandar o computador para a assistência técnica.

Há vantagens são fortes e vale a pena avaliar a compra de um aparelho.

Desconfie de preços muito baixos. Outra dica importante: existem muitas empresas que vendem aparelhos voip a um custo muito baixo em relação à concorrência, pois não pagam taxas e impostos pelos produtos vendidos.

Um grande número desses aparelhos é importado ilegalmente. Como o fornecedor está fora do Brasil, pode haver dificuldades na devolução do aparelho por insatisfação quanto ao serviço. Por isso, antes de comprar o aparelho, verifique com o vendedor se há garantia, qual é a empresa que vende os aparelhos para eles, onde ela fica a empresa caso você queira visitar e EXIJA a nota fiscal do aparelho. São dicas importantes para que você possa utilizar o voip sem dores de cabeça e sem incentivar a concorrência desleal que infelizmente existe. [Webinsider]

.

Avatar de Diego Moralles

<strong>Diego Moralles</strong> (dmoralles@sun-isp.com) é gerente geral da <strong><a href="http://www.sun-isp.com/" rel="externo">Sun ISP</a></strong> no Brasil.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

7 respostas

  1. Gostaria de saber sem o aparelho Voip fuciona no Uol fone, pois não tenho nenhuma informação que o aparelho seja compativel com UOL fone.

  2. Gostaria de saber mais sobre este aparelho antes de comprar, qual o fabricante? a onde posso comprar ou ver imagens do aparelho ?

  3. ja faz tempo que quero comercializar esses aparelhos para meus clientes,mas encontro certa dificuldades para ter um aprelho confiavel e tambem fazer uma abilitaçao do mesmo,por favor quero conversar com algum departamento de vcs para começar a trabalhar em minha cidade.
    por favor me desponibilize um numero de contato.

    obrigado!!

    Anderson Testoni

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *