Você é um especialista ou um generalista?

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Existem pessoas que sabem um pouco de tudo de internet. Elas possuem ao mesmo tempo boas noções de redação, direção de arte, programação, dos processos de criação e produção de um site ou peça publicitária. Existem também os especialistas – aquelas pessoas que estão focadas somente em um determinado assunto, como programação em php ou arquitetura da informação.

Com o amadurecimento da internet, estão surgindo muitos profissionais especializados. São, por exemplo, os arquitetos de informação, os programadores especializados em apenas uma linguagem e os diretores de arte que não sabem um comando sequer de Flash.

Por outro lado, os profissionais que sabem um pouco de tudo, como os gerentes de projeto, continuam sendo requisitados no mercado. E isso tem dado origem a uma grande dúvida dos profissionais: especializar–se ou tornar–se um multiprofissional?

Antes de tudo, não existe uma resposta para essa dúvida – seria como dizer a você que faculdade fazer para ser bem sucedido no futuro. Existem apenas situações que podem indicar a decisão que mais se adapta ao seu perfil.

Para ajudar nessa decisão difícil, vou fazer uma analogia entre uma construção e a internet. Imagine que você vai construir uma casa. No mundo ideal, ao construi–la você tem um terreno, um projeto, arquitetos, engenheiros, construtores e fases de desenvolvimento. Quando estiver tudo pronto, você aprova e finalmente vai morar. O processo de criação e produção de materiais para internet é muito parecido: você tem um local para hospedar ou veicular seus trabalhos, o trabalho de planejamento, criação e produção dos materiais que, depois de aprovados, vão ao ar.

Uma pessoa pode construir uma casa sozinha, mas não pode construir um prédio. O mesmo acontece com um trabalho de internet: você pode construir um site pequeno sozinho, mas teria muitas dificuldades em produzir uma aplicação como um internet banking. E aí estão as diferenças que podem ajudar na sua decisão profissional.

Se você gosta de trabalhar com grandes projetos e grandes clientes, a especialização é o seu caminho. Nas grandes agências e produtoras, cada pessoa tem funções bastante específicas, pois há verba para manter uma estrutura com todos os profissionais necessários.

A primeira desvantagem é que grandes projetos e grandes clientes, assim como os lugares que os realizam, estão em número bastante limitado. Dá para contar nos dedos, por exemplo, quantas agências possuem um profissional que faz a revisão de textos.

A segunda desvantagem é que a especialidade que você escolheu pode ser apenas uma moda que, quando passar, deixará você deslocado profissionalmente.

Nas grandes empresas também existe espaço para os multiprofissionais, mas em funções gerenciais – se o seu objetivo é tornar–se um gerente, coordenador ou diretor, você precisa saber um pouco de tudo.

Por outro lado, em projetos com verba reduzida (a maioria), um profissional realiza várias funções: o diretor de arte também pode fazer o Flash, o programador pode fazer ao mesmo tempo HTML, Flash e o banco de dados. As produtoras e agências de médio e pequeno porte, que são a maioria das oportunidades de trabalho, precisam trabalhar com os multiprofissionais porque é muito caro manter uma grande equipe de profissionais especializados.

As vantagens de ser um multiprofissional são ter mais facilidade para encontrar oportunidades de trabalho (inclusive freelas) e a possibilidade de conseguir cargos gerenciais.

A desvantagem de ser um multiprofissional é a falta de foco: você dificilmente se tornará o melhor em uma especialidade e pode ter dificuldades em se colocar no mercado por não saber exatamente qual a sua função.

Outra desvantagem é que muitas empresas tiram proveito dos multiprofissionais. Ao usar uma pessoa quando deveria haver uma equipe, é claro que o trabalho sai com uma qualidade inferior.

Existem oportunidades para todos. Sendo um especialista, você pode ser referência de conhecimento na sua especialidade e um profissional bastante disputado no mercado. Tornando–se um generalista, você tem mais oportunidades no mercado, tem uma visão de projetos como um todo e pode conseguir cargos gerenciais de destaque com esse conhecimento. Independente do caminho que escolher, faça de tudo para ser o melhor naquilo que faz. Boa sorte. [Webinsider]

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Cezar Calligaris (cezar@gmail.com) é consultor de projetos digitais no Reino Unido.

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Uma resposta

  1. Excelentes argumentos. Dentre os melhores que eu encontrei na web.

    A minha visão é que se você se tornar um generalista, você não consegue se tornar um profissional extremamente disputado no mercado. Quanto mais amplas forem as suas escolhas, menor vai ser a qualidade do seu trabalho em cada uma delas, o que pode abrir oportunidades inicialmente mas pode ser um impeditivo para o crescimento profissional da pessoa.

    Enquanto isso, o especialista pode ter mais dificuldade em encontrar a necessidade específica à qual ele é capaz de atender, mas uma vez que o trabalho dele é feito com qualidade muito superior, a forma como ele supera as expectativas do cliente garante que ele estará em uma posição confortável.

    Eu escrevi um post sobre o mesmo assunto, caso você esteja interessado: http://duislifebox.wordpress.com/2008/04/01/e-melhor-ser-um-especialista-ou-um-generalista/

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