As universidades corporativas e o e-learning

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

É um fato do mundo moderno: o e–learning vem crescendo a cada ano, movimentando mais de R$ 80 milhões no Brasil, entre empresas dos mais variados portes e segmentos, ao passo que, no mundo, a previsão de crescimento é de que sejam alcançados R$ 23 bilhões em 2006, de acordo com o IDC, uma empresa que analisa o mercado de tecnologia.

Dentro desse contexto, uma tendência recente adotada pelas organizações brasileiras foi a criação de universidades corporativas, cujo avanço fez chegar via web, através de sofisticados LMS (Learning Management System), verdadeiras unidades educacionais inteiramente digitais.

Como um campus virtual, com suas diferentes unidades e cursos que abrangem temas relacionados ao core business das próprias companhias. A grande questão é que, como todas as idéias recentes adotadas no mundo corporativo, existem detalhes que precisam ser desdobrados a fim de que o resultado seja verdadeiramente eficaz, já que um plano de educação corporativa cuida do aprendizado de pessoas.

Temos, pois, uma grande vantagem, é bem verdade: uma universidade corporativa online, pela internet, é muito mais que um grande projeto de e–learning – é um conceito de treinamento atual que começa a se disseminar em mais de 100 empresas brasileiras, segundo dados recentes de especialistas do mercado.

Seu objetivo, da mesma forma que projetos idênticos em formato presencial, é promover o aprendizado contínuo dos participantes a fim de que estes possam aplicar seus conhecimentos em seu dia–a–dia na companhia em que se encontram.

Assim, em uma UC pela web (internet e intranet), a empresa poderá ter seus cursos personalizados, planejados de acordo com sua área de atuação e com as competências necessárias a seus colaboradores, a fim de desenvolver uma vantagem competitiva em relação aos demais competidores. É uma “entrega de conhecimento” no tempo certo às pessoas certas, distante apenas a alguns cliques do mouse.

Além de reduzir os custos de um treinamento, gerar economia de escala e ganhos de tempo em relação aos cursos presenciais, uma universidade corporativa via e–learning facilita a criação de uma comunidade virtual de aprendizagem, o compartilhamento do conhecimento e a auto–aprendizagem, elementos essenciais a cada profissional em um mundo globalizado e altamente competitivo.

Além disso, a vantagem principal é que uma UC não é simplesmente treinar, mas acima de tudo, educar pessoas, prepará–las não somente para a vida profissional, mas também pessoal. Constitui–se, portanto, em um processo de desenvolvimento cujos resultados poderão ser alcançados, geralmente, em médio prazo. Pelo exposto e pela realidade de mercado que temos, na qual grandes grupos empresariais têm enorme demanda de treinamento espalhada em um país com proporções geográficas imensas como o Brasil, o treinamento à distância, já há algum tempo, começa a ser percebido como uma alternativa viável e segura de qualificar e educar pessoas, já que um curso pode ser concluído no momento em que o conhecimento torna–se necessário.

No entanto, precisamos estar atentos às implicações que, embora não sejam ao certo uma desvantagem, precisam de alguma atenção e critérios: boa parte das UCs por e–learning implementadas em diversas empresas brasileiras está estruturada em torno dos requisitos e limites dos LMS oferecidos pelas empresas de tecnologia.

Não restam dúvidas – e é bastante óbvio – que cada vez mais projetos em e–learning nas empresas exijam mais e melhores tecnologias, como os próprios ambientes de educação pela web. Trata–se, de fato, da “sala de aula virtual” onde acontecem os cursos e treinamentos na internet, com todos os méritos que uma criação do gênero poderia merecer, apesar de não ser a mais bem acabada das soluções. No momento, é possivelmente a mais acessível a muitos alunos e educadores. Acima de tudo, o projeto educacional deve ser priorizado, bem como seus usuários e participantes, para que os caminhos de um e–learning não sejam guiados tão–somente pela tecnologia aplicada.

Mas, antes de definir qual o LMS para seus programas educacionais, é preciso que uma organização defina quais as suas reais necessidades em educação à distância, além do alcance de seu programa e do planejamento pedagógico, de forma que o investimento a ser realizado seja aproveitado de forma mais otimizada e consciente – nem mais, nem menos. Ou seja, o foco de todo e qualquer aprendizado são os próprios alunos participantes, sendo os professores/tutores alguns dos principais elementos desse processo.

Logo, é extremamente recomendável que se pense em educação corporativa baseada em e–learning – e por conseguinte, em Universidade Corporativa – como um caminho de desenvolvimento do conhecimento necessário à organização, em sintonia com as nuances, mudanças e facilidades da era da informação.

É indiscutível que um campus virtual atualmente precise de um LMS, mas como estamos tratando de pessoas e sendo nelas que deve estar baseado o aprendizado, é no mínimo conflituosa a noção de que a educação deve ser pura e simplesmente “administrada”.

Avançando um pouco mais, tentando visualizar novos caminhos, pode ser que a EAD pela internet como conhecemos sofra alterações razoáveis – ou não – para que se ajuste à forma de pensar e aprender dos alunos desta e, principalmente, de futuras gerações. Não podemos duvidar…

De acordo com a forma como as pessoas aprendem hoje em dia, em seu trabalho, interagindo com seus pares, tentando e fazendo, da maneira mais informal possível, não se pode mais imaginar o aprendizado (mesmo à distância) em estruturas rígidas e pouco ou nada adaptáveis.

Não se trata, portanto, de ter a melhor e mais moderna ferramenta tecnológica: o importante é que esteja claro que uma universidade corporativa em e–learning existe para que o aprendizado contínuo e permanente seja uma realidade para todos os funcionários, com um plano educacional orientado de fato para as pessoas – os verdadeiros pontos–focais desse sistema. [Webinsider]

Alexandre Bobeda (@dezbloqueio) é redator, professor, designer instrucional, autor publicado. Criou o dezbloqueio conteúdo & ideias.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. Bom dia!

    Sou aluna da Univ Candido Mendes e estou precisando de ajuda para um trabalho, como segue:

    -precisamos fazer uma apresentação com os seguintes temas:

    *oque e uma univ corporativa?
    *por que uma univ corporativa deve existir?
    *para que ….?
    *como vai funciona?
    *onde, quanto custa sua implantaçào?
    * um cronograma.

    A maior dificuldade tem sido no cronograma e parte financeira, vcs poderiam nos ajudar???

    Muito Grata

    Luci gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *