O candidato sem paciência de ler o briefing

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Barbara Hilsenbeck



Sabe aquela qualidade que te acompanha desde pequeno, quando você fazia rabiscos horríveis que só a sua mãe fingia entender? Lembra?



Você, que já xingou mentalmente o professor da faculdade, incapaz de entender o conceito criativo do seu trabalho? Lembrou agora?



Estou falando do “Seu Talento”, aquele muitas vezes não reconhecido por clientes que passaram o job que seria seu para um sobrinho com espinhas na cara e diploma de webdesigner na parede.



Tudo bem, talvez você ainda não tenha percebido esta sua qualidade e o mercado menos ainda. Mas imagine que uma agência esteja disposta a aumentar a visibilidade do “Seu Talento” e para isso tenha criado um hotsite onde informa como se inscrever em um processo seletivo que vai escolher novos colaboradores freelancers.



Este hotsite tem escrito tudo o que você deve e não deve fazer.



Imaginou? Então chegou a minha vez de imaginar – se você estiver interessado em conquistar a vaga, vai ler as instruções até o final e seguir os passos conforme explicado, certo?



Talvez não…



O fato é que em apenas um dia de divulgação do Full Web Creatives – processo seletivo dos freelancers criativos da Full Tecno – mais de mil pessoas acessaram o hotsite criado para esta ação e dezenas delas em menos de três horas enviaram currículos para o e–mail da agência.



Exatamente o que foi pedido para não ser feito, já que a seleção dos freelancers se dará pela análise dos portifólios digitais.



Fatos como esse, que parecem bobos ao primeiro momento, apontam para o despreparo de muitos profissionais freelancers disponíveis no mercado, que simplesmente por pressa, ansiedade ou até mesmo falta de atenção, acabam não respeitando o que foi pedido… e fazem uma coisa completamente diferente!



Detalhes como este fazem toda a diferença para quem vai escolher um freelancer.

O freela que não presta atenção nestes pontos fundamentais também não conquista a simpatia de seus possíveis futuros contratantes ao enviar e–mails com frases do tipo:



Pretensão salarial: acima de R$ 2.000,00 = LEGAL!

Abaixo de R$ 2.000,00 = Não percamos nosso precioso tempo!




Por que o candidato em questão cobrou este preço, se ainda nem foi informado qual é o job? Talvez ele seja um mega–master freelancer Level A+ e não trabalhe por um valor inferior a este.



Mas, na minha modesta opinião, freelancers de qualidade costumam ler os briefings até o final e não enviam currículos por e–mail quando é dito expressamente para não fazê–lo.

PS: se você ficou curioso com o processo de seleção, que tal voltar ao link e participar? [Webinsider]



Avatar de Webinsider

Artigos de autores diversos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *