Agilidade do SMS ganha espaço nas empresas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Renato Leal



Atualmente, a economia depende, em grande parte, da transmissão de dados, voz e multimídia via redes de telecomunicações. Na verdade, a agilidade ou não no recebimento de informações pode determinar se as ações de uma empresa, frente às demandas, serão proativas ou reativas.



Neste contexto, é vital para qualquer corporação, de qualquer porte, manter suas “linhas abertas” e, com isto, garantir o envio e o recebimento da informação, no momento certo, para seus diversos públicos como a força de vendas, executivos em trânsito, clientes e parceiros.



Neste sentido, a evolução do SMS (as mensagens curtas de texto, para celulares), que ocorreu a partir do desenvolvimento de plataformas inteligentes de transmissão de dados e, mais recentemente do MMS (mensagens multimídia que incluem imagens e até vídeos), propiciou ao mercado um poderoso aliado frente à necessidade, sempre crescente, de agilidade na comunicação.



É importante ressaltar que as tecnologias de transmissão de mensagens por telefonia celular vêm ganhando terreno no mundo corporativo. Garantem o recebimento da informação, que ocorre praticamente em tempo real, e asseguram redução de custos com telefonia. Assim, corporações de todos os segmentos, inclusive de entretenimento como televisões e rádios, dispõem de um meio eficiente e direto de contato, automático, com os diversos públicos com quem interagem. E, o que é melhor, com um custo muitas vezes menor.



De fato, o gasto com telefonia pelas corporações para contatar seus colaboradores, clientes e parceiros é enorme. Principalmente porque o celular é, sem dúvida, o meio mais eficiente de contato direto com o usuário.



Temos presenciado um aumento espantoso da penetração dos aparelhos móveis em todas as camadas da população, o que o transformou numa ferramenta com alto valor agregado e precisão cirúrgica para comunicação. Porém, como se sabe, as ligações para estes aparelhos são caras e, normalmente, perde–se tempo com cortesias, o que alonga a conversa e, com ela, os gastos com chamadas telefônicas. E, aí, lá se foi a estratégia de otimização do tempo e redução de custos.



Todavia, a evolução tecnológica da transmissão de dados por telefonia celular avançou significativamente nos últimos anos. Para se ter uma idéia, no Brasil, há integradoras com tecnologia para transmitir textos, tabelas, gráficos, imagens e até vídeo.



Além disso, contam com capilaridade, que provê cobertura de todo o território nacional. Assim, automaticamente, é possível enviar mensagens SMS com avisos, recados ou informações como “ligue para o cliente tal” ou “envie contrato urgente para empresa tal”.



Estas plataformas permitem também integração com inúmeros sistemas corporativos como ERP e e–mails, o que viabiliza a notificação ou alerta enviada automaticamente e recebida na telinha do celular, sempre que chegam mensagens de e–mail marcadas como urgentes.



Esta evolução tecnológica permite trocar dados entre aplicações corporativas e celulares, o que, juntamente, com a inclusão de imagens seqüenciais e vídeo, suprem uma demanda
latente do mercado, principalmente dos setores de entretenimento e financeiro.



Por outro lado, além do crescimento do número de pessoas com celular no País, verifica–se uma clara tendência da convergência de diversas ferramentas para o aparelhinho, na medida em que sua função transcendeu o falar, concentrando várias outras funções como tirar fotos; acessar a internet, participar de chats, receber notícias. No Japão, o avanço foi ainda maior. Já incluiu recursos que o tornam cartão de crédito e chave.



As aplicações do SMS não param por aí. Instituições financeiras como bancos e administradores de cartão de crédito usam esta tecnologia como uma ferramenta no combate a fraudes. Assim, quando uma compra é efetuada no cartão ou há um saque na conta corrente, o sistema envia, automaticamente, alertas para o celular do titular do cartão ou da conta, o que pode reduzir os transtornos do uso ilegítimo para os usuários e prejuízos para as instituições financeiras.



As empresas de entretenimento também estão aderindo rapidamente ao novo modelo e utilizam o SMS e o MMS como canal de interatividade, além de incorporar serviços como envio de notícias, mediante anuência do usuário, chats, quiz, entre outros.



Num mundo cada vez mais competitivo e acelerado, em que pesa a satisfação do cliente, nota–se claramente que a evolução da tecnologia na área de telecomunicações visa a redução de custos e a agilização da comunicação corporativa.



Atualmente, as soluções de VoIP ou voz sobre Internet Protocol; sistemas de transferência baseados em internet e a transmissão de dados por telefonia celular, por exemplo, cumprem exatamente estes requisitos. [Webinsider]



Artigos de autores diversos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

  1. http://www.smscel.com.br (sms a partir de R$ 0,09)

    (agendamento de envio, envio em massa, sms de retorno, emissão de nota fiscal, importação de contatos)

    SMSCEL é um produto da empresa KOMPASS Soluções Corporativas e Web. A KOMPASS Tem trabalhado, sempre, com o objetivo de levar soluções inovadoras, confiáveis, que promovam maior mobilidade no trâfego das informações no meio corporativo. Possibilitando aos nossos clientes obterem maiores resultados nos seus negócios.
    Fazer valer o investimento empregado na aquisição de novos produtos ou serviços é umas das principais preocupações de administradores. Por esta razão, procuramos assegurar maior benefício em relação ao investimento total realizado pelo cliente ao produto ou serviço associado.
    Apresentamos a você, SMScel, uma ferramenta flexível e adaptável às necessidades de seu empreendimento.

    [img]http://www.kompass.com.br/site/views/imagens/img_smscel.png[/img]

    [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=AVC0sr2Uxn8[/youtube]

  2. Acabamos de implementar o SMS para informar nossos clientes sobre a chegada de um determinado produto. Para isso escolhemos a Vexx como parceira.

    Já estamos colhendo bons frutos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *