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Depois do artigo sobre portfolios online (Portfolio digital), algumas pessoas escreveram pedindo informações sobre briefings online. Aqui está um artigo sobre o assunto, começando com uma pequena brincadeira.

Experimente fazer um exercício em um grupo de quatro ou cinco pessoas. Junte um monte de sucata – garrafas de plástico, caixas de pasta de dente, canudos, revistas, “canos” de papelão. Você será o líder da brincadeira.

Peça para cada uma das quatro pessoas restantes pensar em um abajur feito com a sucata e escrever em um papel como seria a montagem desse abajur (apenas escrever, sem montá–lo). Depois, pegue o papel que cada um fez, misture, dê para uma pessoa diferente e peça para ela montar o abajur, sem que quem escreveu o projeto dê qualquer palpite ou ajuda.

Os resultados serão muito divertidos, desde abajures completamente diferentes do que o autor havia pensado até a conclusão de que o abajur é impossível de ser montado. Mas se as instruções estiverem bem feitas, o resultado será um abajur perfeito. Apesar de ser uma brincadeira, com essa atividade é possível perceber melhor a importância de um bom briefing.

O briefing é o começo de tudo. Ele traz as informações que as equipes da agência que não têm contato direto com o cliente precisam para desenvolver qualquer trabalho. E, por isso, um bom briefing dá trabalho para fazer. Primeiro para o cliente, que tem que saber exatamente o problema que a agência precisa resolver e fornecer as informações que ela vai necessitar para isso. Depois para a equipe de atendimento, que precisa reunir o máximo de informações e passá–lo corretamente para as outras equipes.

Na área online, elaborar um briefing é ainda mais difícil, pois existem, além das informações estratégicas, informações técnicas importantes. Este artigo tem como objetivo listar as informações ideais que uma equipe online deve receber para começar a trabalhar em um projeto. Só para lembrar, briefing não é memorando: uma boa conversa ajuda e muito.

Estes são os principais pontos que um briefing online deve conter:

1: nome e descrição da marca, produto ou serviço

Se possível, descrever também o tipo de produto, pois ele influencia bastante na estratégia criada: se for um produto de varejo, por exemplo, uma campanha de banners é mais barata e ágil se for feita em gif ao invés de flash.

2: origem e histórico do job

É a descrição do problema que o cliente está enfrentando no momento e os fatos que levaram a esse problema. Por exemplo, a marca tem um preço maior que a dos concorrentes e é preciso justificar para os consumidores esse preço maior. Aqui também podem ser descritas ações posteriores que o trabalho vai gerar.

3: ação que a comunicação deve gerar

É o problema que o anunciante espera ver resolvido após a execução do planejamento. Por exemplo, que as pessoas conheçam um produto em lançamento, que passem em uma concessionária ou que se cadastrem em um hotsite.

4: informações de mercado

Aqui são apresentadas informações relevantes para que as outras áreas possam entender melhor o problema, como público–alvo, divisão geográfica, faixa etária ou dados de vendas. No caso de um job online, existem algumas particularidades que devem ser observadas: se o público–alvo tem acesso à internet, se acessa de casa, do trabalho ou da escola, que tipo de conexão possui, se tem e–mail e que tipo de site costuma acessar. Um hotsite para um público jovem, por exemplo, pode ter conteúdo, navegação e layout muito diferentes de um hotsite corporativo.

5: peças a serem criadas.

Aqui devem ser descritas as peças a serem criadas, que podem variar da troca de uma palavra do site até uma campanha completa. Se as peças forem bem definidas, deve ser colocada a lista de peças, de veículos e especificações técnicas. Muita atenção daqui, pois uma peça com mesmo nome pode ser completamente diferente de um veículo para outro.

6: prazo

Apesar da agilidade do online, existem trabalhos que não podem ser feitos de um dia para o outro. Caso não haja experiência nesse tipo de informação, peça ajuda ao gerente de projetos.

7: materiais anexos

Aqui podem ser colocados textos, imagens, logotipos e outras informações que serão necessárias ao desenvolvimento do trabalho.

8: limitações de verba

Aqui pode ser descrita a verba que o cliente tem disponível, ou então ser apresentada uma verba–limite definida pela agência.

9: duração da ação

. Tempo que a ação deve funcionar. Por exemplo, uma campanha deve ter a duração de três meses.

10: policies e observações de criação

Aqui devem ser colocadas informações referentes à criação: um caminho criativo sugerido pelo cliente, a cor que o cliente gosta ou não aprova de maneira alguma, se existe um guia de identidade visual, etc. Devem ser citados também os pontos obrigatórios. Por exemplo, a característica de um equipamento deve ser colocada em todos os banners da campanha.

11: tecnologia

Caso o job seja de modificação de um site ou intranet, é preciso saber que tipo de tecnologia o site usa atualmente. Caso seja de reformulação, é preciso saber se existe possibilidade de mudança. Você não vai propor para um fabricante de uma tecnologia que use a tecnologia do concorrente, certo?

12: hospedagem

Na criação de um um site, hotsite, extranet ou intranet é preciso saber onde eles estarão hospedados ou se será necessário encontrar um local para isso. Em caso de modificação, é preciso ter os dados para fazer upload no servidor. Outro ponto importantíssimo: no caso de um novo site ou ação, é preciso verificar se os domínios necessários já estão registrados ou se é preciso fazer esse registro.

13: bases de dados

Aqui deve ser informado se existe uma base de dados pronta, as informações que ela tem, o grau de atualização dessa base e se é possível usá–la como está ou é preciso fazer a limpeza. Por exemplo, não existe como fazer uma ação de envio de e–mail se a base está com 80% dos e–mails incompletos. Nesse caso seria necessário fazer um recadastramento.

14: métricas

Quais são os dados que devem ser medidos para avaliação dos resultados? Que dados o cliente gostaria de receber? Deve ser encontrado um parceiro para essa avaliação ou as ferramentas serão feitas internamente?

Muita informação e muito trabalho, não é mesmo? Claro que não são necessárias todas essas informações para todos os trabalhos que você e sua equipe forem fazer. Apenas em casos específicos você precisa juntar todas elas.

Concluída a tarefa de fazer um bom briefing, agora é fazer as outras equipes, especialmente a criação, lerem com atenção e atenderem os seus requisitos. Pronto. Aí tem assunto e polêmica para escrever mais um artigo. [Webinsider]

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Avatar de Cezar Calligaris

Cezar Calligaris (cezar@gmail.com) é consultor de projetos digitais no Reino Unido.

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30 respostas

  1. Boa Tarde,

    Parabéns pela matéria está completa e de fácil entendimento.. Sou Estudante de Publicidade mas preciso de ajuda preciso montar um job de mida.. e estou f… não consegui entender, existe alguma matéria q vc fez q contenha esta informação?
    Desde já agradeço.

  2. Gostaria de ajuda para desenvolver um briefing para um projeto de faculdade relacionado a um Restaurante de classe A e B.

  3. Esta materia esta optima, vai me ser muito ultil.
    Agora gostaria q me desse algumas dicas de como elabor um a plano de marketing (estrategia).

    Trabalho na Endiama empresa publica de Angola – Diamantes

  4. Gostaria de ajuda para desenvolver um briefing para um trabalho da faculdade uma campanha de sucos de laranja e as propostas inovadoras.

  5. Prezado Cezar, agradeço pelo comentario sobre Briefing que foi de grande utilidade aos trbalhos de Faculdade, sem falar no ganho com o conhecimento que sem dúvida é muito mais importante para mim. Informação em nossa area é a ferramenta que sempre temos que ter. Desejo receber mais sobre Briefing, principalmente de criação.

  6. Olá!
    Adorei a materia…
    SHOW!!
    E me ajudou bastante.
    Joselito voce faz Comunicação e Maketing na UNIFACS?

    Aguardo resposta.

    Desde de já obrigada pela atenção…

  7. Tive que fazer um trabalho da faculdade sobre Briefing e tive todas as informações que precizava.
    Continuem com este formato de informaçã que é de grande ajuda para capacitação dos futuros profissionais.
    Um forte abraço Cesar Callizaris

  8. Preciso apresentar uma atividade sobre briefing de um produto ou serviço, se puder me ajudar, agradeço e muito.

    1. Briefing de comunicação em consonância com a situação problema.
    CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
    1. Criatividade
    2. Consonânica da situação problema com os objetivos pretendidos
    3. Completude riqueza das informações sobre cada aspecto do briefing
    4. Correção gramatical
    Ha, havia me esquecido a entrega é 28.06.2007
    Obrigada
    selenalva Bomfim

  9. Gostaria de receber umas dicas para aprentação de um trabalho na faculdade. Tenho que apresentar sobre markting pessoal e queria deixar a aula dinâmica, mas estou sem uma boa ideia.

    Desde ja, obrigada..

  10. Muito bom o Artigo, para quem nunca ouviu falar em Breafing, com certeza ajuda e muito, pois esta em uma linhguagem bem objetiva e direta.

  11. O artigo é ótimo mas eu ainda estou no 1° semestre de P.P. e nunca trabalhei na área, gostaria de um exemplo mais mastigado, um modelo de briefing, mesmo q de uma empresa fictícia, pra ter uma noção de formatação e d q tamanho deve ser(quantas páginas, anexos, figuras etc.) muito obrigado!

  12. Simplesmente maravilhoso!
    Eu precisava exatamente de uma matéria destas, pois estou estagiando em atendimento. Hoje em dia o briefing deve ser adaptável a qualquer segmento.
    Gostaria inclusive de receber mais dicas relacionadas ao briefing. Obrigada Cezar Calligaris

  13. oi…tudo o q vc escreveu meu professor tbm ensinou…apesar do seu estar bem mais completo(espero q o meu professor não leia isso hahahaha)..então teoricamente eu entendi…eu queria ver mais ou menos o briefing…por onde eu começo,onde eu coloco o logotipo da agencia e etc.
    se possivel gostaria que vc enviasse um já pronto…
    valeu
    bjussss

  14. BOA TARDE,

    VOU TER QUE APRESENTAR UM TRAB. SOBRE BRIEFING NA FACULDADE, GOSTARIA DE RECEBER MAIS DADOS, E UMAS DICA DE COMO APRESENTAR PARA QUE OS MEUS CAROS COLEGAS ENTENDAM.

    UM ABRAÇO
    E OBRIGADA

  15. Mto Bom msm, Cezar! Incrível como cada vez mais fica claro que todo webdesigner tem que ter um pouco de pasicologo …. quanto melhor se entende o que se passa na cabeca do cliente, mais rápido o projeto fica pronto e mais satisfeito o cliente acaba!

    Eh.. Froid explica! 🙂

  16. Achei muito importante a matéria e bem destacada os pontos mais importantes do briefing, pois podemos dizer que o briefing é um ponto essencial para o planejamento, e o planejamento é a chave do negocio.

  17. Gostaria de receber umas dicas para aprentação de um trabalho na faculdade. Tenho que apresentar sobre o profissional de atendimento e queria deixar a aula divertida, mas nao tenho muita ideia de dinamicas que sejam relacionadas a essa área e para uma sala de aula….

    Desde ja, obrigada..

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