Propaganda e publicidade são a mesma coisa?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Quando o assunto é comunicação, é normal, pela abrangência do tema, surgirem abordagens as mais diversas – sejam técnicas, gramaticais, filosóficas e tantas outras naturais à diversidade das ciências sociais.

Aprofundando na questão da publicidade e/ou propaganda, o assunto ganha contorno interessante e até polêmico. Afinal, como algo tão presente na vida cotidiana e que move uma indústria milionária pode até hoje encontrar, mesmo dentro dos quadros acadêmicos e profissionais, opiniões distintas que confundem até quem há anos pratica ou leciona este oficio? Que se dirá então da confusão na cabeça do leigo…

Afinal, existe diferença entre os termos? Serão sinônimos? Será um deles mais adequado enquanto definição do objeto a que se destinam? Vamos analisar conceitualmente.

Segundo o Novo Dicionário Básico da Língua Portuguesa, o verbete Propaganda é definido assim: Do latin Propaganda, do gerúndio de propagare, coisas que devem ser propagadas. 1. Propagação de princípios, idéias, conhecimentos ou teorias. 2. Sociedade vulgarizadora de certas doutrinas. 3. Publicidade.

Já o verbete Publicidade: Calcado no fr. Publicité. 1. Qualidade do que é público; “a publicidade dum escândalo”. 2. Caráter do que é feito em público; a publicidade dos debates judiciais. 3. A arte de exercer uma ação psicológica sobre o político com fins comerciais ou políticos; propaganda”.

Segundo o Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa, 1982, a palavra “Propaganda” deriva de propagar – “Propagar, verbo, multiplicar, ou reproduzir por geração, dilatar, estender, 1844. Do latim Propagare, propaganda 1873. Do francês Propagande.” Já “Publicidade” tem origem em público. “Público adjetivo relativo, pertencente ou destinado ao povo, à coletividade XIII publico. Do latin Publicus, publicidade.”

No mundo acadêmico, a tendência, até hoje discutida, é a divisão da conceituação dos termos da seguinte forma: Propaganda como ferramenta de persuasão de idéias, ideologias e doutrinas como a dos Evangelhos, Comunismo, Nazismo, etc, e Publicidade como termo relacionado à promoção de produtos e serviços, estimulando o aspecto promocional e comercial.

Atualmente o termo Propaganda nos parece mais abrangente e próximo da função comunicacional patrocinada destes termos, pois em um universo comoditizado de produtos, bens e serviços, o que vale e diferencia é justamente o aspecto criativo, conceitual que a força e a natureza persuasiva da propaganda traz.

Cabe então à Publicidade a divulgação, ato de tornar pública alguma coisa, notícia ou fato; informação pública sobre idéias e fatos de interesse de empresas, governos ou outras instituições, sem que necessariamente se identifique um patrocinador. [Webinsider]

.

Avatar de Luiz Gonçalves

Luiz Gonçalves (luiz@alias.com.br) é bacharel em Design, mestrando em Comunicação e Tecnologia e diretor da agência de propaganda Aliás Comunicação.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

60 respostas

  1. Gostei da colocação sobre propaganda e publicidade. Devemos ter atenção com a colocação de merchandusing entre esses dois tópicos.

  2. Estou desenvolvendo um projeto (TCC) sobre a terceirização da publicidade nas empresas, não imaginava encontrar tanta dificuldade em separar a publicidade da propaganda, pois até professores e peritos no assunto se perdem para nos esclarecer o assunto. Socorrrooooooooo!!!

  3. Boa noite. Olha eu sou fotografo ,e decidir fazer publicidade e propaganda,gostaria de saber se fiz a escolha certa e o significado dos dois. obrig pela atenção

  4. gostei muito da explicação agora realmente sei o que é publicida e propaganda este site é muito bom para nós

  5. Uma Pimentinha para polemizar:
    Marketing = Atividade gerencial que utiliza (entre outras) propaganda e publicidade como meios para satisfazer necessidades e desejos.

    Propaganda = atividade operacional
    Publicidade = idem
    Sempre à serviço de algo anteriormente planejado (gerenciado)
    PS. os profissionais da área não gostam disso pois sentem-se inferiorizados. Mas como contestar?

    Independente nas confusões conceituais, verdade é que (sabendo ou não diferenciar os termos, sendo gerenciais ou operacionais) os profissionais brasileiros da área são destaques mundiais.

    Assim sendo, não importa se você se diz publicitário ou propagandista,se sente-se criando ou divulgando; o importante é que você faça bem feito e atinja os resultados desejados por você ou por quem lhe paga para obter tais resultados.

    Só para complicar: Em comunicação,não se divulga o que não está criado. Por outro lado,qual o sentido de criar se não é para divulgar?

    Vão me censurar!!!
    “Se em um site pornográfico, à busca de uma aventura, eu digo que tenho um “dote” grande, estarei fazendo propaganda ou publicidade????”
    Faz diferença???????????? ou o importante será o resultado que pretendo obter?????

  6. Olá, eu gostei muito do texto, mas uma duvida que eu pude perceber que uma grande maioria estao tendo, e eu tambem possuo essa duvida:

    [b/Qual é a diferença entre “[i]Publicidade e Propaganda[/i]” e “[i]Propaganda e Marketing[/i]”?[/b]

    Agradeço a atençao.

  7. EU QUANDO CRESCER QUERO E VOU SER UMA PUBLICIDADE MUITO FAMOSA!!!!!!!!. VOUTE DAR MEU ALTOGRAFO QUANDO APARESER NA TELIVISÃO,PODE CRER!!!beijão e um abração de uma futura publicidade!!!!!!!!!!!!!

  8. esse site não é o q estou procurando pesso q mudem pq eu não gostei devia ser sobre oq euuu queria!!!!to brncando esse site é muito daora consegui fazer meu dever de casa…..

  9. publicidade não e bosta,e um curso muito respeitado.e pretendo fazer espero que eu min de bem a publicidade e a minha alma que eu amo esta profissão desde ja

  10. Olá, sou estudante do curso técnico de marketing e tenho que apresentar um trabalho sobre “a propaganda é a alma do negócio”, em uma das minhas matérias do curso, Administração de Marketing, minha prof explicou a diferença entre publicidade e propaganda, que define:
    Propaganda = Pago
    Publucidade: Não Pago

    E quanto mais leio, mas na dúvida fico.
    mas TENTANDO esclarecer algumas dúvidas, marketing embora seja mt relacionado a P&P, é algo totalmente diferente… digamos que seja os bastidores de um programa de TV. Marketing é toda a estratégia de venda, desde a pesquisa de mercado, até onde o produto ficará em seu ponto de venda e qual será. Tudo na nossa vida está sendo manipulado pelo poder do marketing… então não confundam MKT com fazer propagandas comerciais e etc.

  11. OLÁ BOA TARDE!

    sou estudante e ou fazer um trabalho de feira da cultura na minha escola, o tema e profissoes e eu escolhi PUBLICIDADE E PROPAGANDA . será que vocês poderiam me mandar algum material esplicando sobre o assunto, iria me ajudar muito, pois a feira e daqui uma semana e nao pude fazer nada .

    desde já agradeço sua colobaraçao e compreençao !

    muito obrigado mesmo !

    beijos

  12. Somos reféns de nós mesmos, como o peixe o homem também pode morrer pela boca. A ignorância está presente em todos nós, o que é simplesmente a falta de conhecimento sobre determinado assunto. É o que eu digo, se não sabe, não faça barulho, procure se informar pra depois se manifestar.

    No you tube vi um video acadêmico de estudantes de comunicação explorando esse assunto tão pitoresco. É impressionante como as pessoas reagem a tal fato. Qualquer coisa que se pergunte; o que é propaganda, o que é publicidade, o que é céu, mar, terra, fogo, água, Deus ou o diabo… por mais óbvio que seja, ela simplesmente não respondem.

    Preferem não opnar, tem medo, estão com pressa ou dizem que não fazem a mínima idéia do que significa… Ah! essa também é boa, dizem que não estão com o assunto atualizado…. rsrsrs, adorei!

    nossa sociedade precisa mudar… precisamos buscar informações, ou então como poderemos escolher nossos governantes, se não sabemos de nada? Devemos agir como todos aqui presentes, que se manifestaram, que colocaram suas sugestões, que não tiveram medo das críticas e que estão em busca de respostas, principalmente os estudantes.

    Devemos alertar a todos da importância de buscarmos soluções para os problemas, mesmo que não as tenhamos, o importante e fazer alguma coisa, sair da inércia, se manter em movimento. Por exemplo: ainda nem falei o que acho do tema: Publicidade e propaganda, mas não resisti em escrever estas palavrinhas.

    Desculpe a todos e obrigado pela atenção. Mas como publicitário que sou, acredito em muitas coisas, inclusive essa é uma grande qualidade da profissão. Acreditar no impossível, naquilo que não existe, imaginar o inimaginário. Se todos falamos ou acreditamos uma determinada coisa, inclusive pessoas ligadas ou profissionais da área, acabamos por nos convencer de que é isso então. Em terra de cego que tem olho é rei. A concepção muda de acordo com o ponto referencial, se a sua referência de beleza é uma loira de olhos azuis, se no mundo só existisse gente feia (não querendo falar mal de morenas e outras lindas pessoas “mulheres”)seu ponto referencial de beleza muda e você acaba achando a loira feia.

    Conclusão, já disseram que o certo é aquilo que se é entendido, primicia básica da comunicação: Só há cominicação quando em uma conversa, um lado fala e o outro entende. No caso de nós brasileiro, publicidade pode ser o mesmo que propaganda, independente do que o resto do mundo pensse. Mas acredito que podemos nos contentar de que publicidade é o ato de se tornar público, ao conhecimento de todos.

    E propaganda, pode ser a divulgação de uma idéia, de um partido político, de uma religião, entre outros, ou até mesmo de um produto/serviço, com fins comerciais e lucrativos. Bem o importante não é taparmos os nossos ouvidos para as inúmeras verdades que temos, se caso tenhamos um ponto de vista a defender, é importante não sermos radicais se aquilo que defendemos (verdade relativa) pode ser ou não verdadeabsoluta. Boa sorte a todos em suas pesquisas.

  13. gostei planejo negocio e sou estudante universitario, espero compartilhar e a prender o muito com vosco do que sabem aguardo o vosso sina no meu email.
    do mboa em MONTEPUEZ, PEMBA, CABO DELGADO, EM MOCAMBIQUE.
    Agurdo vos

  14. Sou graduando do curso de Licenciatura Plena em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa na UFPA em Bragança-Pará e estou com urgencia precisando de materiais de propaganda/publicidade para usar em meu Trabalho de Conclusão de Curso(TCC).
    Quero de preferência o humor neste gênero textual para que eu possa usar como metodoloia de ensino-aprendizagem no ensino médio.Alguém por favor ajude-me.

  15. É oportuno esclarecer que, logo no primeiro dia de aula da minha graduação de MKT, o nosso inesquecivel Prof. de Marketing (Umesp) fez questão de enfatizar: propaganda não é marketing e, muito menos, publicidade. Logo surpreso, não deixei por menos e perguntei: e o que é então essa tal de propaganda??, Respondeu-me: é um longo caminho e voce vai endender pelos caminhos. Realmente, ao longo do caminho, as ramagens que vicejam aos lados, nas encostas dos caminhos, fui entendendo que, o emocional enxerga a floresta e, o racional a árvore. Propaganda é como a chama, com o oxigênio ela propaga-se e avança com muito força e com muito barulho; o MKT é o calor que irradia essa chama (produto)como fruto, nascido e, a existência de um fato. O MKT é o veículo direcionador a quem, sugerindo à midia (oxigênio), o barulho dessa chama. Um verdadeiro tripé: causa (fogo), meio comunicador, e fim: a quem servir.

  16. Gente,
    eu acho q publicidade vem de tornar algo publico e propaganda de vc “explicar” as caracteristicas de um produto/serviço, como: bonito, barato, etc..
    e não ao contrario como vi em alguns comentários.

    Eu pensei em fazer a minha monografia sobre isso, se alguém puder me ajudar com links, informações, opiniões, livros, contatos e etc.. me ajudaria muito e quem sabe eu consiga chegar a uma conclusão para compartilhar com vcs..
    hehehe!!
    contato: pridedeusaleluia@yahoo.com.br

    brigadão.

  17. propaganda e publicidade nao é so criar son imagens e videos
    mais na minha opiniao varia mais pro lado que desenvolve o senso critico da pessoa

  18. eu queria saber um pouco sobre propaganda, pois tenho um trabalho e não sei quase nada ;$
    se alguem souber de alguma coisa mande uma mensagem

  19. qual a diferença entre publicidade e markenting?

    sou uma pessoa muito comunicativa, adoro mexer com o publico.todas as coisas que eu pego consigo vender.
    qual o tipo de faculdade devo fazer?
    por gentileza de uma luz,

    fico no aguardo

  20. aah meu deus, :S que loucura, eu não entendo poxa, preciso fazer um trabalho sobre publicidade e propaganda, e quanto mais textos sobre o assunto eu leio, mas eu me perco, :S

  21. Gustavo e Ricardo, você me ajudaram muito. Gostei demais da explicação de cada um de vocês.
    Mas eu exatamente quero saber o que é marketing. E a diferença entre PROPAGANDA E PUBLICIDADE e PROPAGANDA E MARKETING.
    Se alguém puder me ajudar, muito obrigada desde já
    Abraço!

  22. estou com as mesmas duvidas dos outros comentários que li.queria saber a diferença entre prapaganda e publicidade/propaganda e marketing.E outros conceitos como criaçao e produçao publicitária, marketing operacional e merchandising.aguardo a vossa resposta.

  23. entri no site para saber oq é mas resolvi deixar uma pequena opinião:propaganda e publicidade tem semelhanças entre si mas são minimas se pegarem um dicionario simples para ver o significado verão que são praticamente iguais só que propaganda é gratuita e publicidade paga-se.

    aproveitando a cituação me add no orkut ai pessoal
    é: jade.paes1@gmail.com

  24. Sei tudo sobre propaganda & publicidade …..
    terminei a faculdade …..

    Qual quer duvida só deixar um screp ai ….

    fuiz…..

  25. A diferença entre propaganda e publicidade é que, a primeira é divulgação gratuita, vem de propagar ideias e conceitos. Já a palavra publicidade, vem de publicar ideias e conceitos; e se publica, paga-se pelo espaço.

    Propaganda = Gratuita
    Publicidade = Paga-se

    Espero ter ajudado,

    abraço a todos e parabéns pelo site.

  26. estou com as mesmas duvidas dos outros comentários que li.queria saber a diferença entre prapaganda e publicidade/propaganda e marketing.E outros conceitos como criaçao e produçao publicitária, marketing operacional e merchandising.aguardo a vossa resposta.

  27. Estou enteressado no curso de propaganda e publicidade so que acho que ainda não conheço a fundo o curso e queria saber se você poderia me falar um pouco sobre o assunto.
    Desde ja muito obrigado

  28. O ser Humano já nasce fazendo publicidade de si mesmo, e alem disso durante 9 meses ele faz propaganda!
    Por isso o assunto não pode ser encerrado e sim debatido!
    As partes envolvidas acima tem razão quando na discordancia argumentam seus pontos de vista!
    Propaanda ou JaPublicidade?

  29. Estou 2ºtemo de Publicidade e Propaganda eu acho que são bem diferentes apesar de confudir nós mesmo publicitarios.propaganda ela vende o produto para persoadir o consumidor a compra.A publicidade ela divulga o determinado produto para o consumidor,isso faz com que elas sejam bem parecidas apesar de serem muito diferentes.

  30. É PUBLICIDADE OU PROPAGANDA?

    No Mundo todo, o termo Propaganda é utilizado para definir a criação e a difusão de mensagens ideológicas, políticas ou religiosas. A palavra, aliás, se origina na Idade Média, na Doutrina de Propagação da Fé, da Igreja Católica, mas ganhou mais força, no Século XX, com a propagação das idéias nazistas, fascistas e comunistas, entre outras, assim como com o desenvolvimento da comunicação político-eleitoral, especialmente nos últimos 40 anos.

    No Brasil, no entanto, o termo Propaganda é utilizado como sinônimo de Publicidade, o que é um equívoco imperdoável, para os publicitários e profissionais de Marketing de qualquer outro país do planeta.

    Nos Estados Unidos e Reino Unido, assim como em outros países de língua inglesa, Publicidade é Advertising ? palavra que deriva de ?advert?, que significa advertência, e é como eram chamados os anúncios do Século XIX, que advertiam sobre a fuga de escravos negros e ofereciam recompensas pelas capturas. Funcionava tanto, que virou título do trabalho de anunciar. Anunciantes, em países de língua inglesa, são advertisers.

    No Brasil, na época da escravidão, eram os reclames, que cumpriam a mesma função ? tanto que anúncios foram chamados de reclames até a década de 50, no século passado – e ainda são assim chamados em Portugal e em outros países onde se fala o Português. Em Portugal, destaco, o trabalho de criar e veicular os reclames, ou anúncios, é Publicidade ? que é diferente de Propaganda. Os portugueses, inclusive, usam o verbo publicitar, além do anunciar.

    Em países nórdicos, como a Suécia, Dinamarca, Finlândia e mesmo na Rússia ou na Alemanha, Publicidade é Reklama. Nos países de idioma espanhol, é Publicidad. Na Itália é Publicittá, na França é Publicité. Não é Propaganda ? nem no Japão ou na China!

    Mas qual o motivo que levou os brasileiros a confundirem as duas palavras, como se fossem a mesma coisa?

    Porque será que mesmo os publicitários dizem que trabalham com propaganda? Mas, eles não dizem que são propagandistas…

    Tenho pesquisado muito o assunto. Porque será que nós, brasileiros, confundimos os dois termos?

    Primeiro, creio, na época da II Guerra Mundial, quando a propaganda pró-Estados Unidos e Aliados era muito forte e muitas agências de publicidade americanas importantes para o Brasil vieram. Convenhamos, falar Advertising não é fácil. E os esforços de Propaganda eram tão eficientes, que a palavra acabou sendo incorporada no dia-a-dia de quem trabalhava com a comunicação comercial da época. Era, convenhamos novamente, melhor Propaganda do que Reclame.

    Proliferaram as agências de propaganda, assim como as de publicidade ? como se as duas coisas fossem a mesma coisa.

    Nos anos 70, no século passado (foi ontem!), as noções de Marketing e do uso de outros instrumentos de comunicação, passaram a chegar ao mercado brasileiro, trazidas também pelas agências norte-americanas e pelas companhias multinacionais (a maioria norte-americanas).

    E as editoras passaram a editar mais e mais livros a respeito do assunto da comunicação e do marketing. Foi a partir deste momento, acredito, que a coisa piorou, pois a palavra Publicity (que significa Assessoria de Imprensa em Relações Públicas) passou a ser equivocadamente traduzida (geralmente por leigos no assunto) como Publicidade, e Advertising traduzida como Propaganda.

    Jornalistas especializados engrossam, desde então ? na mídia do setor ? a confusão. E todo mundo passou a confundir as duas coisas ? até na Universidade. Lógico, se a maioria dos livros dizem que Adversiting é Propaganda, e Publicity é Publicidade…

    Convém definir: ?Publicidade é a criação e a veiculação de mensagens de vendas, para públicos selecionados, de forma eficiente?, segundo o renomado professor Don Schultz, da Northwestern University.

    É tão simples! Publicidade é mensagem de vendas. Propaganda é mensagem política, ideológica ou religiosa.

    Mas não parece tão simples, para a imensa maioria dos brasileiros e, em especial, dos publicitários.

    Até o momento em que o profissional da Publicidade vai trabalhar numa multinacional e tem que mandar um relatório para a matriz ? seja ela onde for. Se ele escrever que ?os nossos investimentos em Propaganda…?, ou ?o nosso planejamento de Propaganda?… num e-mail, ?unzinho? só, vai perder o emprego, por justa causa. Afinal, vocês acham que a matriz vai entender a nossa confusa definição do que é o quê?

    Não vamos corrigir este equívoco histórico?

    Vai demorar, mas alguém tem que começar a colocar os pingos nos ?is?. Alguns não querem nem polemizar. Ou pesquisar mais a respeito, o que é uma pena.

    Eu, pelo menos, tenho feito a minha parte, com meus alunos, com meus clientes, com meus amigos e com meus leitores.

    João José Werzbitzki ? JJ
    Publicitário, consultor, professor do Unicenp, Master of Arts/Communication.

  31. Sou estudante de marketing e estou fazendo um trabalho sobre a diferença entre propaganda e publicidade,mais ainda tenho muitas dúvidas.qual seriam os conceitos de PROPAGANDA e PUBLICIDADE?

    DESDE JÁ AGRADEÇO E AGUARDO RESPOSTA.

  32. Olá!Estou no 3ºano do ensino medio e pretendo fazer vestibular para publcidade e propaganda.Mas tenho duvidas sobre Propaganda e Marketing.
    Qual é a diferença de publicidade e propaganda para propaganda e marketing? Qual dos dois cursos é melhor para entrar no mercado de trabalho?Quais sao as áreas que eles englobam?Se possivel, me mandem umas frases sobre o jeito publicitario de ser eu estou procurando faz tempo mas nunca acho..

    aguardo resposta! Obrigada!

  33. Falar de pulicidade e propaganda é muito complicado,apesar de serem parecidas, são na verdade muitos diferentes.A propagando faz com que o seu negócio seja visto,ou seja,há uma propagação.Enquanto a publicidade é uma venda,um ato de persuadir o consumidor.

  34. estou no 3ºano do ensino medio e quero fazer vestibular para publcidade e propaganda.Mas tenho duvidas sobre Propaganda e Marketing.
    Bom qual é a diferença de publicidade e propaganda para propaganda e marketing? Qual dos dois cursos é melhor para entrar no mercado de trabalho?

    espero sua resposta. Obrigada

  35. Bom, sou estudante na Universidade Amilcar Cabral Guine-Bissau teerceiro ano do curso da Economia, gostaria saber a diferenca entre publicidade e propaganda.

    Obrigada

  36. Meu filho começou a fazer Multimídia Computacional, mas teve que interromper os estudos por problemas financeiros.Ele tem o curso de Desing Industrial feito no Senai e alem disso desenha muito bem, ou seja é daquele tipo copista, tudo que está a sua frente ele copia, passa para o computador coloca em 3D e assim por diante até finalizar o trabalho.
    Está desempregado, pois não consegue nada nesta area aqui na região.
    Estou me sentindo cada vez mais incapaz, por estou afastada pelo INSS por problemas de saude e nada posso fazer para ajuda-lo, principalmente no que diz aos estudos e no trabalho.
    Gostaria de saber se há outros cursos para ele se aperfeiçoar que não tenha nenhum custo e qual o meio, local que devemos procurar emprego e em que região, pois moramos em uma cidade do interior a 40 quilometros de Piracicaba/SP.

  37. Eu adorei esse texto de publicidade e propaganda, pq faço esse curso tinha um pouco de dificuldade entre o dois nomes, mais agora deu para entender, os sigificados,as caracteristias que cada um apresenta…se poder mandar para meu e-mail, fiquei muito grata..uma boa tarde…24-08-07

  38. Acho esse coneito bem e resumido:

    A Propaganda pode ser conceituada como: atividades que tendem a influenciar o homem, com o objetivo religioso, político ou cívico. Propaganda, portanto, é a propagação de idéias, mas, sem finalidade comercial. A Publicidade, que é uma decorrência do conceito de Propaganda, é também persuasiva, mas com objetivo comercial bem caracterizado. Portanto, a Publicidade é definida como a arte de despertar no público o desejo de compra, levando-o à ação. A Publicidade é um conjunto de técnicas de ação coletiva, utilizadas no sentido de promover o lucro de uma atividade comercial, conquistando, aumentando ou mantendo clientes. A Propaganda é um conjunto de técnicas de ação individual, utilizadas no sentido de promover a adesão a um dado sistema ideológico (político, social ou econômico).

  39. Olá…

    Bom, estou terminando o Ens. Médio, e pretendo fazer um curso superior, porém tenho uma dúvida:
    Propaganda e Publicidade
    Propaganda e Marketing

    Qual a diferença?
    Atuam nos mesmos campos, ou cada uma tem um campo
    específico mesmo que omitido?
    Até onde vão essas áreas? Somente divulgação interna (nacional) ou externa?

    Desde já agradeço a atenção, e fico na espera de uma resposta…

  40. Olá Caros,

    Curso o 2º ano de Propaganda & Marketing e abandonei o curso de Publicidade & Propaganda, mas ainda sinto-me confuso com essa associação entre Propaganda e Publicidade. Já pedi explicação à professores, já ouvi conceitos em diversas palestras, explanações em workshops, mas tudo isso só serviu pra me deixar mais confuso.
    Peraí, se Propaganda é o ato de propagar algo e Publicidade é o ato de deixar aogo publico, qual a diferença entre os termos? Quando se propaga algo, você automáticamente o torna público, e quando você torna algo público, é porque foi propagado.
    Fugindo um pouco dos verbetes dos dicionários, tentarei explicar minha posição sobre esse tema tão controverso.
    Entendo que a Propaganda explana os meios de divulgação e promoção de um produto/marca, já a Publicidade os fins dessa divulgação, aquilo que chamamos de dar um ar publicitário.
    Certa vez vi Washington Olivetto falando sobre o tema, da TV Cultura, não me lembro exatamente as suas palavras, mas ele disse algo que ajudou a clarear minhas idéias e opiniões. Citou um exemplo em que uma garota telefonou para suas amigas contando que estava com um novo namorado e que ele era lindo. Ao ligar para as amigas contando sobre a novidade, ela estava fazendo propaganda e ao afirmar que o namorado é lindo, estava fazendo publicidade.
    Acho que exemplos como esse, por serem ilustrativos, facilitam a compreensão e nos ajudam a definir realmente que diabos cada palavra significa.

  41. Estou no 10° período de direito e escolhi como tema para minha monografia A publicidade enganosa e abusiva nas relações de consumo gostaria de obter mais informações a respeito do tema. Desde já, agradeço.

  42. Sou universitária, cursando o 10º período de Direito, o meu tema de monografia é Publicidade Enganosa frente ao Código de Defesa do Consumidor, portanto, gostaria de saber um pouco a respeito de publicidade e propaganda, pois tem um tópico que fala sobre a distinção destas.
    obrigada pela atenção desde já.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *