Ele é o terror das operadoras de telefonia e o ícone máximo de uma revolução nem um pouco silenciosa. Estamos falando do Skype, o programa mais popular para realizar chamadas telefônicas pela internet, consagrando a tecnologia de voz por IP (VoIP), também chamada de telefonia IP. Após meses de estruturação e negociações, a empresa oficializou a chegada ao Brasil, inclusive, abrindo escritório no País e fechando parcerias com companhias locais.
Antes de anunciar o aporte, o Skype ganhou nova versão (2.0) com recursos extras. O principal é a inclusão de vídeos durante as ligações. Quem tem webcam pode transformar o programa em um videofone, conversando com qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo. Lembre–se que o Skype é gratuito e só precisa de uma conexão internet para funcionar, além de poder fazer chamadas para telefones convencionais, públicos e celulares.
O Brasil é o quarto país mais ativo do Skype. Não à toa, a empresa resolveu abrir um escritório em São Paulo. Um dos resultados práticos é a parceria com a Telelistas, líder no mercado nacional de listas telefônicas. Ao instalar o Skype Toolbar – uma barra de ferramentas para Internet Explorer ou Firefox – o usuário pode fazer buscas em toda a base de dados da Telelistas, procurando por empresas ou pessoas através de palavras–chaves ou nome. Basta clicar e a ligação é feita automaticamente pelo SkypeOut.
O SkypeOut é um serviço pago, embutido ao Skype gratuito, que permite fazer ligações convencionais para um telefone comum. O valor é extremamente baixo quando comparado ao custo das operadoras de telefonia.
A superintendente de negócios da Telelistas, Yanira Nasser, acredita que a parceria é uma “ferramenta poderosa para permitir a utilização do SkypeOut no dia–a–dia das pessoas”. A executiva realça que as operações da Skype no Brasil e América Latina prevêem, ainda, outras importantes parcerias que serão fechadas nos próximos meses.
Planos e novos serviços para 2006
O gerente–geral do Skype no Brasil, Carlos Pires, já antecipou que no primeiro trimestre de 2006 haverá cartões pré–pagos de telefonia pela internet, vendidos em mais de 30 mil estabelecimentos comerciais. A proposta facilita – e muito – a vida de usuários domésticos e leigos, que não vão precisar criar uma conta de SkypeOut para fazer ligações.
Enquanto isso, as operadoras de telefonia tentam se virar do jeito que podem. Muitas pretendem lançar serviços próprios de VoIP, a partir do primeiro semestre do próximo ano. Os planos do Skype inclui, em partes, parcerias com operadoras, mas nada está definido até agora. No entanto, a direção da empresa garante que vai abrir um site em português e lançar pacotes prontos com kit de software e ligações grátis por tempo determinado.
Outra promessa é trazer para o Brasil o serviço SkypeIn, o qual libera um número de telefone específico para cada pessoa, como se fosse um telefone local, mas utilizando a rede do Skype a um custo reduzido. Também não há previsão sobre o SkypeIn até agora, principalmente por causa da falta de legislação sobre VoIP no Brasil. [Webinsider] (com Folha de Pernambuco)
Paulo Rebêlo
Paulo Rebêlo é diretor da Paradox Zero e editor na Editora Paradoxum. Consultor em tecnologia, estratégias digitais, gestão e políticas públicas.
4 respostas
Fico muito confortavél na inclusão de um plano deste em um país como Brasil…Precisamos desta iniciativa voltada para técnologia para apertar o botão do Start, que dá inicio ao desenvolvimento no país como um todo, Skipe pode ser um bom investimento levando se em consideração o custo beneficio, se comparado ao telefone que nos dias de hoje é cobrado em valores em altas dosagens,só gostaria de saber qual seria o impacto deste plano nas empresas prestadoras que cobram serviços de telefone, com certeza eles irão baratear às cobranças, que de contrapartida será bom paras ás pessoas de baixa renda, sem levar em consideração que governo consiguirá arrecadar mais impostos, de serviços, diretamente pela nota fiscal eletronica como Pis, cofins, Csll. que deixará de entrar para às empresas que fazem o oligopólio de telefonia no país, impactando positivamente nas receitas públicas do país, criando um Trad-off no Brasil.
Desejo receber os telefones da SKYPE existentes p/ contatos no Brasil. Pois, muitas dúvidas não consigo sanar no site skype. A maioria dos links disponíveis estão no idioma INGLÊS.
Favor enviar-me para o meu e-mail:
ivoapoliveira@terra.com.br ou
telefones: 27 3347-3598 e 27 88164872.
Grato.
IVO AUGUSTO.
Até faz dois meses, tinha o skype out instalado no meu PC.
Depois de uma viagem, ao meu retorno quiz voltar a instala-lo, infelizmente não tenho conseguido.
baixei o programa umas seis vezes, comprando créditos de 10 euros, de cada vez. Lamentávelmente, todas as vezes me foi recusado após ter dado os dados solicitados do meu cartão Visa assim como o Mastercard. Nas últimas vezes a negativa tem sido porque deveria fazê-lo via o Val (que não conheço). Naturalmente que me faz uma falta muito grande porque, devido ao preço reduzido se comparado por via empresas telefônicas (e eu faço chamados internacionais com muita frequência). Utilizei o Skype out, durante mais de 3 meses e não tinha dificuldade nenhuma. Lamentávelmente não pude fazê-lo ate´a presente data, após meu retorno do exterior.
As seis tentativas que fiz seja com Visa ou Mastercad e que me foram negadas, tive que entrar em contacto com o fornecedor do meus cartões, porque infelizmente o Skype comunica o cancelamento da compra dos créditos mas, o mesmo não é comunicado a nenhum dos cartões o que traz consigo o débito na minha conta. Felizmente entrei em contato com meus fornecedores dos cartões e pude cancelar os débitos que já tinham sido lançados(????). Naturalmente que estos débitos eram indevidamente cobrados porque o cancelamento feito por Skype não era de conhecimento do fornecedor dos cartões. Afim de não ter que ser cobrado por uma conta não utilizada tive que fazê-lo via minhas operadoras do meu cartão, enviando cópias dos cancelamentos feitos lor Skype.
Poderão comprender que esta situação não é muito agradável.
Como lhes disse tenho necessidade de instalar o skype nomeu PC, porque me faz falta e, lhes solicitao a maneira de fazer e não aconteça mais o que tem acontecido por mais de uma vez.
Muito grato,
Mario Casaverde Rio
parabéns a empresa pelo relevante serviço que querem prestar a o pais, porém como se sabe que o brasil e conheçido como um paraiso de corupção e de trafêgo de influência pode ser que vcs encontrem alqumas dificuldades,porém acredito eu que uma empresa dessas ela com certeza deva ter um departamento para cuidar desses fatores que com certeza eles vão apareçer para saber como levar os deles,vou torçer para que der certo,tanto porque eu já tenho um instalado mais por não possuir cartão de credito não estou usando para ligaçóes p/telefones,eram o que eu mais presizavam mais infelizmente ainda não é possivel então vou esperar que vcs encontrem logo um meio de compra de créditos sem cartões para que possa colocar créditos no meu skype,e com certeza vou torcer que de certo, porque aqui como sabem as telecomunicaçóes são muito caras porque as empresas agente sabem elas repassam para o consumidor tudo aquilo que, além de impostos, elas pagam a determinados grupos de proteçóes que muitas elas tem no pais,ai como se sabem nós e que pagamos a conta,esperamos que com vcs não tenham isso,que eu por conheçer muitissimo bem as coisa visiveis e ocultas desse pais dúvide um pouco,e quero salientar ainda e saber como se faz para se tornar um representante da empresa de vcs aqui na nossa região isso para todos os sentidos desde que para isso tenham uma bóa condição de salário pelos os serviços prestados. se possivél envie-me um telefone de contato para que possa entra em contatos com vcs o mais tudo bem e fico no aquardo de sua resposta.