O Zune está com data de lançamento marcada para 14 de novembro deste ano com a promessa de concorrer de igual para igual com o iPod da Apple. Segundo algumas opiniões, existem características do Zune que o tornam melhor que o iPod, mas depois de muito ler e pensar nas características anunciadas e comparar com as possibilidades do conjunto iPod+iTunes, o Zune que nem foi lançado ainda, não me convenceu.
Uma das mais faladas novidades é a capacidade de envio e recebimento de músicas entre usuários do Zune via uma rede sem fio. As musicas recebidas poderão ser ouvidas por três vezes em três dias e depois o usuário terá que comprar um cópia da musica. E será que musicas convertidas pelo próprio usuário, vídeos caseiros, fotos, etc., poderão ser transferidos sem restrições? Não sei, não há nenhuma informação oficial sobre isso no press release disponível no site da Microsoft.
Numa entrevista recente, Steve Jobs, CEO da Apple, criticou a novidade dizendo que é muito mais fácil uma pessoa simplesmente tirar um dos fones de seu ouvido e emprestar para o colega ouvir uma determinada musica. Pessoalmente gostei das possibilidades que o sistema sem fio pode trazer. Entretanto de um certo ponto de vista, Steve Jobs não deixa de ter certa razão, o iPod conquistou e conquista o usuário comum pela simplicidade de uso. Eu gostaria de ter Wi-Fi e Bluetooth, etc. no meu iPod, mas isso é para uma minoria de viciados em tecnologia. A grande massa quer mesmo é apertar um botão e ouvir música.
Diziam as ?línguas da Web? que um recurso de importação de arquivos do iTunes estará disponível e que isso será uma forma de atrair inúmeros usuários de iPod. Esta informação está sim disponível e de forma muito clara no press release. Os arquivos nos formatos WMA, MP3, AAC, JPEG, WMV, MPEG-4 e H.264 poderão ser convertidos, mas desde que não sejam arquivos protegidos, ou seja, podemos presumir que qualquer arquivo adquirido na iTunes Store não poderá ser importado para o Zune.
A venda das músicas ocorrerá de duas formas. Poderá ser através de um serviço de assinatura mensal através do qual o usuário poderá baixar ilimitadas músicas ou poderá também ser feita seguindo o mesmo modelo e preço praticado pela Apple. Mas fica a pergunta, a Microsoft terá um catalogo tão grande quanto o da Apple? E os seriados e filmes?
E o vídeo?
Surpreendentemente em algumas entrevistas a Microsoft afirma que num primeiro momento o foco será apenas música e que o Zune não terá a funcionalidade de vídeos. Não ficou claro para mim se não haverá um sistema de distribuição como o da Apple ou se nem mesmo vídeos convertidos pelo usuário poderão ser reproduzidos no Zune.
Tela maior, mesma resolução
?E para que essa tela tão grande??, perguntaria Chapeuzinho Vermelho a Vovozinha, digo a Microsoft. A questão da tela é outro motivo de discussão e piada na Web. Comparações tentam convencer usuários de que a tão falada tela do Zune não é assim tão maior que a do iPod. Os argumentos se baseiam em dois aspectos. O primeiro é que apesar de maior em tamanho, em termos de pixels, a resolução da tela do Zune é exatamente a mesma da do iPod. E o segundo aspecto é que o Zune como um todo é maior que o iPod. Ou seja, para que comprar um equipamento maior se a tela tem a mesma resolução e nem poderá exibir vídeos?
Para piorar esta situação a Apple pré-lançou o iTV, dispositivo aparentemente do tamanho de um Mac Mini, porém com uma espessura bem menor, que permitirá assistir na TV da casa todos os arquivos de mídia disponíveis no Mac ou no PC. O iTV terá um controle remotos e através de uma rede sem fio permitir ao usuário selecionar na TV os programas disponíveis no computador. Some-se a isso a recente divulgação de venda de filmes através da iTunes Store e o preço de 299 dólares do iTV nos Estados Unidos e a Apple terá provavelmente uma nova legião de fãs e consumidores apaixonados por seriados e filmes enquanto o Zune nem vídeo consegue reproduzir.
Em termos de acessórios, a Microsoft promete disponibilizar no mercado o básico. A economia em torno de acessórios para o iPod é realmente imensa, mas acredito que o que a Microsoft promete disponibilizar atenderá muito bem neste primeiro momento: carregador extra para viagens, base de sincronismo, sistema para transmissão de musicas para o rádio do carro, cabo para ligar o Zune a TV e ao sistema de som de casa, carregador veicular, controle remoto, etc. Cabo para ligar o Zune a TV? Sim, as informações ainda estão um tanto quanto contraditórias. O Zune reproduzirá ou não vídeos?
Em favor do Zune um acessório, o rádio FM. No caso do iPod, usuários precisam comprar o rádio como acessório enquanto que no produto da Microsoft ele já vem incorporado.
O Zune não terá por outro lado diversos modelos, ao menos neste primeiro momento. Sendo assim, usuários do Shuffle e do nano não terão paralelo na Microsoft para migrar para uma nova plataforma. E o iPod de 30 GB, mesma capacidade do Zune, acaba de ficar 99 centavos de dólar mais barato que o Zune. A Apple pelo visto não pretende ficar só assistindo. Dizem ainda os boatos que o tão falado iPod de tela maior e sensível ao toque sairá antes do Natal. Se isso acontecer mesmo, o Zune está fadado a nascer natimorto! [Webinsider]
Podcast
Clique para ouvir o podcast do Vladimir sobre este assunto
.
Uma resposta
Vladimir,
A Microsoft chegou (vai chegar) com 6 anos de atraso no mercado de MP3 players.
No início parecia que a funcionalidade Wi-Fi poderia representar um diferencial, levando as pessoas que ainda não tem um mp3 player a optar pelo Zune.
Entretando tal funcionalidade mostrou-se cheia de limitações, o que realmente não apresenta grande ameaça frente a tantas outras opções no mercado.
O mercado já está praticamente consolidado e o que devemos ver daqui para frente são pequenos incrementos como aumento de capacidade de armazenamento, maior vida útil da bateria e coisas do tipo, mas nenhum grande avanço.
A própria Apple já se prepara para lançar um novo produto no mercado, tirando o foco de sua estrela atual, o iPOD.
Valeu!