Usabilidade é importante, mas utilidade é ainda mais

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O Orkut (com suas novas ferramentas, inclusive) é um produto (ou um site) com problemas de usabilidade. Também está razoavelmente fora dos padrões web (ainda que acima da média para um site tão grande), tem acessibilidade relativamente baixa e bastante conteúdo inútil/fútil (você já tentou ter alguma discussão fundamentada lá?). Ele também não aparece nos sistemas de busca e é extremamente lento.

São pontos que fogem ao que aprendemos (ou não) sobre o que é ?certo?, ou ?bem feito?. Mas mesmo assim o Orkut é muito acessado, como todos sabemos. Então cabe a pergunta:

Por que as pessoas entram lá, mesmo conscientes destes “defeitos”?

É pela utilidade. As pessoas visitam o Orkut com um objetivo definido (mesmo que esse ?definido? seja extremamente abrangente e variável). Vão compartilhar experiências com outras pessoas, ler recados (e apagar spams), visitar comunidades, criar comunidades, futricar nos perfis alheios, ver quem futricou os seus, mudar fotos no álbum, mudar o perfil de cinco em cinco minutos, passar correntes inúteis para todos os seus amigos, ler mais recados? E sempre apanhando da interface mal projetada (com direito a bugs no Firefox e probelmas de usabilidade) e esperando muito para o carregamento.

E mesmo assim muita gente visita o Orkut pelo menos uma vez por dia.

Nosso exemplo é um caso bem conhecido, mas há outros semelhantes, como o Hattrick, que bate recordes de falhas só no menu. Mas também bate recorde de visitas no mundo todo, com usuários extremamente ativos.

Claro que a proposta aqui não é esquecer o ?mundo da web bem feita? e fazer sites ruins. Mas é o caso de pensar na utilidade dos sites que ajudamos a construir — no que pode torná-los ?grandes?, ?bons? e terem o ?algo a mais? que irá atrair o usuário.

É um erro pensar em desenvolver o melhor site, com todos os opcionais 2.0, antes de avaliar se ele pode ser relevante para o usuário.

Claro que o seu site não vai mudar a vida do usuário, mas deverá apresentar algo interessante para ele, algo que o prenda, que o faça voltar mais vezes e indicá-lo para amigos, pois a propaganda feita por um amigo é muito mais eficiente do que um link que você viu perdido em algum site e resolveu clicar.

Imagine que você projete o menu perfeito, que permita a navegação 100% intuitiva, ultra-acessível (daqueles que você consegue utilizar sem mouse ? e até mesmo sem teclado) com um visual clean, direito até a Ajax… mas perceba que o usuário simplesmente não clica porque não encontra nada de relevante para ele ali.

Depois de pensar na utilidade do site para o seu público, aí sim pensamos em fazê-lo do melhor jeito possível (e impossível). Claro que temos que pensar na usabilidade, na navegabilidade, nos padrões web, em otimização para buscas? Mas antes de tudo, temos que entender a utilidade do site e o que pode agregar de importante ao usuário que buscamos — seja compartilhar conhecimento, jogar futebol de forma virtual ou mesmo compartilhar futilidades. [Webinsider]

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Avatar de Rochester Oliveira

Rochester Oliveira é webdesigner e mantém o blog Web Bem Feita, sobre design de interação e web standards.

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13 respostas

  1. Texto e colocações excelentes de todos!

    Vivi isso em um cliente onde se tinha muitas diretrizes, docs de usabilidade e regras mas que o foco principal e o perfil do usuário estavam totalmente errados!

    Acho que hoje em dia existe uma banalização e modismo com a palavra USABILIDADE e isso destoa do intuito real da palavra e do quesito primordial de um projeto: atender o cliente, fazer-se útil e render grana.

    De que adianta ter uma Ferrari de última geração que avisa quando o combustível usado é adulterado se você mora na beira do Rio Amazonas e todos usam embarcações?

    Isso remete até a um outro artigo aqui do WebInsider: http://webinsider.uol.com.br/index.php/2006/09/06/ate-onde-a-usabilidade-mata-a-criatividade/

    Abraços,
    Rafael Xavier

  2. hahaha

    boa campanha essa XD

    realmente, o celular conquistou todo mundo… mas te pergunto, porque isso?

    pela sua utilidade, as pessoas viram como era útil ter a mobilidade, e várias funções em um uníco equipamento, isso poupa tempo, dinheiro, e além de proporcionr outras coisas, como status 😀 [tem muita competição entre grupinhos do tipo quem tem o melhor celular]

    mas como todo mundo sabe, largar um vício é dificil, ainda mais se as desvantagens dele não envolvem morte ou perda de funções vitais (e mesmo assim tem gente que insiste em fumar =/)

    hehe..

    []s

  3. Meu recado:

    Estou fazendo a campanha! NÃO TENHA VICIOS!
    Não beba , não fume e não tenha ORKUT!

    O mundo vai bater palmas com essa atitude!
    Lembre-se que a campanha mais enrolativa e persuasiva do mundo já foi feita! A linha do celular! Viviamos muito bem sem ele, e hoje não temos mais como deixar desligado! 🙂

    Até mais!

  4. Jericoh
    Putz cara, muita coincidencia ^^ faz tempo que eu nao vejo material do meoria, e nuca assisti a uma palestra dele =/

    Igor Escobar
    Eu tive muitas dificuldades (e ainda tenho) com as constantes mudanças que o orkut faz, coisas pequenas, mas que enchem o saco (como por exemplo, o padrão de se apagar a mensagem com link, qndo se digita o texto que ele mostra e aperta enter :P)
    Novamente digo, a pessoa nao precisa saber a teoria, ela navega no site e ve se é ruim ou não, o usuário sabe julgar MUITO BEM isso. A questão da acessibilidade por exemplo, qntas pessoas acessam sites via firefox e simplesmente saem do site pq nao conseguem navegar? elas nao sabe q isso é falta de acessibilidade, mas sabem julgar que é ruim…
    Por que o orkut? o texto inteiro meu tenta responder a essa pergunta 😀

    Micox
    Valeu cara ^^
    =D

    Luiz Fernando
    Ótimas colocações…
    Mas acho que não há confronto entre usabilidade e utilidade.
    Pelo contrário, saber unir os ois no mesmo projeto seria o ideal.
    Site com boa usabilidade (e é claro, MUITA utilidade) e que é páreo para o orkut?
    Google.

    =D

    Valeu pelos comentários ae galera, o pessoal ta mandando MUITO bem nas observações..

    []s

  5. Olá Rochester, ótimo texto.

    Acho que poderíamos re-pensar essa visão do usuário doméstico, afinal de contas estamos falando de milhões de pessoas… que de uma forma bem peculiar, fazem com que algumas iniciativas sigam em frente e outras sejam completamente ignoradas por mais bem feitas que sejam, não importando se são 2.0, com Ajax, sem Ajax…

    Conheço alguns usuários domésticos que ficam de 6 a 7 horas por dia na internet, e realizam religiosamente pelo menos 1 compra na internet por mês, de valor significativo, que possuem cartão de crédito internacional e consomem produtos aqui e lá fora também.

    No MercadoLivre existem usuários domésticos, que tem dificuldade até para ler seus e-mails, e no entanto não conseguem atender o volume de vendas que o site proporciona…

    Concordo plenamente com tudo que foi escrito e comentado aqui, mas não sabemos dizer, e dúvido que alguém se habilite a explicar quando a usabilidade atrapalha a utilidade e vice-versa.

    Isso é impossível de ser identificado porque o conceito de usabilidade é diferente para cada usuário.

    Temos inúmeros exemplos de sites ruins, mas onde iremos buscar um site que seja um exemplo de usabilidade e possa ser páreo para um Orkut?

    []

  6. Acho que o Thalis Valle, disse tudo. A dificuldade em navegar no orkut só esta no primeiro ou segundo acesso, depois tudo se torna muito comum e as pessoas já sabem aonde já esta tudo.

    Grande maioria das pessoas que acessam o orkut, e não conhecem muitos sites na web e não sabem bem o que é um site bem acessível etc, pelo fato de serem usuários domésticos e não verem muito mais além do que o orkut na rede.

    A Pergunta que não quer calar é: Por que, o orkut! um projeto tão ruim como todos dizem por N motivos, por que mais de 6 milhões de pessoas somente no brasil acessam e utilizam frequentemente ?

  7. Cara, vi uma palestra com o Felipe Memória sobre este mesmo assunto que utilizava os mesmos exemplos: Orkut e Hattrick! Coincidência!

  8. Ramon, Glifson
    ótimas colocações, é essa mesmo a idéia… ^^

    Thais
    eles não precisam entender da teoria pra saber que a usabilidade do sistema é ruim, ele experimentam isso… por exemplo a troca repentina do botao de reponder topico para o canto extremo oposto da tela atrapalhoumuita gente 😛

    E muita gente reclama do orkut, mas não precisa ter base em teoria sobre o que for para falar isso 😀

    é, o conceito de comunidade pegou força, mas porque se formaram comunidades lá? pq tem algo de útil para o usuário. Muitos podem visitar apenas para estar na rede, mas com certeza eles só mantém visitando pelas funcionalidades do sistema..

    e valelembrar que funcionalidade demais pode atrapalhar o projeto
    http://www.userside.com.br/melhore_seu_site_e_perca_usuarios

    =D

    []s

  9. Olá Rochester,

    Muito bom o seu artigo, e uma de suas grandes utilidades é a de lembrar a quem está projetando um website, que a usabilidade, navegabilidade e todas as outras variáveis, são importantes, mas também tem que lembrar que o usuário tem um objetivo ao entrar no site, e antes de se pensar no site como versão web 2.0 deve-se penssar no site versão o que meu usuário vai adorar ver assim quwe entrar.

    Valeu, muito bom mesmo, T+++

  10. Rochester,

    Por que as pessoas entram lá, mesmo conscientes destes ?defeitos??

    E quantas delas estão conscientes disso? A grande maioria são usuários domésticos, leigos sobre tecnologia e usabilidade na internet.

    Para elas, o que interessa é estar presente na rede. É participar da comunidade.

    Uma prova? Quem não tem um profile por lá, Mesmo não acessano diariamente? 🙂

  11. Pensar em usabilidade antecipadamente é pecar na AI do projeto. Já a chamada utilidade está diretamente ligada à essa fase. Se o projeto tiver um briefing condizente e, conseqüentemente, uma estrutura de AI bem estruturada, o projeto com certeza será útil para o seu usuário fim. Já a usabilidade, seria um trabalho complementar à esta fase inicial (que se iniciaria no fim desta). Ele entraria na definição do Design de Interação, Design Gráfico, Desenvolvimento e tudo mais.

    O que acontece nos exemplos citados é o que digo acima, porém sem a ênfase necessária no desenvolvimento de uma interface usual. Tem-se um ótimo escopo de projeto, mas não se tem qualidade na apresentação.

    Só não me perguntem o porquê disso! Hehehe.

    []s

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