O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo determinou por liminar que o YouTube fique inacessível no Brasil. Isso aconteceu por causa de uma ação movida contra o YouTube por Daniella Cicarelli e de seu namorado, Renato Malzoni Filho, por causa do famigerado vídeo dos dois namorando na praia.
Por meio de sua assessoria de imprensa, o tribunal informou ao site IDG Now que o desembargador Ênio Santarelli Zuliani não ordenou a retirada de todo o site YouTube do ar, mas somente da página que contém o vídeo do casal. No entanto, o texto da determinação é dúbio e algumas empresas, como a Brasil Telecom e a Telefônica, bloquearam todo o site para milhões de brasileiros (mais sobre o caso e a determinação na íntegra estão no blog w2br).
Sem o site de compartilhamento de vídeo mais popular do Brasil, onde somos a segunda maior audiência, resta-nos procurar alternativas. Sim, é possível burlar a determinação legal através do uso de proxys e outros artifícios (como o Tor), mas vamos aproveitar a ocasião para apresentar alguns sites tão bons — ou até melhores — quanto o Youtube.
As opções mais óbvias
Videolog.tv. Este é brasileiro. Todos os outros serviços similares ao YouTube são em inglês. Penso que, por ser uma iniciativa em português e muito bem feita, o videolog.tv é a melhor opção para substituir o Youtube no Brasil.
No videolog.tv você pode publicar seus vídeos, inserir um vídeo no seu blog, ter um videolog pessoal (com opções interessantes de personalização), criar playlists, dar a sua opinião e eleger os destaques através de seu voto, entre outras facilidades.
Google Video. Para os googlemaniacos e para quem já tem uma conta no Google e não quer criar mais uma conta em outro site, esta é a melhor opção. O serviço é rápido, segue a filosofia “os usuários vêm primeiro” e tem o visual limpinho característico dos serviços do Google. Tem um programa para instalar no computador que ajuda a tocar, subir vídeos. É bastante popular (você encontra o vídeo da Daniela Cicarelli, assim como no Youtube) e você pode colocar vídeos no seu blog.
Serviços pagos
Outros sites de compartilhamento de vídeo passam do nível da brincadeira e cobram para oferecer um serviço mais profissional. Alguns chegam a ganhar relativamente bem com a oferta e oferecem ao usuário a possibilidade de recuperar o investimento se os conteúdos alcançarem muito acesso.
Revver. Um dos mais promissores entre os novos serviços de vídeo, o Revver tem um modelo de negócio interessante: dá ao assinante 50% do dinheiro que ganha com propaganda relativa ao vídeo que você coloca no serviço. Tem a maioria das funcionalidades que o Youtube oferece, como embed (deixa você colocar qualquer vídeo no seu blog), tags etc.
Metacafe. Este serviço também dá dinheiro aos usuários que enviam conteúdo, mas o modelo é diferente: oferece 5 dólares para cada mil visitas que seu vídeo recebe.
Outras opções interessantes
Grouper. Comprado recentemente pela Sony Pictures por 65 milhões de dólares, é um serviço disponível apenas para Windows e exige que se faça download de um programa, mas segundo Michael Arrington, do blog Techcrunch, vale a pena. O produto é grátis e permite uploads ilimitados de fotos e vídeos. Cada conteúdo pode ser compartilhado publicamente, mantido privado ou compartilhado somente com um grupo seleto de pessoas.
Motionbox. Este se destaca por ter uma ferramenta de edição de vídeo online. Assim você pode subir o vídeo todo e publicar somente um pedaço, conforme escolher. O Motionbox transforma seu vídeo em várias fotos, para que você visualize e edite. Neste serviço você pode até mesclar seu vídeo com qualquer outro vídeo disponível no serviço.
Outros. São muitos! Para comparar todos os serviços similares ao YouTube seria preciso um livro, não um artigo. Seguem algumas opções:
- iFilm
- Yahoo Video
- Jumpcut
- DailyMotion
- MySpace Video
- vSocial
- vPod.tv
- Blip.TV
- StupidVideos
- Veoh
- Gotuit
- Eyespot
- VideoSift
- VideoJug
Nenhum serviço ganha
O jornalista estadunidense A.J. Liebling, disse que “a liberdade de imprensa é restrita àqueles que têm imprensa”. Se há dezenas de serviços semelhantes ao YouTube, o ideal é poder escolher livremente entre qualquer serviço de publicação de vídeo, sem que um problema isolado tire dos brasileiros o direito de publicar seus vídeos no serviço que mais gostam.
E você, o que pensa sobre isso? [Webinsider]
.
Gilberto Alves Jr.
Gilberto Jr (gilbertojr@gmail.com) tem experiência no mercado digital como designer de produtos, fundador de duas startups, gerente de projetos em agências digitais e gerente de produto no Scup. Agora procura um novo desafio. Veja mais no Linkedin.
33 respostas
Para quem quiser acessar vídeos bloqueado do Youtube mesmo, utilize a extensão ProxTube. Eu fiz um tutorial bem simples de como instalar ela:
http://www.vejaisso.com/assistir-videos-bloqueados-do-youtube-entrar-youtube-bloqueado-pais/
O YouTube é usado até pra fazer trabalhos acadêmicos além de, é claro, ser o maior portal de vídeos da internet, bloqueá-lo seria injusto com todos nós que gostamos de um conteúdo inovador, alegre, diferente, interessante…Em outros meios de comunicação e intretenimento também são transmitidas, e não é raro, informações que nem sempre agradam e nem por isso eles são bloqueados, da mesma forma, o YouTube deve continuar sim no ar, informações ruins vão aparecer nele sim, mas isso é o mínimo, e essa minoria não deve prevaler. A maior parte do conteúdo do site é de ótima qualidade e quem perderia com o bloqueio do site seria nós, que gostamos dos vídeos que vemos.
A maioria desses sites acima citados não abrem com linux!!!!
Mais um site muito bom pra lista que além de vídeos permite postar audios. e como uma grande vanragem o site todo tem filtro anti curiosos.. http://www.populy.com
Na verdade o primeiro serviço brazuca similar ao YouTube não foi o Videolog. O provedor POP http://www.videopop.com.br/ já oferece esse serviço a bastante tempo .
O mais engraçado que acho no VídeoPOP é a logomarca heheheh muito legal
faltou falar sobre o porntube
Podemos citar também o VideoPOP. É muito bom e compete direto com o YouTube
Eu achei um absurdo bloquearem o site inteiro só por acusa dessa Cicarelle.
Eu acho que se ela não queria ser vista então não transasse em uma praia por exmplo.
Ela sempre adora se parecer….
Ah me da licença de uma coisa dessa…
Fizeram muito bem em divulgar, pois essa garota me parece que não gira muito bem da cabeça.Acitar pelo casamento dela com o Ronaldo,onde a mesma aprontou aquela imbecilidade com aquela moça que todos sabem.essa é minha opinião. abraços.
E complicado essa situaçao priva os internalta de usa o site um pouco de descaso do site por permanecer o video ao ar mas ja que o processo estava se arrastando na justiça e nao tinha nada decidido tinha que fica no ar mesmo agora uma pessoa nao quer que determinada coisa sua seja esposta a isso nao fosse fazer sexo na praia fosse pra um motel hotel sei la algo do genero agora sabe que e uma pessoa publica que tem sempre paparazzo atraz vai e faz essas coisas em lugares publico esta sujeito a isso mesmo entao agora aguente as consequencia nos internaltas nao temos nada aver com isso entao nao acho justo tira o site do ar o certo que que seja feita outra coisa ne ou continue a batalha na justiça e determini outra coisa e nao a tirada do site do ar
Bem, acho que esse é mais um show do Cirque de Brasilis. Na boa isso só mostra o quanto qualquer assunto aqui nesse paizinho de merda vira palhaçada.
Com certeza essa vadia subornou algum juiz CUZÂO e esse juíz deve ser algum velho que não entende porra nenhuma de internet, de tecnologia e não sabe o quanto uma sensura ridícula dessa prejudica nossa imagem.
Palhaçada das grandes essa.. mas deu pra gente ver do que o dinheiro é capaz aqui nessa pais! E o que uma pessoa famosa consegue com esse dinheiro.. consegue tirar nossa liberdade.
Isso mesmo.. a nossa liberdade.
Essa mina é uma vadia, esse juiz é um burro imbecil e o namorado dela é outro babaca.. mas todos encontram um papel garantido no Circo chamado BRASIL. E platéia tem de sobra..
Sr Renato Malzoni,antes de se sentires ofendido com atos inconsequentes,reflita pois dinheiro não lhe falta,falta sim competencia de sua parte´por querer estaguinar um outrem por um erro de um ente querido de sua parte,pois em momento algum li ou vi imagem de motel ou ate mesmo de vossa residencia,pois oq vi forão atos de desrespeito a todos que estavão na praia.(Diga se Espanha)isso nos leva a crer que alguem fechou os olhos na hora de ver as imagens por isso gerou tal ato de arrogancia de sua parte.
É verdadeiramente um absurdo bloquear um site inteiro que é acessado por milhões de pessoas por causa de uma imbecil que resolveu fazer sexo na praia com o namorado. Ela sim devia ser processada em atentado ao pudor. Graças a Deus pelo menos eu sou uma entre milhares de pessoas que jamais deram ibope aos programas da Cicarelli que são umas verdadeiras chatisses…essa mulher é insuportavel..e com essa história do video acabou por queimar mais ainda sua carreira.A justiça desse país também é uma verdadeira piada que nem mediu as consequencias do bloqueio geral do site.A Bocarelli por ser uma pessoa publica devia ter tomado mais cuidado ao fazer sexo na praia. A única prejudicada nisso tudo foi ela mesma que tão cedo não fará mais programas pela MTV e nem será propaganda de produto nenhum.
Resumindo: A Cicarelli é uma tosca assim como a justiça desse país.
Em Goiânia,há mais ou menos 5 anos, um Professor da Rede Pública foi preso, mostrado na imprensa, após flagrante pela polícia local de uma cena de sexo entre esse e uma suposta aluna no estacionamento do Estádio Serra Dourada.Escândalo armado.A cena poderia ser feito em local reservado , porém os protagonistas preferiram se expor e tiveram conseqüências de acordo com as leis.Quão salutar seria se a população fosse educadapara discernir o que é local público e o que é local privado.E como seria elogiável o trabalho de órgãos competentes que utilizavam as leis extensivas a todos!Ainda bem que apostamos na seriedade.
Se voltarem a bloquear o Youtube, a solução é bem simples…
Acessem o http://www.proxy.org
no campo = Enter a URL to visit:
digite: http://www.youtube.com
Pronto!!! Você vai conseguir acessar o youtube livremente mesmo que um próximo Juiz panaca resolva bloquea-lo novamente…
é isso ae pessoal
até a próxima……
Absurdo!Como brasileira estou envergonhada, revoltada e indignada com a decisão da justiça paulista de impedir que brasileiros acessem informações importantes de todo o mundo contidas no You Tube só porque uma modelinho qualquer que permeia a sua carreira através de escândalos resolveu protagonizar cenas de sexo em uma praia na Espanha.
Dizem tanto que o País é democrático, etc e tal, mas onde está a tal da liberdade de expressão do brasileiro?
Bloquear acesso a sites de internet, através de provedores que pagamos ou não, é uma das formas mais baixas de ditadura intelectual, para dizer o mínimo.
É vergonhoso. Com a decisão da justiça paulista, o Brasil se equipara a países orientais conhecidos pela falta de liberdade de expressão.
E então, Brasil, e então brasileiros? Vamos ficar nessa? Até quando?
É este o milagre do crescimento?
Ou seria apenas a confirmação explícita da idiotice humana (ou da justiça)?
Não há palavras para expressar a minha indignação. Isso é uma vergonha!!!!!!!!!!!
Enquanto um Steve Jobs faz outra das suas apresentações geniais com seus produtos obras de arte do tipo do Iphone que é capaz de rodar videos da internet e vem com o browser Safari.
Aqui no cada vez mais sem vergonha do Brasil, a gente enfia a cabeça na terra igual ao avestruz.
Um casal publico, fazendo sexo em um local publico que privacidade e a justiça ainda concorda com isso, fala sério estão gastando dinheiro dos impostos que eu e os trabalhadores decentes de Brasil pagam para peder tempo essa situação
É lamentavel e inacreditável, que estejamos diante de tanta impostura e oportunismo, senão vejamos. Primeiro esta moça, que se diz modêlo e apresentadora, procura uma forma fácil de faturar, sem pagar Um Puto a uma companhia de publicidade, ao introduzir na internet UM VIDEO DE SACANAGEM de péssima qualidade e muito chinfrim. Depois espera faturar de nôvo, ao entrar com uma ação contra a exibição explícita de um ato privado – só dizia respeito a ela e ao namorado; realizado em praça, digo local público (Uma praia na Espanha), e flagrados por um paparazi digo fotógrafo impertinente, que estava no lugar certo em hora errada – diga-se imprópria. Pelo tempo que o vídeo continue no ar, a esperta ganhará cerca de U$ 250,00 por minuto de exposição. Finalmente para encerrar toda essa trama, um dito Juiz dá como veredito uma sentença, não para punir a Emprêsa ou Site YOUTUBE, mas uma sentença, com a presunção de determinar sensura de acesso a um meio de comunicação a todos os brasileiros, muitos deles tomados de indignação, prometem boicotar a modêlo e apresentadora,na MTV, seus produtos e afins. E novamente faturando todas, ela está na mídia DI GRATÍS e rindo a toa, sem pagar UM PUTO a ninguém. Realmente já nos encontramos no fundo do poço.
Gilberto, boa tarde:
A rua é pública. Todos podem andar por ela. Mas nessa rua, ninguém está autorizado a fazer sexo publicamente. E se fizer, as leis morais estão aí para punir. Dona Cicarelli e o namorado, marido ou seja lá o que for, fizeram sexo publicamente – exercendo o direito de livre arbítrio. Certo ou errado, exerceram esse direito. Foram filmados. E agora um Sr. Juiz aceita o pedido para impedir que o que foi público não o seja mais. Um absurdo!
Os dois deveriam ser punidos, pelo Sr. Juiz, por desrespeito ao pudor. Se a lei não pode alcançar o casal – e esse tipo de gente a lei não se interessa em punir -, o correto seria deixar o direito de livre arbítrio ser visto por todos – com ou sem conotação moral. Quem faz sexo da rua sabe dos riscos que corre – e, portanto, deve arcar com eles.
Ah, lembremos que as nossas meretrizes evitam exercer a profissão aos olhos dos outros. Elas têm etiqueta… sim senhor…
Grande abraço do,
Pedro,
se ela fez a cagada , naum vamus pargar por ela !!!!!!!!!!!!!!!
Pivatizar o sistema judiciário??? Faz-me rir!!
Somente um completo insano pode tecer um comentário tão esdrúxulo como este!
Quanto ao objeto da ação judicial – o vídeo do casal – é óbvio notar que eles querem tudo, menos privacidade. O vídeo da praia foi o mais visto no Brasil e é este verbo no passado que os fez mover uma nova ação, pois depois deste vídeo outros tomaram-lhe a fama, como do Sílvio Santos e o bambú.
Claro que pode se encontrar as senas de sexo do casal em diversos outros meio da internet, mas sem uam divulgação isto não aconteceria com a freqüência desejada pelos seus protagonistas!
Pergunta: Quantos % subiu o cachê da nova atriz?
É uma pena que um site tão bom seja bloqueado para o brasil por causa de um casal que não tem respeito pelas pessoas. Antes de qualquer coisa, o que o casal protagonizou foram cenas que atentam ao pudor de quem vê! Isto é um absurdo e falta de vergonha, fazer alto tão explícito.
Ao invés de tirar o site do brasil devería-se proibir que o casal fosse a praia juntos novamente. Se temos que pagar pelo erro deles que eles tomem tudo isto como lição e que pagem também pela grande merda que fizeram!
O quê eu penso? Penso que a justiça brazileira poderia ser oficialmente privatizada… qualquer um faz melhor do que os nossos juizes, por que não podemos ganhar algum por isso?
Quanto ao casal tema de mais esta matéria, parabéns, conseguiram o que buscavam: publicidade gratuita. Qualquer celebridade de boteco (ou modelo-ex-de-jogador) sabe que processos judiciais servem apenas para aumentar a curiosidade sobre qualquer escândalo. Se eles quisessem privacidade iriam pro motel, se quisessem que a história fosse enterrada ficariam quietinhos pois este é mais um dos casos caixa de Pandora: não tem volta.
E não vão conseguir nada além de passar pelo ridículo de ter esse vídeo propagado ao infinito… em 5 minutos no youtube eu nao achei o tal vídeo mas achei outros esculachando com a modelo, comentários propondo boicote a MTV e classificando ela e a nossa justiça com alguns adjetivos não escritos neste horário.
Ah, o vídeo está no google-videos, fácil de achar.
OPÇÃO ATÉ O TOUTOBE VOLTAR
Eu uso um proxy para acessar o youtube, quando começaram a falar sobre o vídeo da cicarelli eu fiz o download dele, não precisei acessar o youtube pra ver, tem vários sites que disponibilizam ele pra download, vi até o link pra download num site holandês.
Eles pensam que bloqueando o youtube vão parar com o vídeo, caiu na rede esquece, não dá mais para reverter a cagada feita.
Valeu pelo artigo, muito bom.
Bloqueado nada, o povo brasileiro sempre da um jeitinho nas coisas, usando proxy e etc, por que os videos de outras pessoas nao sao proibidos? pq sites porno nao sao proibidos? so por que ela é famosa vai proibir o nosso acesso??? nunca
quer acessar o youtube mesmo proibido, acessa esse site ai em baixo e nele tem lugar pra vc redirecionar para o site do youtube, funciona como uma proxy
http://www.btunnel.com
Acho que essa história de Ciccarelli é só uma desculpa. Desde o enforcamento de Saddam Hussein, existia um vídeo no Youtube postado pelo modelo Jesus Copyright defendendo a prisão perpétua para Bush(e para Saddam também, porém não seria mais funcional à essa altura do campeonato…)com a imagem do enforcamento ao fundo.Esse vídeo estava tendo um acesso muito grande e compreendia ainda uma mensagem para americanos e árabes.
Vai ver é como a crise aérea: nunca apareceu, apenas depois que 2 pilotos americanos ficaram presos no Brasil; o certo é que nesse mundão existem muitas chantagens governamentais que sequer temos idéia!!
Quero ver Cicareli
Acho lamentável a atitude de se censurar o You Tube ou qualquer outro serviço similar pelo motivo em questão. Quem deseja privacidade deve se resguardar, principalmente uma pessoa pública.
Será que o casal não percebeu a presença outras pessoas? No máximo poderiam cobrar direito de imagem de quem gravou e veiculou. Que tal?
Inicialmente, esta moça deveria ter mais cuidado com que faz sexo e onde.
E finalmente, a justiça precisa se modernizar e deixar de ser um redudo de ociosos bem pagos. É absurdo bloquear um serviço de internet todo por uma bobagem desta. Será que ninguém, o próprio meretissimo ou um dos assessores de serviço seria capaz de achar uma alternativa ao caso ? E informar que o dito video já está em 500 outros sites !!!
Partindo do Judiciário brasileiro, acho difícil !
Agora é tarde,apesar que o povo aprendeu j´[a a pesquisar,erradamente mais aprendeu um pouco mais.
Oi Gilberto,
Muito bom o artigo.
Aproveito pra incluir na lista um outro site de vídeos muito legal:
http://www.bebo.com/
Por coincidência o nome em português fica bem engraçado.
Detalhe importante que Bebo foi o termo mais buscada em 2006 no Google.com (http://www.google.com/intl/en/press/zeitgeist2006.html)
Abs,
Alexandre Kavinski