Comunicação corporativa: o que faz e para que serve

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O departamento de comunicação corporativa zela pela boa imagem da empresa. E como se consegue isso? Para atender o objetivo, é preciso observar uma série de ações. As equipes devem verificar se a comunicação da empresa segue o padrão estabelecido, se a identidade visual é bem aplicada, se a percepção do público em relação à empresa é positiva. Devem também acompanhar todas as iniciativas de divulgação e mais uma série de outras atividades.

Há dois principais públicos nesta área, o interno e o externo.

Público interno e externo

O público interno são os funcionários da empresa e também os parceiros e prestadores de serviços. É preciso cativá-los e fazer com que tenham uma relação de confiança. É sempre preferível que eles saibam das notícias que envolvem a empresa por intermédio da própria empresa do que através de mídias externas, que em alguns casos podem mostrar outro ponto de vista em relação a determinado fato.

Então o primeiro passo é manter sempre o funcionário bem informado, o que irá contribuir para uma boa imagem da empresa.

Esta informação pode acontecer de diversas formas – através de comunicados por e-mail, de quadro de avisos, jornais (impressos ou online), intranet, palestras internas, workshops, etc.

Festas de fim de ano e outras comemorações internas da empresa também devem contar com a participação da comunicação corporativa. Tudo o que afetar direta ou indiretamente a imagem da empresa deve ocorrer com o envolvimento deste departamento.

Quanto ao público externo, toda comunicação deve ser validada através da área de comunicação. É um ponto óbvio, mas que deve ser repetido para que não seja esquecido.

A área de comunicação prepara os press-releases e os press-kits para os jornalistas e dá suporte aos diretores da empresa em momentos pré-entrevista. (Press-releases são documentos redigidos em forma de notícia que são remetidos para jornalistas com o objetivo de mantê-los informados e de gerar publicação em seus veículos de comunicação: Press-kits são conjuntos de documentos, folhetos, fotos e outros materiais, reunidos numa pasta para serem entregues a jornalistas.)

A área de comunicação também é responsável por eventos sociais, festas e participações da empresa nos mais diversos âmbitos, para que sempre mantenha a padronização e a divulgação de uma imagem positiva da empresa. É esta área que faz contato com a consultoria de relações públicas caso a empresa tenha uma também.

Marketing e confiança

A área de comunicação não existe para substituir a área de marketing e sim para trabalhar em conjunto com ela. Lembre-se que o marketing tem o foco em produtos, clientes e vendas, enquanto a comunicação foca a imagem da empresa. É um departamento que trabalha em conjunto com toda a empresa e não apenas um ?quebra-galho?.

É importante também reforçar a questão da ética e confidencialidade. Este departamento deve ser sempre firme e cuidadoso no que diz respeito a informações confidenciais, pois atende desde departamentos pequenos até a diretoria e presidência e por isso está sempre “por dentro” do que ocorre em toda a empresa. Informações confidenciais que vazam podem causar grandes transtornos.

A estrutura da área

Para uma empresa de médio porte, geralmente dois ou três profissionais são suficientes para a área de comunicação. Lembre-se que estas pessoas estarão envolvidas em eventos, reuniões e palestras e por isso há necessidade que tenha sempre alguém no lugar para dar suporte às demais tarefas. É sempre necessário haver um “backup”.

A formação destes profissionais pode ser um item relativo. É interessante que sejam formados em jornalismo, comunicação, marketing ou outro curso do gênero. É imprescindível que saibam escrever bem, que gostem de ler bons livros, que sejam educado e tenham tranquilidade para lidar com o público. Devem ser cordiais, criativos e saber comunicar-se muito bem.

O objetivo deste texto foi oferecer uma visão sobre o que é e como funciona (ou deveria funcionar) a área de comunicação de sua empresa, que está sempre para lá e para cá, geralmente em uma sala isolada e que, sim, também trocam as mensagens do mural de avisos. [Webinsider]

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Flávio Levi (flavio@linkit-app.com) é especialista em marketing digital e fundador do Link.it, plataforma grátis que conecta pessoas ao conhecimento. Mais no Linkedin.

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15 respostas

  1. Relacionar o tema: comunicação corporativa em treinamento, como elaborar um treinamento com esse assunto?

    Aguardo retorno.

    Atenciosamente.

    Simone.

  2. Olá, tenho que fazer um treinamento sobre comunicação corporativa e não sei como desenvolver esse tema é treinamento, alguém poderia me ajudar.

    Aguardo retorno.

    Simone

  3. A matéria é excelente e esclarece muito bem o que é um profissional da área de comunicação corporativa.Eu entrei para me esclarecer melhor sobre o assunto já que pretendo uma vaga nesse ramo…que dicas vc me daria para consegui êxito? pois fiz um curso de educaçãop física e tive a disciplina de marketing ..amei a disciplina
    e pretendo ingressar na área..tenho medo de tá fazendo a coisa errada,mas o não eu já tenho .tenho q tentar o sim não é mesmo? espero resposta ..obrigada desde já

  4. olá, estou no sétimo semestre do curso de Comunicação Social- Publicidade e Propaganda e estou na época da pesquisa do tcc…e adivinha qual é o tema da minha pesquisa? Comunicação Corporativa.
    Achei mto interessante e me ajudou a ter uma idéa do q buscar e explorar na pesquisa… gostaria de saber se teria alguma forma de entrar em contato com vc para mais perguntas??
    obrigada
    Jéssica

  5. As dicas são bastante oportunas e focam diretamente o ponto de interesse: as ações que envolvem os públicos externo e interno de uma empresa.
    O lado mais interessante é que as informações buscam mais o lado prático e imediato.
    Apesar de breves, são válidas.

  6. Oi.. eu não me interesso e nem sei nada sobre o assunto, por que não é da minha área… quando você escrever sobre o direito me avisa tá!! mas quero lhe parabenizar pela máteria você escreve muito bem!!! beijão de quem te admira muito!!!

  7. Achei muito interessante a matéria, principalmente nos aspectos tratando sobre Endomarketing, e uma comunicação sem ruídos e com alto nível de fidelidade, sendo dentro da empresa no caso do Endomarketing bem aplicado ou fora elaborando boas estratégias de comunicação como Marketing Direto.

    Parabéns Flavio

  8. Realizei 3 meetings on-line no ano passado sobre comunicação corporativa com foco na tecnogia da informação:

    Seguem alguns destaques coletados destes meetings:

    O monitoramento de informações está se tornando cada vez mais importante no meio corporativo.
    As empresas devem ser bem claras quanto ao a sua política de uso dos meios de comunicação para que seus colaboradores saibam que como se posicionar.
    A era do Big Brother nas empresas não será marcada pela paranóia do controle uma vez que a tecnologia automatizará processos e dará o poder de ação, tranqüilizando aqueles querem proteger suas informações.
    O monitoramento permitirá que o colaborador se destaque dos demais uma vez que ele pode ser visto pelo seu desempenho.
    O monitoramento permite detectar falhas no planejamento e no treinamento.
    Para se ter um ganho real na produtividade de colaboradores é fundamental separar as redes pessoais, usadas para o entretenimento, da corporativa, para fazer negócios.

    (…)

    A informação pode ser utilizada principalmente para dois fins: no auxilio para a tomada de decisões e em um planejamento mais eficaz.
    Quanto mais se sabe sobre clientes, fornecedores e concorrentes, mais recursos se tem para executar um excelente trabalho.
    A informação permite a correção de ações dentro do direcionamento estratégico adotado pela empresa. O constante fluxo de informações sobre os processos da empresa permite um constante ajuste para otimizá-los.
    Na prática, a informação deve ajudar modelos de gerenciamento de competitividade orientado a resultados concretos, uma vez que a apropriação das ações são calcadas em objetivos e condições reais.
    Estrutura, organização, disponibilidade e acesso são fundamentais para dar agilidade na utilização das informações.

    (…)

    A informação deve ser tratada como um bem ativo da empresa.
    gerenciamento das informações permite as empresas se apropriarem daquilo que é de fato delas.
    Ter acesso a um grande número de informações e poder filtrá-las para ter para que se possa focar em um objetivo é uma das principais funções do gerenciamento de informações.
    A informação deve ser tratada como um bem ativo da empresa.
    São 4 tipos de cultura da informação que permitem o uso prático da informação: CONTROLAR, ADAPTAR, ANTECIPAR e CRIAR.

  9. Sou estudante de Relações Públicas da PUC Campinas. Faço estágio em comunicação desde que estava no primeiro período de faculdade. Hoje tenho pouco mais de um ano com experiência na área, e percebo que muitas empresas não sabem ao certo a grande importância da comunicação corporativa. Ainda é pouca a consciência de que o RP tem uma função que gera retornos consideráveis quando o trabalho é feito em conjunto com outros profissionais da área.Muitas vezes acabo ?caindo? em vendas, perco meu foco profissional, não que eu queira, mas são trabalhos destinados a mim, desta forma me sinto na obrigação de realizar. O que me deixa desmotivado é saber que você é contrato por se comunicar bem, ter boas referências, enfim ter um bom currículo, mas na maioria das vezes todo esse potencial não é devidamente valorizado.A teoria nunca vira pratica. Eu realmente não sei se o mercado está preparado para receber de maneira correta um RP, PP e outros comunicadores. Nos somos profissionais sérios e temos funções a serem exercidas. Não quero ser o famoso ?bombril? dentro da empresa quero ser um Relações Públicas que em harmonia com outros profissionais posso fazer a diferença.

    Flavio parabéns pela matéria.
    Abraço.

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