O marketing atual não se contém mais nos 4 Ps (produto, preço, praça e promoção), pois ele se tornou algo intangível, complexo de se mensurar. Está dificil agradar consumidores cada vez mais ativos e vorazes por produtos que possuam uma “identidade” e que os complete.
O designer (especialmente o gráfico) tomou conhecimentos do marketing, não com pretensão de usurpar o mercado da categoria, mas porque constatou que, em muitos conceitos do marketing, reside a nova função do designer: a de criar pensando no consumidor.
Também está na mão dos designers o poder de avaliar as necessidades do cliente, analisar o que o seu público quer e, com base nestas informações, criar não apenas seguindo preceitos da estética da forma, mas através do tão conhecido valor de marca.
É fato que o marketeiro (ou profissional de marketing) sabe analisar o mercado, sabe obter dados como ninguém, mas o problema reside exatamente neste ponto. Ele possui os dados, elabora as estratégias de marketing, mas não passa essas informações para o designer.
Estratégias de marketing que envolvem a identidade da empresa como um todo, devem – ou deveriam – envolver também o designer, pois este está ciente dos conceitos da empresa, do valor que a marca possui ou quer atingir, e apenas o designer – friso isso – possui conhecimentos estético-funcionais para opinar sobre o que pode ser feito ou não. Ou, no mínimo, deveria ter.
Não é pretensão do designer querer compartilhar esses conhecimentos, é preocupação com uma série de valores que ele utilizou na hora de desenvolver o seu trabalho. Isso porque o design não se situa abaixo do marketing, fica ao lado, trabalha junto, com o mesmo objetivo, partilhando prós e contras de suas ações.
De nada adianta contratar um designer para fazer apenas a “logomarca” da empresa, vendo que uma marca criada pra hoje é custo e não trará retorno. Ao contrário de uma marca projetada para o amanhã, que se torna investimento e trará retorno.
Além destes pontos de vista, todos os valores da marca são transmitidos diariamente através de sua identidade, embalagens e do próprio PDV – incluo como PDV a internet também, mas de uma maneira distinta.
O designer fica presente em todos esses projetos. Não cabe a ele apenas apresentar à gerência de marketing e esperar um positivo ou negativo, como se fosse César no Coliseu. Cabe a ele estar em contato direto com o profissional de marketing, pois este sabe o que será feito do futuro da empresa, e ambos podem, então, definir os passos seguintes do projeto.
Em meio a tudo isso, vê-se o designer tentando administrar marcas como se cria um filho. Por isso ele estuda marketing, por isso faz MBA em branding, por isso as empresas estão começando a valorizá-lo.
Encontre um designer que pense na sua empresa no futuro, que crie uma identidade e acompanhe seu crescimento de perto, e verás porque o design é o grande investimento das empresas mais inovadoras do mundo. São corporações que acreditaram e deram espaço ao designer. Falta agora seguir esse exemplo. [Webinsider]
Thiago Valenti
<strong>Thiago Valenti</strong> (thiagovalenti@gmail.com) é graduando em Design Gráfico (Univali - SC) e freelancer nas horas que sobram do dia.
23 respostas
Muito bom, mas por favor é LOGO OU LOGOTIPO nunca use LOGOMARCA
😀
Tire as aspas e escreva certo: LOGOTIPO!
Gostei muito do artigo e concordo que o design e o marketing devem caminhar juntos, pois eles se complementam. Hoje, trabalhando em uma incubadora de empresa de design, vejo que falta muito aos profissionais essa visão macro do mercado, que no caso poderia ser feita pelo marketing. O que, em minha opinião agregaria valor aos serviços prestados pelas empresas. Acesse o blog da IED e conheça nossas empresas de design: http://www.incubadoradesign.com.br.
Obrigada
Cláudia Melo
Brilhante artigo, cada vez mais nos designs aprendemos a lidar diretamente com o cliente do o proprio pessoal de marketing, estou cursando a faculdade e vire e mexe eu caio em discusoes sobre o papel do design na sociedade, des do inicio nos aprendemos como subrir as nessecidades dos nosso clientes, e viemos acompanhado essas mudanças no decorer dos tempos, nao menospresando os marketeiros ate porque minha noiva faz parte, e é um trabalho muito importante, mais atrelado as nessecidades da sociedade em geral, os design estao cada vez mais sendo reconhecido como voce mesmo disse, apessar de ainda termos muito o que conquistar e esclarecer para as os milhares de leigos.
Ass totalmente em baixo deste artigo.
nossa adorei o artigo!!! mt bom mesmo, parabéns.formei agora em adm markenting quero fazer uma especializaçao, tem algo com dpto de design. abraço!
Tb não adianta a empresa nao tomar conta de suas estratégias, planejamento,comunicaçao, BD, relacionamento, missao ,visao e ter um bom dpto de design.
A imagem, a logomarca,o anuncio feito , NÃO É TUDO!
O que acontece é que na graduação o Designer nao aprende a gerir pessoas ou negócios, promover,etc e no Marketing nao aprende a mecher com as ferramentas de criaçao de imagem visual e outros.
Muito bom mesmo o artigo!
Me foi muito útil para tirar algumas dúvidas que eu ainda tinha sobre essa relação entre Design e Marketing.
Acho que, como você falou, uma empresa que realmente queira fincar as raízes no mercado e gerar bons frutos, precisa ter conhecimento do trabalho dessas duas áreas unidas, fundamental para o sucesso da marca e da empresa em geral.
Parabéns novamente!
Abraço!
Mandou bem, Thiago! Mas também concordo com a Bruna. Marketeiro não é legal…
Que bom que parece que tem bastante gente de acordo. Estamos no caminho…
Abraços e parabéns!
Olá Thiago, parabéns pelo texto, concordo com o que você falou, tenho uma empresa de Marketing de Guerrilha e vejo todos os dias como é importante esse sincronismo entre design, Marketing e Publicidade… pois quando bem exploradas essas áreas podem trazer soluções mais que geniais… boa sorte ae, tendo um tempinho dpois passa lá em meu site… http://www.frenteguerrilha.com.br
Abraços
ASSINO EMBAIXO THIAGO!
O DESIGN, PRINCIPALMENTE O GRÁFICO, É UMA FERRAMENTA MERCADOLÓGICA MUITO EXPRESSIVA, QUE CONTEMPLA, OU MELHOR, QUE REUNI TODAS OS 4P`S DO MARKENTING..SENDO ASSIM ASSIM TANTO O DESIGN COMO MARKETEIRO PRECISAM APREENDER A TRABALHAR EM EQUIPE…SABENDO QUE UM PRECISA DO CONHECIMENTO DO OUTRO..
Olá!!
Adoramos seu artigo, contribuiu muito
para nosso trabalho.
Obrigada!!!
Concordo em numero gênero e grau. Apesar de não ter atualizado muito meu blog, pus algo parecido(http://falandobaixo.blogspot.com/2007/03/valorizao-profissional-resolvi-surtar.html).
Trabalho no Marketing de uma empresa de TI, mas sou designer, a comunicação entre a gerente de marketing e eu é um absurdo.
Falou tudo!
Cada um fazendo a sua parte e os dois trabalhando juntos, com certeza essa receita dá muito certo.
Parabéns pelo artigo!
Esqueceu de falar sobre o profissional de relaçoes publicas. Essencial na comunicação com o cliente.
Achei o artigo muito interessante mas, não podemos deixar de falar que muitos profissionais de marketing também tem o pé no design o que tem facilitado o trabalho.
Concordo totalmente que esses dois profissionais tenham que manter uma harmonia em prol do trabalho realizado numa empresa, que ao meu ver, está mesmo muito agregado.
Ótimo artigo, só não gostei do marketeiro.
Há uma grande diferença entre marketeiro e profissional de marketing.
O marketeiro é aquele que pensa que colocar um cafézinho na recepção ou pintar a fachada vai atrair clientes.
O profissional de marketing é o que sabe pesquisar, descobrir onde está a falha e usar as tantas estratégias de marketing para satisfazer seus clientes e gerar lucro para empresa.
Bruna Magro.
Parabéns!!!
O artigo é bem pertinente as discurssões atuais…
Mais uma vez genial..
Opa, realmente bem interessante o artigo, gostei. Concordo por experiência própria que o pessoal de marketing ainda vê o pessoal de Design como um degrau abaixo na escada. Eu sou formado em Design e tenho MBA em Marketing, bom que consigo ter uma visão mais ampla e atuar nos dois lados.
Parabens Thiago, excelente materia.
Como sempre….preciso nos pontos e virgulas.
=)
Parabens rapaz, ótimo artigo.
Pretendo fazer pós em marketing para complementar a graduação de Design Gráfico, que como você mensiona, realmente é importante esse casamente, tanto é verdade que temos matérias de marketing dentro de Design Gráfico, e me pergunto se tem matérias de Design dentro de graducao de marketing.
Mais uma véz. Volto a dizer, PARABENS pelo artigo.
Também assino em baixo!
Trabalho com design e desde o príncipio vi a necessidade de uma especialização em marketing. Hoje faço pós na área e estou vendo o quando isso faz diferença na frente do cliente..
Muito bom o artigo. Parabéns!
Fantastico artigo cara! Genial!
Onde eu assino? Ups, jah estou assinando, e bem embaixo, aqui mesmo! =D
Abraços. Parabens.