Publiquei um artigo, semana passada, que abordava o meu espanto e desagrado com a política da HP de não enviar na caixa, junto com os outros acessórios, um simples cabo USB de R$ 7,00 reais ? item fundamental para que uma impressora de R$ 500 se conecte e passe a funcionar.
Mais: denunciei e me surpreendi também em observar que o site Submarino ainda continua a censurar mensagens negativas de produtos enviadas por leitores. Não publicaram o meu protesto e nem enviaram a justificativa, quando avisaram que não iam publicar, apenas uma carta padrão, que aponta para regras gerais.
Os dois artigos ? quase iguais ? e os comentários podem ser lidos aqui no Webinsider (HP não dá o cabo; Submarino não dá a menor bola) e no L-Dicas (Como sou burro: comprei uma HP na Submarino).
O que me surpreendeu foi a quantidade de comentários aos dois, (até o momento mais de 200) que complementam a informação e apresentam uma visão geral sobre o problema. E abrem um grande laboratório coletivo de como as pessoas pensam de maneira distinta sobre consumo e uso, relação com fornecedores, publicação online, etc.
(Esse tipo de tema ? defesa do consumidor ? me parece que mexe com as pessoas e particularmente esse problema do cabo, um absurdo pela falta de explicação lógica.)
Posso resumir o debate da seguinte maneira, em relação ao cabo:
A maioria não concorda com a política da HP em não enviar o cabo, mas há quem defenda que já é uma prática do mercado e que cabe ao usuário aceitá-la.
Em relação à política da Submarino:
A maior parte se mostrou também surpresa, muitos apresentaram problemas similares. Mas também há quem defenda o direito da empresa em não publicar determinados comentários que deponham sobre determinado produto.
Em segundo plano, podemos dizer que há muitas sugestões para que o usuário se informe ao máximo antes de comprar um aparelho, o que é um bom conselho. Mas que isso não deve ser motivo para que os fabricantes não informem até o extremo e de todas as formas, eliminando as dúvidas possíveis dos consumidores.
Na verdade, entretanto, o grande ensinamento, muito mais que o cabo de 7 paus, foi sobre o próprio processo da publicação e discussão com os leitores, o que nos leva a pensar sobre o mundo Web 2.0, que estamos entrando.
Nessa nova etapa precisamos, sem dúvida, mudar um pouco nossa cabeça, nossa maneira de pensar o mundo e até diria de como vemos o outro ser humano. A interação pressupõe duas coisas:
1. Por mais que eu tenha dados, eles sempre estão incompletos e serão atualizados ao longo da conversa ? ninguém sabe tudo e nem viu tudo;
2. Por mais que eu ache que a minha opinião é a melhor do mundo, sempre terá alguém que vai pensar de forma diferente e isso enriquecerá de alguma forma meus argumentos, mesmo que seja para concordar ou rebatê-lo.
Para nos prepararmos, de fato, e não no discurso para esse nosso ambiente, precisamos passar a praticar algo que hoje não é valorizado no mundo atual, a tolerância.
E tolerância passa principalmente por tentar entender o ponto de vista do outro ? pelo outro ? e não sob o nosso ângulo. Se não for assim, estaremos na verdade, monologando, ou querendo apenas eco para nossas idéias. E isso não é interação, mas pregação de surdos (não me coloco fora desse balaio, diga-se de passagem).
Isso, no fundo, é algo que ocorre, de certa forma, nos sites cada vez mais especializados, reunindo pessoas com o mesmo perfil, que acabam criando um sentido estranho de verdade, ou melhor, ?a nossa verdade?.
E como há sempre um consenso sobre ?a nossa verdade?, perdemos a noção do todo. Aqui todo mundo pensa assim. Ok, mas o mundo lá fora pode pensar diferente.
E passamos a considerar que como nós sabemos que o cabo não vem, o mundo sabe, ou o mundo deveria saber e se informar e aceitar da mesma forma, como eu aceitei.
No fundo, deveríamos nos esforçar para algo assim:
Não me incomoda tanto que o cabo não venha, mas posso entender que para um usuário mais leigo ou para um que não esteja embrenhado nos meandros da tecnologia, isso pode realmente ser um problema e levar a um grau de irritação.
Do outro lado:
Não me incomoda tanto que o fato de aceitarem que o cabo não venha, mas posso entender que para um técnico de informática embrenhado nos meandros da tecnologia, isso pode realmente ser um problema menor e não levá-lo a um grau de irritação como eu fiquei.
Ninguém mudou de posição, mas se percebe que dependendo do ponto de vista e da experiência se pode chegar a visões distintas sobre o mesmo problema. E ter até mais argumentos para trazer um ou outro lado mais para uma posição moderada.
O mesmo digo das duas empresas, que deveriam ser menos intolerantes. A HP já tem essa prática faz tempo. É óbvio que o problema tem gerado ruído. Pesquise no Google por ?cabo usb Hp problema?. A empresa mandava o cabo e resolveu não mandar mais. O usuário fiel da empresa merecia uma explicação, bem como, os detalhes do novo cabo, que apuramos precisa ser específico e de um tamanho ideal.
Mais: a empresa mudou o padrão dos cabos. Como o usuário muda de quatro em quatro anos de impressora, a geração antiga está se deparando agora com as novas impressoras USB. A HP é, assim, surda para o que o consumidor tem dito faz tempo.
Será que não existe no mundo nenhum cabo confiável que elas possa enviar? E, se não manda, não merecemos uma carta com explicação da mudança de política? Veja que a empresa está fechada para aprender com seus consumidores. É a anti-web 2.0.
Eles sabem do problema, tanto que os atendentes recebem as reclamações, mas não se mexem. Os profissionais do help-desk ainda não são os conselheiros da empresa, mas serão no futuro.
O caso da Submarino é tão grave quanto.
A Submarino induz ao erro. Importou a idéia da colaboração dos leitores da Amazon, como algo moderno, mas quando alguém crítica, resiste ao máximo em publicar. Mandam uma carta sem explicação detalhada do motivo pela qual não vai publicar o problema.
Ou seja, não querem criar um debate em torno do produto, informar ao máximo o leitor, ser mais do que uma loja, mas um espaço de conhecimento sobre cada item, no qual o usuário pode confiar em estar fazendo um bom negócio. Não, a colaboração é algo de fachada não para ser moderno, mas para parecer moderno.
A atitude é perversa, pois ao entrar no site da empresa e ver os comentários aos produtos, o comprador não sabe que o usuário que teve problemas com o dito cujo está tendo dificuldades para publicar o problema naquele ambiente.
É meia Web 2.0. Ou melhor, é Web 2.0 se interessar a venda. Se não interessar, não é Web 2.0.
É a Web 2.0 fake.
Esses traços de intolerância, autoritarismo, falta de diálogo das empresas e também dos consumidores fazem parte do grande desafio que temos agora, no qual o outro estará cada vez mais presente na nossa vida.
Precisamos dele para sobreviver na tsunami da informação. Temos que reaprender a conversar e dialogar se quisermos viver em um planeta melhor. Foi um pouco o que aprendi nesse longo debate sobre um cabo de R$ 7.00. Sinceramente, não esperava que um cabinho fosse valer tanto! [Webinsider]
.
Carlos Nepomuceno
Carlos Nepomuceno: Entender para agir, capacitar para inovar! Pesquisa, conteúdo, capacitação, futuro, inovação, estratégia.
29 respostas
Posso entender a irritabilidade que o assunto causa, mas na descrição do produto diz Acompanha cabo USB?
Sou cliente do Submarino e também comprava produtos HP. Sobre a HP também não faz o menor sentido não enviar um cabo que é essencial para o funcionamento do equipamento. Era um caso de se levar ao IDEC e entrar com uma ação cívil pública. A única impressora HP que encontrei no Submarino e que vem com cabo USB é a Photosmart Premium. O Submarino também tem culpa por não ser clara na descrição do produto. Até o sistema de abas que eles utilizam separando as informações sobre o produto confunde a grande maioria dos usuários, e parece que a intenção é essa. Nesse ponto eles deveriam se basear na Amazon, para cada produto você vê uma grande e detalhada página com todas as características, incluindo, fotos, vídeos, comentários, e uma nota para o produto (de 1 a 5 estrelas). Eu compro e procuro informações de produtos no site da Amazon, e pelo que posso notar eles não se importam em deixar comentários negativos e uma nota baixa para um produto, tanto que já encontrei muitos produtos que só tinham notas baixas e comentários desfavoráveis.
O que dá pena é que o Submarino não vê que, se agisse diferente, venderia mais. Mas empresário brasileiro costuma ser bem míope.
Acho um absurdo a Submarino negar a publicacao negativa de produtos, pois eu imagino que ela nao publica, por talvez ser a primeira a ser criticada. Acho abusivo uma propaganda enganosa, abuso de poder das empresas…Isso e falta de respeito. Se um produto e bom, como no caso da maioria da empresa HP, qual e o problema em serem claros, honestos quanto aos acessorios que acompanham o produto principal? Eu estou em dificuldade em entender esta politica de venda atualmente, sempre nos querendo enganar, sera que e moda ? Aconteceu comigo que a Submarino ligou na minha casa, oferecendo um cartao Fidelidade, que nao teria custo algum, e se eu comprasse na Submarino teria descontos. Depois de muito recusar, e perguntando se seria um cartao de credito, pois nao gostaria de mais nenhum, acabei aceitando. O cartao chegou e e claro que e um cartao de credito. Tentei anular, mas para isso, tinha que aceitar o cartao, depois anular. Pois e, esta semana recebi um telefonema da Submarino, me perguntando porque nao estou usando o cartao, que nao tem problema algum eu ter mais um cartao. Olha, alem do fato de me incomodarem na minha casa, ainda acham que estao certos…Nao esta dando para acreditar e aceitar estas coisas.
Judas, comentário 24,
veja que realmente já melhorou:
Atenção: O cabo USB não acompanha o Kit. O acessório deve ser adquirido separadamente.
Faltou ainda:
Atenção: O cabo USB não acompanha o Kit. O acessório deve ser adquirido separadamente. (((( O cabo é fundamental para que a impressora funcione adequadamente.)))))
Mas na impressora 4355:
http://www.submarino.com.br/software_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=10&ProdId=1593509&ST=SR
Veja que está diferente:
Não acompanha cabo USB.
Não há lógica, nem coerência na venda das impressoras da mesma marca.
Mas, sem dúvida, a que vc aponta está melhor do que a que eu comprei.
SUBMARINO.
IMPRESSORA HP:
http://www.submarino.com.br/cinephoto_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=26&ProdId=1810773&ST=SR#itensinclusos
O mesmo aconteceu com as câmeras Sony. A primeira que comprei, em 2003, veio com cabo USB, carregador, pilhas recarregáveis e cabo para conectar à TV. A segunda, comprada em 2006, não veio com nenhum acessório (no máximo, se não me engano, com o cabo de conexão à TV).
Analisando a crise aérea, acredito que a justiça é um dos pontos cegos do país, que vai da falta de vontade de entrar com processos, de um cabo (aqui narrado) a chegar no aeroporto e não conseguir embarcar com passagem comprada.
Já está na hora de pensarmos formas de trabalhar em rede, criar abaixo assinados e mudar leis de forma direta.
Inclusive, punir empresas.
Com um número X de assinaturas, o Ministério Público deveria abrir processo contra elas, contra governos, políticos, etc.
Seria algo que podíamos entrar tanto contra a HP e a Submarino, em função dos problemas aqui expostos.
abraços,
Nepomuceno.
Também fomos contemplados ao comprar uma impressora HP com a supresa de não existir um cabo. A compra foi feita por uma loja virtual, preço ok, entrega ok, mas ao abrir a caixa para instalar e testar a grande surpresa… o meu comentário logo foi: Nossa, houve uma falha e HP não colocou o cabo nesta caixa, vamos ligar e ver se eles podem enviar. Que inocência. Depois do contato telefônico veio a surpresa, frustação e revolta, necessariamente nesta ordem. Como pode uma empresa vender um equipamento e não fornecer o necessário para a sua utilização? Enviei um email para a HP, mas e daí? Nada… Se a moda pega, vamos comprar um monitor e os cabos não virão, ou ainda, vamos comprar um carro e uma peça importante não virá como uma bateria por exemplo. Hoje, antes de qualquer compra, qualquer uma, pesquiso muito, muito mesmo, não só preço, mas cada detalhe. Eu consigo, tenho conhecimento suficiente de tecnologia para tomar estas decisões, mas e se fosse meu pai? Meu avó? Se fosse sua mãe? Acharia que a impressora está quebrada? Melhor parar por aqui, porque exemplos deste tipo de empresas que atuam deste modo não faltam.
Aproveitando o artigo, vou um pouco além das empresas citadas aqui… assim como nosso amigo que comentou sobre o computador de Extra.
Minha namorada contratou a TIM WEB, recém lançada no mercado, e ficou tremendamente descontente com a velocidade. 34kbps aqui em Marília/SP. Não sei se é por causa da localização, mas ela foi obrigada a cancelar (com muito esforço. um técnico fez visita no local de instalação para confirmar a rapidez da conexão) e continuar usando a conexão discada…
AGora minha reclamação: Em absolutamente NENHUM lugar é divulgada a velocidade de conexão. Somente divulgar os planos através do limite de tráfego de informações. Isso pode facilmente induzir alguem ao erro.. afinal de contas, 1GB por R$64,00 pode soar mto bom nos ouvidos de algumas pessoas….
Portanto, ATENÇÃO! muita atenção antes de adquirir alguma coisa!!! seja uma impressora, um pc ou algum serviço…
Carlos, parabéns pelos 2 artigos!
Essa alfinetada nas 2 empresas foi ótima.
Se todos os brasileiros tivessem a coragem de expor sua opnião sempre que algo desse tipo ocorrece, talvez nosso nosso país estivesse melhor.
Abraços
Acho que realmente devemos pensar hoje, de forma compartilhada, divulgar as informações pertinentes ao conhecimento geral da população. Fico triste em pensar que uma empresa como a HP não forneça um mero cabo USB e mais revoltado ainda que o Submarino, oculte os comentários que mostram os problemas e as verdades sobre um produto. Entendo um pouco da área de informatica porque desde meus onze anos sou aficcionado, imagino como pessoas leigas em informatica, que queiram apenas imprimir uma foto, um documento ou outra coisa qualquer, e que vão elas mesmas comprar sua impressora, contando apenas com as informações apenas superficiais, sofram por causa de um maldito cabo USB. Temos o dever de divulgar esse tipo atitude de excluir itens vitais ao funcionamento de equipamentos, pois senao daqui a alguns anos, as empresas irao vender um monitor, mas sem o cabo ou uma caixa de som sem o cabo e assim por diante! Temos que melhorar as coisas nesse país…
Bom, do ponto de vista do direito do consumidor, se não estiver claramente indicado que o cabo não está incluído, o comprador ganha facilmente a causa no Procon. A HP e o Submarino confiam que o cidadão não vai se dar ao trabalho de ir ao Procon por causa de R$ 7,00. Não cabe ao usuário ser técnico em informática para comprar e colocar em funcionamento uma impressora destinada ao grande público (se fosse um equipamento sofisticado e destinado a gráficas, a questão seria diferente).
Resolvi o meu problema trocando todas as impressoras da minha empresa pela EPSON. A grata surpresa foi a redução do custo com cartuchos, além o cabo USB.
Carlos, eu concordo em tudo com você, não tenho que tirar nenhuma virgula. Mas existe uma forma de você criticar o produto no submarino.
Nem todos os posts são lidos, existe um bot a procura de certas palavras e nota baixa, se a encontra manda o e-mail.
Segue um link no proprio submarino onde os clientes criticam o produto: http://www.submarino.com.br/dvds_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=6&ProdId=1621805&ST=SE
Cordialmente
Pedro H. Matheus
Mais uma do Submarino. Seja bem vindo ao clube dos calotados pela empresa. Me lembra uma vez que comprei um mouse optico que demorou mais de um mês pra chegar em casa. Entre reclamações e afins, a forçada de barra pra tirar o deles da reta é incrivelmente cara-de-pau, tentando tranquilizar o que não pode ser justificado. Resultado: tive que comprar um mouse antes do deles chegarem e estou com ele aqui na embalagem até hoje.
É o total desrespeito com o cliente: você tem que torcer para dar tudo certo sempre, ou se não meu amigo, o capitão da empresa vai te fazer caminhar na prancha deles …
Abraço.
É com este tipo de politica que algumas empresas que digamos atendem a melhorar o relacionamento com seus clientes atuam.Lamentamos atitudes como a da Submarino em inibir os comentários dos compradores, uma copia barata e mal feita do Amazon, quanto a HP este fato parece ser normal para ela, visto tambem que não informa que o cabo deverá ser USB 2.0 , pois cabo USB 1.0 nãoinstalam a impressora, isto sem falarmos dos cartuchos, mais aí poderemos postar em outro topico.
Enquanto isto empresas como a Epson, Lexmark, Sansung , ganham mercado pensando correto. Quem sabe eles acordem para que um simples cabo de R$7,00 poderá custar muitos clientes a menos.
E lamentavel a atitude do Submarino e qualque outra site do genero de esconder as criticas aos produtos nos comentarios.
Isso mostra como funciona a midia no Brasil. Defendem apenas o proprio interesse. O povo e que se esploda.
Ja havia comprado um livro de um certa editora na submarino que o folha ficavam despencando de dentro do livro. Troquei o livro, porem foi em outros sites de autores que tiveram livros publicados que vi as criticas sobre a editora.
No submarino vi comentarios rasgando elogios a obra e nenhuma critica a qualidade do livro impresso.
Já que o assunto é cabo, gostaria tb de uma explicação lógica sobre os cabos de telefone celular… como é que um cabo que não custa nem 3 reais pra fabricar, é vendido a 70 reais ou mais nas lojas? Isso um absurdo!!!
Bem na verdade estou um pouco decepcionado com as opiniões que li e conversei com amigos, algo que parecia tão claro pra mim, que no caso era facilitar a vida de quem compra um produto seja qual for. A final não gostaria de compra um produto que para funcionar eu tenha que adquirir outros acessórios para que o mesmo funcione.
Pra mim parece que muitos não pensaram tanto no assunto, apenas diziam que é uma política do mercado, mas nem ao menos questionaram. Pelo contrario acham certo, a final já é assim, então pare de reclamar.
E fiquei pensando:
_Será que se os celulares e noteboks fossem vendidos sem a bateria e sem o carregador todos reclamariam ? ou aceitariam ?
_Será que se um guarda-roupas fossem vendidos sem as gavetas o povo ia reclamar ?
Tem tantos produtos que poderia citar.
Como seria o mercado se tudo fosse separado ?
Bem pra mim ainda digo que quero comprar algo para usar e não pra ficar olhando. Digo que quero reclamar e que a minha reclamação seja mostrada e não escondida, que propagadas como o Relaxa e compra não sejam proibidas de passar na tv porque se refere a um fato de uma personalidade política.
Alias creio que esse seria um assunto muito bacana pra se debater, a proibição da propaganda da Peugeot relaxa e compra.
Até mais pessoal.
Não costumo escrever comentarios mas tenho que abrir uma exceção. Parabens pelo texto, apesar de que o fato de grupos criarem suas verdades existe desde sempre, dentro ou fora da web. A questão mesmo é a tolerancia que cada dia menos se tem. Bom é só ver o mundo como está….
bem.. desrespeito a consumidor sempre existiu e o caso da HP, embora pareça extremo, nada mais é do que arrogância de quem domina o mercado. Temos outros exemplos, um dêles acontecido comigo: a revista magazine do linux, quando do seu lançamento, prometeu 1 cd anual, com o conteúdo dos 12 meses anteriores. Lançou o ano-I. O ano-II.. passou batido. Perguntei e, no resumo a resposta foi: resolvemos não fazer mais, fo***se. Quer outro exemplo de arrogância? a Miko$oft. Vc trabalha numa planilha por duas semanas. De repente o treco some. Mandam vc formatar e fazer de novo. Simples, não?
Gostei muito do artigo…
Gostaria de dizer que comprei uma impressora HP e me surpreendi em ter que comprar o cabo. Posso dizer que até me indiguinei um pouco, porém não fiz nada ….
Acho a atitude de escrever sobre isso muito bacana e pra ser bem sincero acredito que deveria existir um local (site) para debartermos sobre todos os produtos/modelos sem imparcialidade.
Detalhe, o técnico que trabalha comigo quando eu questionei sobre o cabo disse simplesmente: É as impressoras HP não vem mais com o cabo, mais é só comprar ali na loja, é baratinho…. conclusão vc esta certo…
Desculpe-me, acabei de descobrir que o culpado foi o seu mecanismo de comentários. Só agora que ele exibiu o meu comentário anterior, muito estranho
Engraçado, você falou tanto de respeitar a opinião dos outros, mas apagou o meu comentário anterior sobre essa matéria
NÃO ENVIOU O CABO?!?!?
EU METIA UM PROCESSO NA HP!
cara não mandar o cabo é a mesma coisa que vender um carro sem pneus vc tem ele(a impressora) com tanque cheio(os cartuchos que acompanhão a impressora na minha ploter veio) mas os pneus pra sair dirigindo da loja são retirados no ultimo momento sem previo aviso logo apos vc efetuar o pagamento e eles dizem q como vc não leu as letra de menos de 1 milimetro no canto da pagina vc não foi informado sobre as rodas que não acompanhavão o carro e se vc quiser andar com ele vai ter q comprar as rodas…e como vc quer sair de lá agora andando com o carro vc acaba pagando pelas rodas que é muito mais facil q processar a revendedora (nesse pais é bem mais facil vc pagar e sair andando do que perder 3 anos num processo que é o que provavelmente vai acontecer com vc no caso da impressora)
mas eu queimava o filme deles….
eu não sei vc mas eu não vou deixar eles fazerem o que bem entenderem comigo se é comigo eu devolvo a impressora peço meu dinheiro de volta e digo que vou comprar do concorrente por que eles mandão o cabo incluso no preço da impressora!
e se eles falarem que vc não pode devolver vc alega um defeito no produto de fabrica não veio com a peça de conexão com o pc que é necessario pro funcionamento…
flw
Parabéns pelo artigo. Concordo integralmente com o exposto pelo autor.
Infelizmente, a despeito do código do consumidor, as empresas – em sua grande maioria – deitam e rolam, literalmente, em cima do consumidor brasileiro.
Poderia encher uma páginas amarelas,(para quem se lembra da outrora famosa lista telefônica), com nomes de empresas e/ou produtos com vícios ou defeitos; Mas, só para citar um probleminha bem recente, vou dizer que ontem 18/07/2007, ví um anúncio do Hipermercados Extra na net com os seguintes dizeres:
SÓ HOJE! – Computador Kennex Celerom D 2.66 Mhrtz.,HD 80 Giga. com placa PCTV, e monitor LCD 17, entre outras vantagens.
Pois bem, não quis comprar pelo site. Fui até uma loja Extra e após uma breve análise juntamente com o vendedor me decidi pela compra.
Aviso da Loja através de carimbo na nota fiscal – 3 dias para troca na loja – após isso leve o equipamento na assistência técnica.
Chego em casa…desembalo a CPU…verifico que existe um acabamento horrível com duas fendas enormes nas laterais do gabinete, onde, em uma delas, está afixado um selo de papel dizendo que se for rompido perderei a garantia…
Meus Deus!
O sistema é Linux…a placa PCTV ( ví no manual e na caixa que só continha os cabos ) pois ela está instalada na CPU, só funciona ( se é que funciona ) em WINDOWS.
O HD que deveria ser de 80 giga só tem 71 giga.
71? Não seria 171?
Se formato a máquina e instalo Windows perco a garantia…Se o selo de papel se rompe…perco a garantia…
Que garantia ???
Ligo no suporte;
Que suporte ???
Não atendem (só até as 17:45hrs.)
A placa PCTV serve para que?… se ela só funciona em Windows e está instalada num computador com linux ???
Conclusão: Hoje 19/07/2007 voltei na Loja e devolvi o equipamento…estou aguardando o estorno das parcelas do cartão de crédito…
Transparência ainda é uma questão não muito bem aceita pelas empresas. Incrível como a idéia retrógrada de não esclarecer ao consumidor tudo o que é preciso faz com que essas empresas realmente acreditem que estão levando alguma vantagem escondendo informações.
A Submarino peca e o mundo virtual fica logo, logo sabendo, num busca rápida em qualquer motor. A HP quer economizar 7 reais e consegue atrair a fúria de consumidores que vão pensar duas vezes antes de fazer o próximo upgrade.
A mentira e a omissão ainda são práticas consideradas louváveis quando se trata de obtenção de lucros. Mas a internet aos poucos vai destapando os olhos de todo mundo…
Com o perdão de algumas palavras de baixo calão, mas as empresas no Brasil têm a seguinte relação com o consumidor: Para elas, o consumidor é um otário à ser sacaneado em cada simples compra que ele for tentar. E elas são ajudadas nisso pela piada que é a nossa justiça, pois muitos desistem de cobrar ressarcimento / explicações / etc por saber que o processo levaria (e leva) anos. E não vejo mudança nisso sem ser necessário uma verdadeira guerra contra tais empresas.