BlogCamp: os blogs se organizam em desconferência

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Quando surgiu a idéia de se organizar um encontro entre blogueiros e profissionais de comunicação, o formato não poderia ser outro: desconferência. Nesse modelo os participantes são todos potenciais oradores.

Não há palestras ou palestrantes previamente definidos, cada um se organiza da forma que achar conveniente para, no dia, reservar um espacinho e falar, ouvir, debater e interagir com os outros participantes sobre o assunto que deseja expor.

Mas o que os blogueiros têm a dizer que não possa ser escrito em seus blogs? Muita coisa, acredito. Tanto que o conceito tomou forma e foi conduzido em velocidade tamanha – e necessária – que cresceu, se organizou, ganhou dimensões e novas idéias agregaram-se à original tornando-a ainda mais interessante. Nasceu o BlogCamp Brasil.

O tema principal, assim chamado por conta de sua relevância no meio e de sua aceitação quase que absoluta entre os participantes como algo fundamental a ser discutido – O atual papel dos blogs como gerador de conteúdo e fonte de informação, em contraposição à visão dos diários virtuais – ganhou debate, bate-papo, mesa redonda se assim for possível.

Teremos jornalistas convidados, profissionais envolvidos em comunicação, publicidade e propaganda, estudiosos, autores de livros – a maioria deles blogueiros, outros não.

A posição que os blogs têm atingido na internet, não somente em termos de resultados de busca, mas em preferência do leitor, tem efeitos em todos os outros formatos existentes. Blogs ganham credibilidade, visibilidade, dão furos de notícia, mas ainda reclamam da falta de reconhecimento. Por outro lado, começam a sentir uma espécie de rivalidade não declarada por parte da mídia tradicional – vide a propaganda do Estadão que levanta justamente questão da credibilidade nos blogs – e não podem jogar nos mesmos parâmetros, obviamente, por falta de recursos financeiros.

Mas blog não é veículo – é formato – e não pode ser comparado a uma empresa pequena, quem dirá a um grande veículo de comunicação.

Então os blogs se organizam e começam a falar em união. Os blogs, que quem os acompanha pode notar o quanto de farpas são trocadas, o quanto de ego que existe e que se inflama. Perfeitamente natural, num ambiente que é, e sempre será, parcial, pessoal. É isso que difere os blogs da mídia tradicional, temos personalidade, opinião. E é por isso que muitos leitores preferem acompanhar blogs a jornais, onde eles não podem opinar sobre a matéria, discordar da editoria ou mesmo fazer um link para seu próprio site ao comentar sobre determinado artigo, complementando-o.

Blogs são conversações.

BlogCamp Brasil
Local: Casa Gafanhoto – Av. Rebouças, 3181 – São Paulo / SP
Data: 25 e 26 de Agosto de 2007 – das 10h as 17h
Incrições: Gratuitas, via internet

.

<strong>Manoel Netto</strong> (contato@tecnocracia.com.br), desenvolvedor web desde 1998, é apaixonado por tecnologia desde que nasceu e mantém o blog <strong><a href="http://www.tecnocracia.com.br/" rel="externo">Tecnocracia</a></strong>

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

6 respostas

  1. Atingiu o ponto certo no final, blogs são conversações.
    E não entendo a birra que os grandes veiculos tem com esse formato. Acho que é medo de perder espaço para um coisa dita sem crédito, isso seria muito desconfortável para eles.

  2. Parabéns aos que tiveram a iniciativa. Agora é aproveitar o encontro para trazer resultados concretos para os blogs nacionais 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *