Google lança seu aplicativo de apresentações online

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O Google já tinha no seu produto Google Docs concorrentes online para o Word e o Excel da Microsoft. Há uma corrida desesperada para definir quem dominará o mercado que podemos chamar de Office 2.0, composto por aplicativos que ficam na web e podem ser acessados por qualquer computador conectado.

google-powerpoint.jpg

.

Agora é a vez do Powerpoint.

Como antecipamos há meses, o Google lançou oficialmente o seu software de apresentações concorrente do Powerpoint. Comparado ao produto da Microsoft, o aplicativo online é bem básico. E esta é exatamente das maiores vantagens dos programas do Google em relação às versões desktop da Microsoft.

No início deste ano o Google comprou uma empresa que já trabalha na área de apresentações e conversão de documentos online, a Tonic. É a partir desta compra que desenvolveram seu próprio aplicativo de apresentações.

Em 25 línguas

O Google tem sempre uma preocupação com os usuários locais, em vários países (e dinheiro para traduzir seus produtos para tantas línguas, em lançamentos simultâneos). Com este caso não foi diferente: o produto está disponível em português.

Colaboração

Não é justo comparar um produto online com um offline. Cada um tem suas características: o online tem obrigação de ser rápido num ambiente que não facilita muito, mas tem a vantagem genial de facilitar a colaboração, sem trocas infinitas de e-mails e cópias de arquivos. O software desktop tem a vantagem de estar em uma plataforma mais rápida do que a web e por isso pode ter recursos mais pesados.

O legal do Google Docs, seja com apresentações, documentos ou planilhas, é a facilidade que um usuário tem de compartilhar seu documento com outros, evitando o vai e vem de versões.

Para compartilhar, basta enviar um link

Quando uma apresentação é publicada, o apresentador pode simplesmente enviar um link para outras pessoas, que podem acompanhar a apresentação. Na lateral da tela há um chat do Google Talk para que os usuários troquem idéias sobre a apresentação enquanto estão assistindo.

Os usuários podem:

  • Criar e manter apresentações em um único lugar na Web que é acessível a qualquer hora em qualquer computador que tenha internet;
  • Administrar, atualizar e compartilhar apresentações com colegas, enviando um simples e-mail de convite;
  • Editar juntos e em tempo real, ou contribuir em horas diferentes a mesma apresentação na web;
  • Publicar, apresentar e controlar slides para qualquer pessoa na web, ou para indivíduos convidados, sem necessidade de qualquer configuração especial;
  • Chat para quem assiste conversar sobre a apresentação;
  • Importar apresentações.

Não testei exaustivamente o produto, mas a primeira impressão é a de que eu finalmente poderei desinstalar o Microsoft Office para não vê-lo novamente tão cedo. O Powerpoint era o último programa que me fazia manter o produto da Microsoft instalado no meu computador. Agora poderei me libertar do computador local (em relação a este tipo de documentos, pelo menos) e aproveitar os benefícios do Office 2.0.

Veja uma apresentação em inglês que explica os conceitos do Google Docs:

Aproveitando, veja aqui os slides que eu usei na palestra que ministrei na PUC semana passada. [Webinsider]

.

Gilberto Jr (gilbertojr@gmail.com) tem experiência no mercado digital como designer de produtos, fundador de duas startups, gerente de projetos em agências digitais e gerente de produto no Scup. Agora procura um novo desafio. Veja mais no Linkedin.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

11 respostas

  1. eu gosto da ideia de criar slides na web, pq esses dias eu estava fazendo trab de faculdade, e criei uma apresentação para um seminario e fiz esta apresentaçao com os meus colegas de grupo cada um no seu computador e em sua casa, e estamos conectado pelo gtalk e usando esta nova ferramenta do google… foi demais…

    mas achei a ferramenta um pouco a desejar, neste lance de nao salvar no formato .ppt , afinal, todos os meus colegas usam o Windowns.

    a propria Google quado surgiu disponibilizava seus aplicativos apenas pra o OS windowns, depois de muito tempo que eles disponibilizaram para o linux e mac….

  2. Fernando,

    Você sabe o que é Web 2.0 e para que ela serve?
    Você disse:
    Se a questão é a colaboração, a cada dia que passa estão mais comuns portais colaborativos dentro das empresas, que fazem seu papel no gerenciamento de versões, backups, alertas para pessoas interessadas no arquivo, workflows, busca, etc.

    E perguntou:
    Então, o que me motiva a migrar para esse tipo de solução?

    O que motiva? Será que 1 bilhão de pessoas que acessam a internet te motiva? Ou não? Porque comparar sistemas de web 2.0 com colaboração online de qualquer máquina, em qualquer lugar do planeta com um portal colaborativo onde por mais que existam milhares de ferramentas é completamente limitado a um espaço físico e a um número pequeno de pessoas, é NO MÍNIMO imprudência da sua parte.

    Pela primeira vez na história da internet as grandes empresas estão usando o maior potencial da internet (o número de usuários) a favor dela. Desperdício é criar ferramentas de colaboração e deixá-las limitadas em um só lugar. O Google está certinho… cria as ferramentas, disponibiliza gratuitamente e vai melhorando-as aos poucos. Isso é web 2.0 e não se compara com nada!

  3. É verdade, concordo com o Vicente, senão dá para salvar no computador então o serviço é limitado.

    Agora, como as empresas estão lançando softwares que já existiam offline em online né? O Google a Adobe nossa… Daqui a pouco o sistema operacional vai ser online, já pensaram nisso?

    Abs

  4. Não é concorrente e não deve ser tratado como tal. Tem como um foco completamente diferente do publico que utiliza o Office. Talvez atinja quem usa o Office pirata, mas aí a MS não ganhava nada mesmo. Fiquei curioso só com o seguinte: o que o autor vai fazer com a cópia que vai desinstalar do Office? Porque depois de investir a grana que custa um Office, desisntalar pra usar ferramentas do Google não parece muito inteligente. Ou será que a cópia é pirata?

  5. Gente, o artigo é legal, mas o filme é uma pérola de criatividade, objetividade e clareza…

    Vou testar o mais novo membro da família, mas desde já não me assusto com a possível limitação de não salvar offline: do jeito que a coisa vai, rapidinho estarão disponibilizando mais essa (e outras) novidades…

  6. Ainda não enxergo vantagem nesse tipo de ferramenta online. Todas são ainda muito (muito mesmo)limitadas. Sei que em breve teremos muito mais recursos disponíveis, mas acho que a tendência é usarmos cada vez menos o browser, como conhecemos hoje.

    Se a questão é a colaboração, a cada dia que passa estão mais comuns portais colaborativos dentro das empresas, que fazem seu papel no gerenciamento de versões, backups, alertas para pessoas interessadas no arquivo, workflows, busca, etc.

    Então, o que me motiva a migrar para esse tipo de solução?

  7. O mais bacana pra mim será qd alguem colocar o som sincronizado do palestrante ou apresentador. Ia ser muito mais interessante do que apresentações com tópicos soltos.

  8. Discordo,

    A proposta do Google não é criar um substituto offline ao Power Point, mas sim disponibilizar uma ferramenta que permita a um grupo de usuários trabalhar em um único documento on-line, de modo a facilitar o controle de versões.

    O próprio vídeo diz isso.

  9. Eu também gostei Gilberto. Apesar de simples ele tem um problema que eu considero muito grave. Não exporta em formato ppt ou pps. Você não consegue abrí-lo em uma apresentação offline. Eu pelo menos não consegui.

    []s

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *