Web analytics já possui uma cultura no Brasil

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A web sempre foi descrita como a mídia onde seria possível medir absolutamente tudo. Mas em seu ínicio no Brasil foi limitada pelo primeiros softwares de web analytics baseados na leitura do log dos servidores web. Naqueles primeiros dias as ferramentas para análise de servidores estavam basicamente com o pessoal de TI.

O objetivo era manter o melhor possível a resposta do nosso site aos visitantes e acompanhar nossa performance através de análises de visitantes únicos e páginas vistas.

Com a chegada dos web analytics que passaram a utilizar cookies para identificar usuários únicos, re-visita ao site e tantas outras informações, pudemos fazer uma análise mais profunda deste movimento, principalmente pela área de marketing.

Mas esta prática, infelizmente, parecia reservada a empresas de grande porte ou que tinham seus negócios puramente na web.

Um dos motivos era o custo do investimento em ferramentas de software que pudessem nos mostrar mais informações, como Web Trends, Omniture, NetTracker, Certifica e Atmosphere.

O outro motivo era a falta de cultura no uso dessas ferramentas.

A cultura no uso de web analytics no Brasil então ainda era muito restrita a profissionais que tiveram acesso a este tipo de ferramenta. O caminho começou a mudar mais forte com a chegada do Google Analytics – que pode não ter a profundidade de informações das ferramentas do parágrafo anterior, mas é um excelente início para o desenvolvimento desta cultura.

Trata-se de um serviço gratuito, muito útil a profissionais e empresas, que necessitam manter um grupo para analisar os resultados ou contratar uma consultoria para realizar estas análises.

A necessidade de entender os resultados de nossos sites e a força com que o Google Analytics deu para que isso pudesse ocorrer pode ser vista no gráfico abaixo, que mostra o aumento de pesquisas feitas sobre o tema no buscador Google.

Na parte superior, a partir de 2005, as pesquisas no mundo todo; na parte inferior, considerando o Brasil, a partir de 2007.

analytics_2005.jpg
Fonte: Google Trends

Hoje, aqui no Brasil, já possuimos um grupo de discussão sobre o tema (webanalytics_brasil), encontros mensais organizados por este grupo (Web Analytics Wednesday) e os cursos sobre o tema, como os do I-Group e os da Jump Education em parceria com o IAB-Brasil.

Microsoft tem o Gatineau

No sucesso que tem sido o uso do Google Analytics, a Microsoft lançou o Gatineau da MSN no final do ano passado, o que pode aumentar ainda mais o uso e o desenvolvimento dos profissionais nesta área.

Ainda carecemos muito de especialistas, treinamento e informações, mas sem dúvida esta área terá um crescimento muito forte nos próximos meses. Aguardem. [Webinsider]

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Ruy Carneiro (ruy.carneiro@waconsulting.com.br) é sócio da WA Consulting, consultoria em web analytics e análise de métricas, e diretor do comitê de Web Analytics da IAB Brasil.

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5 respostas

  1. Vou responder dois comentários em um:

    Cezar, voce tem razão e eu coloco isso no texto, o Google Analytics não é o melhor web analytics do mercado, mas ele tem evoluido muito desde a primeira versão e contrataram profissionais muito experiêntes da área no EUA e Europa para auxiliar nesta evolução. Mesmo assim o GA é uma ótima ferramenta para voce começar a conhecer sobre métricas, principalmente em um site pequeno. Outro ponto é que existe muitas facilidades do GA que as pessoas não conhecem e por isso mesmo não usam, vou colocar várias delas nos próximos artigos.

    Antonio,
    valeu pela dica do video, já a conhecia e não é a única, vale a pena pesquisar no YouTube que tem vídeos ótimos de experts falando sobre Web Analytics, SEM, otimização de site e muito mais. Vale a pena.

  2. Muito boa a matéria Ruy!
    Tenho dois comentários que acho que complementarão seu artigo.

    Primeira coisa é que o Google ainda não possui a melhor ferramenta de Analytics que existe, mas foram eles quem deram, talvez, o passo mais importante, pois popularizaram esta prática! E isso é o primeiro passo para que os desenvolvedores se interessem, que a prática comece a ser mais usada e evolua mais rapidamente.

    A segunda coisa é, como você mesmo disse no comentário acima, as pessoas tem que saber usar o sistema, pois não adianta ter apenas os dados, mas elas tem que usar da maneira correta e da forma mais proveitosa possível, transformando estes dados em soluções de web marketing, análise de público, etc.

  3. Raquel,
    concordo com voce, precisamos disseminar este conhecimento. Por enquanto estamos fazendo isso através dos encontros do WAW e do grupo de discussão webanalytics_brasil no Yahoo Group.
    É uma área bastante interessante que necessita que as pessoas tenham não só um conhecimento da ferramenta, mas tambem do processo de análise, estatística, tecnologia e web marketing, tem muito o que estudar.
    A diferença de datas entre os dois gráficos, é o que eu estimo que estamos atras no desenvolvimento desta área com relação ao EUA e a Europa.

  4. Matéria bastante objetiva e adequada. Apesar de prevista esta ascensão de interesse por métricas, com esta tendência há um fomento para também organizar e profissionalizar as métricas. No mínimo, a médio prazo elas se converterão em ciência e agregarão confiabilidade às estratégias dos especialistas de marketing e comunicação ampliando, cada vez mais os investimentos das empresas no ambiente digital. Será mais interessante ainda, se não limitar-se a um universo exclusivo de profissionais da área, mas que os conhecimentos adquiridos possa adentrar os muros das universidades e melhor preparar os futuros profissionais para o mercado de trabalho.

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