A agência Espalhe aparentemente deu um tiro no pé ao dividir com todo mundo, inclusive com a concorrência, sua compilação de informações sobre marketing de guerrilha e boca-a-boca. O nome do projeto é Guerrilhapedia.
Não sei há quanto tempo ele está no ar. Só fiquei sabendo hoje via Twitter porque incluiram um verbete sobre o Conectado e outro sobre mim.
Agora qualquer pessoa pode conhecer glossário, ferramentas, bibliografia, entre outros dados estratégicos desse campo de atuação. Será que eles ficaram loucos?
Em outro texto mencionei como a informação (broadcast) que era um serviço escasso há dez anos, agora é abundante. Hoje você não discursa, participa da conversa. Então, acompanhem o raciocínio:
1) Qualquer pessoa com o mínimo de familiaridade com mecanismos de busca na Web conseguiria, tendo tempo disponível, reunir as informações que aparecem na Guerilhapedia – tanto que há links para a maioria do conteúdo. Com uma visita inicial à Wikipedia em inglês a pessoa já faz a farra – aqui o verbete Guerilla Marketing.
2) Ao criar uma página Wiki para juntar informação, a empresa oferece aos próprios funcionários um ambiente para pesquisa e para compartilhamento de informações e experiências. Faz sentido acessar na hora, por exemplo, de montar um projeto, e faz mais sentido ainda documentar resultados, na medida em que essa é uma maneira de demonstrar rendimento e participação. Mas eles poderiam ter feito isso em um servidor interno, não?
3) Ao abrir a informação e ao fazer isso antes de todo mundo, você têm mais chances de se tornar a referência no assunto. Provavelmente este site será divulgado entre estudantes de marketing e publicidade e haverá a possibilidade de, em retribuição, algumas dessas pessoas acrescentarem ou editarem os verbetes.
4) Ao circular, o site será citado, aumentando sua visibilidade dentro do Google. Isso quer dizer que mais e mais as pessoas que buscarem palavras-chave como marketing de guerrilha e boca-a-boca serão direcionadas para a Guerrilhapedia e consequentemente para a Espalhe, que é a dona do projeto.
5) Isso sem contar no benefício de ser referência no assunto. As pessoas de outras agências eventualmente consultarão a Guerrilhapedia, porque é um serviço útil, e estarão mais propensas a considerar a Espalhe para realizar ações dessa natureza.
Esqueci alguma coisa?
Ah, só uma. Sugiro que a Espalhe registre esse domínio porque, além de ser um nome legal e facilitar o acesso, outra pessoa poderá fazer uma ação guerrilheira e sequestrar essa idéia. 😉 [Webinsider]
.
Juliano Spyer
Juliano Spyer (www.julianospyer.com.br) é mestre pelo programa de antropologia digital da University College London e atua como consultor, pesquisador e palestrante. É autor de Conectado (Zahar, 2007), primeiro livro brasileiro sobre mídia social.
7 respostas
O conceito abordado com o pédia faz menção a co-criação de Prahalad, fomentar novas idéias gerando mais conhecimento gratuito, no conceito de guerrilha, os verdadeiros seguidores sabem que o que é bom, tem que vir de graça.
abçs
Sou fã da Agência Espalhe, tenho ela e o blog de guerrilha, como grandes referencias na àrea que particularmente chamo de marketing alternativo, e essa sacada do guerrilhapedia só prova que os caras são de mais. Estou fazendo um tcc sobre marketing de guerrilha, e eles são minha grnade inspiração.
Visite
http://acidoapimentado.blogspot.com/
MArketing Guerrilha, marketing em geral e um pouco de algo sem nexo.
Oi Juliano, me identifiquei bastante com o seu post, pois, a Agência F.biz (empresa na qual eu sou um dos sócios), tem um blog desde o ano passado – http://www.mobilepedia.com.br – com o objetivo de cobrir e discutir os cases de mobile mkt brasileiros e internacionais.
Acredito que temos um pensamento semelhante ao da Espalhe…o blog tem a função de compartilhar conhecimento, ou seja, estamos ao mesmo tempo ensinando e aprendendo….o que no final do dia, faz com que todo o mercado cresça…
Abraço.
É, meu caro, foi dar a idéia, a galera cai matando. Mas mesmo q outra pessoa/empresa registre, acredito q a Espalhe continuará sendo reconhecida como o pai do Guerrilhapedia, por está há algum tempo no ar.
Muito boa iniciativa!
Juliano,
Lamentavelmente este é o país do jeitinho e pelo visto alguns dos leitores do seu artigo resolveram tirar proveito da situação:
guerrilhapedia.com.br
Domínio disponível para registro.
OBS: Já existe(m) ticket(s) emitidos para este domínio.
Ticket: #4588578
Ticket: #4627182
Ticket: #4628320
Fiz a consulta fazem 2 minutos…
Há uma chance deles conseguirem reverter essa situação: correr e registrar a marca IMEDIATAMENTE.
Bons Negócios!
Rudinei R. Modezejewski
http://www.e-marcas.com.br
Boa citação.
O site reúne boas informações e promete.