Espalhe disponibiliza enciclopédia sobre marketing de guerrilha

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A agência Espalhe aparentemente deu um tiro no pé ao dividir com todo mundo, inclusive com a concorrência, sua compilação de informações sobre marketing de guerrilha e boca-a-boca. O nome do projeto é Guerrilhapedia.

Não sei há quanto tempo ele está no ar. Só fiquei sabendo hoje via Twitter porque incluiram um verbete sobre o Conectado e outro sobre mim.

Agora qualquer pessoa pode conhecer glossário, ferramentas, bibliografia, entre outros dados estratégicos desse campo de atuação. Será que eles ficaram loucos?

Em outro texto mencionei como a informação (broadcast) que era um serviço escasso há dez anos, agora é abundante. Hoje você não discursa, participa da conversa. Então, acompanhem o raciocínio:

1) Qualquer pessoa com o mínimo de familiaridade com mecanismos de busca na Web conseguiria, tendo tempo disponível, reunir as informações que aparecem na Guerilhapedia – tanto que há links para a maioria do conteúdo. Com uma visita inicial à Wikipedia em inglês a pessoa já faz a farra – aqui o verbete Guerilla Marketing.

2) Ao criar uma página Wiki para juntar informação, a empresa oferece aos próprios funcionários um ambiente para pesquisa e para compartilhamento de informações e experiências. Faz sentido acessar na hora, por exemplo, de montar um projeto, e faz mais sentido ainda documentar resultados, na medida em que essa é uma maneira de demonstrar rendimento e participação. Mas eles poderiam ter feito isso em um servidor interno, não?

3) Ao abrir a informação e ao fazer isso antes de todo mundo, você têm mais chances de se tornar a referência no assunto. Provavelmente este site será divulgado entre estudantes de marketing e publicidade e haverá a possibilidade de, em retribuição, algumas dessas pessoas acrescentarem ou editarem os verbetes.

4) Ao circular, o site será citado, aumentando sua visibilidade dentro do Google. Isso quer dizer que mais e mais as pessoas que buscarem palavras-chave como marketing de guerrilha e boca-a-boca serão direcionadas para a Guerrilhapedia e consequentemente para a Espalhe, que é a dona do projeto.

5) Isso sem contar no benefício de ser referência no assunto. As pessoas de outras agências eventualmente consultarão a Guerrilhapedia, porque é um serviço útil, e estarão mais propensas a considerar a Espalhe para realizar ações dessa natureza.

Esqueci alguma coisa?

Ah, só uma. Sugiro que a Espalhe registre esse domínio porque, além de ser um nome legal e facilitar o acesso, outra pessoa poderá fazer uma ação guerrilheira e sequestrar essa idéia. 😉 [Webinsider]

.

Juliano Spyer (www.julianospyer.com.br) é mestre pelo programa de antropologia digital da University College London e atua como consultor, pesquisador e palestrante. É autor de Conectado (Zahar, 2007), primeiro livro brasileiro sobre mídia social.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

7 respostas

  1. O conceito abordado com o pédia faz menção a co-criação de Prahalad, fomentar novas idéias gerando mais conhecimento gratuito, no conceito de guerrilha, os verdadeiros seguidores sabem que o que é bom, tem que vir de graça.

    abçs

  2. Sou fã da Agência Espalhe, tenho ela e o blog de guerrilha, como grandes referencias na àrea que particularmente chamo de marketing alternativo, e essa sacada do guerrilhapedia só prova que os caras são de mais. Estou fazendo um tcc sobre marketing de guerrilha, e eles são minha grnade inspiração.

    Visite
    http://acidoapimentado.blogspot.com/
    MArketing Guerrilha, marketing em geral e um pouco de algo sem nexo.

  3. Oi Juliano, me identifiquei bastante com o seu post, pois, a Agência F.biz (empresa na qual eu sou um dos sócios), tem um blog desde o ano passado – http://www.mobilepedia.com.br – com o objetivo de cobrir e discutir os cases de mobile mkt brasileiros e internacionais.

    Acredito que temos um pensamento semelhante ao da Espalhe…o blog tem a função de compartilhar conhecimento, ou seja, estamos ao mesmo tempo ensinando e aprendendo….o que no final do dia, faz com que todo o mercado cresça…

    Abraço.

  4. É, meu caro, foi dar a idéia, a galera cai matando. Mas mesmo q outra pessoa/empresa registre, acredito q a Espalhe continuará sendo reconhecida como o pai do Guerrilhapedia, por está há algum tempo no ar.

  5. Juliano,

    Lamentavelmente este é o país do jeitinho e pelo visto alguns dos leitores do seu artigo resolveram tirar proveito da situação:

    guerrilhapedia.com.br
    Domínio disponível para registro.
    OBS: Já existe(m) ticket(s) emitidos para este domínio.

    Ticket: #4588578
    Ticket: #4627182
    Ticket: #4628320

    Fiz a consulta fazem 2 minutos…

    Há uma chance deles conseguirem reverter essa situação: correr e registrar a marca IMEDIATAMENTE.

    Bons Negócios!

    Rudinei R. Modezejewski
    http://www.e-marcas.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *