Microsoft adquire a Powerset contra o Google

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A compra da empresa de buscas Powerset foi, sem dúvida, a melhor iniciativa da Microsoft para bater no Google.

Há pouco mais de um mês eu conheci o site. Ele faz buscas exclusivamente na Wikipédia e tenta organizar melhor o conteúdo dela fazendo relações semânticas. Digo tenta, porque essa tecnologia ?semântica? da Powerset ainda não está boa o suficiente para não merecer aspas nesta frase.

No entanto, todo mundo sabe que para determinados tipos de busca, principalmente os que começam na nossa cabeça com ?o que é?? começam no Google mas acabam quase sempre na Wikipédia. E a própria Wikipédia não tem um sistema muito bom de busca. Aí aparece a oportunidade.

Sabendo a quantidade gigantesca de cliques que saem do Google para a Wikipédia, a Powerset, que tem diversas ferramentas para buscar e navegar pelo conteúdo do site, tem a chance de pegar uma boa fatia do mercado.

Por isso faz mais sentido, na minha opinião, a Microsoft comprar a Powerset do que comprar o Yahoo, por exemplo. Sendo um site bem novo, certamente ainda não tem muita audiência, mas eu acredito que tem mais potencial de crescimento que a busca do Yahoo.

Muitas vezes eu busco direto no Powerset em vez do Google. Para mim há três lugares pra buscar, nesta ordem: Google, Powerset, Delicious. Com o Powerset na Microsoft, pelo menos nas minhas buscas haverá uma boa equivalência entre os três gigantes, Google, Microsoft e Yahoo (que é dono do Delicious).

Minha experiência de usuário não corresponde ao mercado todo, claro.

Mas por mais que para mim a busca à Wikipédia do Powerset seja algo muito importante, ao ponto de concorrer com o Google, não foi este o motivo da compra. A Microsoft pretende integrar a tecnologia de “natural language” ao Live Search até o fim do ano. É algo que entende quando você pergunta “quem é Oswald de andrade” e diferencia de “o que Oswald de Andrade fez”.

Eu acho que vou continuar não usando o Live Search e usando cada vez mais o Wiki-Powerset. [Webinsider]

.

Gilberto Jr (gilbertojr@gmail.com) tem experiência no mercado digital como designer de produtos, fundador de duas startups, gerente de projetos em agências digitais e gerente de produto no Scup. Agora procura um novo desafio. Veja mais no Linkedin.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

  1. Quando o Powerset entrou na primeira versao de testes, fazia outros tipos de busca, mas era bem interessante. O princípio básico é de natural language e da interpretacao disso. Exemplo: fulano MATOU beltrano / beltrano FOI MORTO POR fulano. No google é dificil pesquisar isso, mas o Powerset interpreta. Coisa+conectivo+coisa.

    Powerset foi comprado pela Microsoft ou Microsoft comprou Powerset? 🙂

  2. Se a Microsoft conseguir integrar a funcionalidade do Powerset perfeitamente no Live Search, a Google vai precisar melhorar ainda mais o seu algoratimo, porque terá um concorrente de peso.

    Pelo menos, tento acreditar nisso. 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *