Widgets no Orkut podem remunerar programadores

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Há diversas maneiras para um programador ganhar dinheiro, além de um emprego fixo. Além dos free-lances, ele poderia desenvolver um software e colocá-lo à venda ou escrever um blog sobre um nicho interessante e ganhar com publicidade.

No dia 8 de julho foi oficialmente lançada uma boa novidade no Orkut, que traz consigo uma nova oportunidade para desenvolvedores: os widgets. Através destes pequenos aplicativos embutidos no perfil do usuário será possível criar jogos, programas e outras maneiras novas e criativas de aproveitar o poder da rede social mais usada no Brasil.

As duas telas de um widget

Um widget feito através da plataforma OpenSocial tem basicamente duas telas: profile view e canvas view.

No profile view, o widget aparece como uma caixa de 470 por 280 pixels dentro do perfil do usuário. No perfil os widgets aparecem um embaixo do outro. No canvas view, o widget ocupa todo o espaço disponível no Orkut, 765 por 600 pixels, ou seja, uma tela só para ele.

Bom suporte para Ajax

Embora possa parecer que apenas duas telas representem muito pouco, é bom lembrar que o OpenSocial, aliado à API de gadgets do Google, tem um suporte muito poderoso para Ajax. Com isso, com apenas duas telas é possível projetar praticamente qualquer tipo de conteúdo e interação de um site normal dentro do seu widget.

Para fazer um widget no OpenSocial você só precisa saber html, xml e javascript. Mas se precisar, também dá pra usar linguagens server-side como PHP e Ruby on Rails.

Há também três tipos diferentes de usuários:

  • O visitante, que é a pessoa que está vendo o widget no perfil de um amigo;
  • O dono do perfil, que é o dono do perfil no qual o widget está sendo exibido;
  • E os amigos, que são todos os usuários adicionados como amigos do dono do perfil e do visitante.

Poder selecionar informações vindas apenas dos amigos de quem está visualizando o widget é muito interessante! A principal barreira para se criar um site colaborativo é justamente levar as pessoas a se cadastrarem e adicionarem umas às outras como amigos. No caso de um widget, essa parte já foi bem feita pelo Orkut.

Além disso, quando um usuário interage através do widget, aquilo que ele fez aparece na área de atualizações recentes do perfil do usuário.

Mais bem sucedido que um site

A aparência de “aplicativinho” dos widgets pode fazer parecer que são apenas brincadeiras, coisa para um programador fazer em uma noite de insônia. Não se engane: um widget bem sucedido no Orkut pode ter muito mais visitantes e tempo de visualização do que um grande site.

Além disso, com o OpenSocial você alcança usuários muito além do Orkut, pois outras redes sociais como o Ning, MySpace, Hi5, entre outras, também aderiram ao OpenSocial.

Assim, inserindo propagandas no canvas view, um bom programador com uma idéia legal pode fazer algum dinheiro através do Orkut.

Agregadores de widgets ajudam a ganhar usuários

Para ter audiência suficiente para ganhar algum dinheiro, seu widget precisa ter muitos usuários. Uma excelente maneira de conquistar novos usuários é através de agregadores de widgets, onde os programadores indicam widgets aos outros.

Através deste tipo de colaboração aberta entre programadores, os novos widgets podem ter sucesso rapidamente. Outro benefício de uma comunidade como esta é que a audiência de todos os widgets participantes pode ser somada para conquistar mais e melhores anunciantes. A Amanaiê (empresa da qual sou sócio) está construindo um agregador como estes.

Assim, através da colaboração, uma cultura já tão difundida entre programadores, todos podem ganhar mais com este novo meio que está surgindo na internet brasileira. [Webinsider]

.

Gilberto Jr (gilbertojr@gmail.com) tem experiência no mercado digital como designer de produtos, fundador de duas startups, gerente de projetos em agências digitais e gerente de produto no Scup. Agora procura um novo desafio. Veja mais no Linkedin.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

5 respostas

  1. Legal o artigo, simples e prático.

    Bom, fiz algumas pequenas aplicações para o orkut a alguns meses, compartilhando com meu site http://www.esquematatico.com.br porém encontrei muitos bugs ao testar, não sei se era a plataforma teste ou meu programa rs.

    Agora que vai entrar pra valer vou testar novamente.

    Abraços a todos.

    Renato

  2. Muito legal a sua ideia. Parabéns.

    Por acaso tenho um widget prontos que funcionam como gadgets no iGoogle e mapplet no Google Maps, que mostram onde estão profissionais de PHP de todo mundo disponíveis para pegar trabalhos usando essa linguagem. Também estou finalizando também um widget que mostra onde tem vagas de PHP pelo mundo afora. Vou dar uma olhada no seu site para ver como contribuir.

    Só estou com uma dúvida. Tenho uma conta no sandbox do Orkut, mas ainda não usei. Precisa de fazer muita coisa para adaptar widgets para o iGoogle/Google Maps para funcionar como OpenSocial? Fui no evento do Google na outra semana e fiquei com ideia que não precisaria de mexer muita coisa, mas não fui verificar isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *