Depois de dias de espera o meu smartphone chegou! Demorou, mas valeu a pena esperar. Optei por comprar o modelo disponível 3G da Oi, o Nokia E61i, e não me arrependi, mesmo depois do anúncio do IPhone 3G.
O aparelho é excelente, com vários programas intuitivos já instalados. O sistema operacional é o Symbian, a capacidade é de 8Gb de memória, além da possibilidade de usar um mini-SD. Como já era usuária do Palm, o que me encheu os olhos mesmo foi acessar a internet, receber e enviar e-mails, usar o meu programa VOIP e de vez em quando falar no celular.
Para quem está sempre viajando, ter um aparelho que reúne todas essas funções é o melhor dos mundos. Só assim não preciso ficar carregando o laptop para todo lado e abusando das conexões wi-fi das lojas, restaurantes e empresas que visito.
Cresce base de usuários de e-mail no celular
Pois bem, o motivo de contar tudo isso foi para chamar a atenção para o crescimento de usuários de e-mails por celular. Como nova usuária de smartphone o que mais me preocupou foi o número de e-mails comerciais que chegam vazios. Não existe mistério – simplesmente o programa de e-mail instalado pelo fabricante do aparelho não suporta e-mails em formato html.
Sim, já descobri que existem programas de e-mail para smartphone que recebem mensagens em formato html, só tenho que estudar a compatibilidade com o meu Nokia. Mas vale o alerta para aqueles que fazem e-mail marketing e não enviam mensagens com a opção txt. Todas as ferramentas de e-mail marketing profissionais oferecem a possibilidade de enviar mensagens simultaneamente em txt e html.
Recomendamos a “tradução”do seu html para o formato txt. Perca mais uns minutos antes de disparar seus e-mails e faça com que aqueles que não recebem mensagens em html possam receber e-mails com conteúdo.
A pergunta é: quantos usuários de smartphone estão recebendo as suas mensagens em branco?
Se você acha que o número de usuários é pequeno para o esforço, saiba que no Brasil já existem mais de 800 mil usuários de telefonia móvel com pacotes de dados banda larga. O iPhone ainda não começou a ser vendido oficialmente e segundo as últimas pesquisas, seriam mais de 300 mil aparelhos desbloqueados em operação no país.
No mundo todo a tendência será o crescimento do uso de banda larga por celular, que deverá baratear muito nos próximos anos. Segundo a IDC (international Data Corporation), a estimativa é que o número de usuários com banda larga pelo celular chegue a 125 milhões no Brasil em dez anos, ajudando na democratização do acesso à internet no país.
Diante de previsões tão otimistas aposto no crescimento do uso do e-mail por celular e conseqüentemente no e-mail marketing. Só precisamos ficar atentos ao formato das mensagens, inclusive os e-mails em html, para que as informações não cheguem distorcidas ou em branco. E alguns diziam que o SMS seria a nova revolução. [Webinsider]
.
Priscila Gonçalves
<strong>Priscila Gonçalves</strong> (priscila@mailsender.com.br) é diretora de marketing da <strong><a href="http://www.mailsender.com.br" rel="externo">Mailsender</a></strong> e mantém o blog <strong><a href="http://mailsender.blogspot.com" rel="externo">E-mail marketing</a></strong>.
6 respostas
Na verdade, o sistema consegue identificar quem recebe HTML e os que só podem receber TXT, sem fazer a duplicação das mensagens para um mesmo destinatário.
Só me tira uma dúvida que esqueci de relatar na mensagem anterior. Ao habilitar a opção de txt é disparado 2 e-mails para a base cadastrada? Um em html e outro em txt?
[]s
Excelente matéria Priscila. Trabalho no site de e-commerce Shoptime como desenvolvedor web, disparamos bastante e-mails para nossa base de cadastro e não nos atentamos a esse cuidado. Vou passar o link da sua matéria para a equipe que cuida dos e-mail marketing.
Abraços e parabéns!
O sms vai ser o futuro não tenha dúvidas.
Mas para mensagens curtas e promocionais.
Trabalho com Internet e vivo com as diferenças de computadores, navegadores, configurações de tela, cores etc.
Já é as vezes complicado trabalhar com todos esses formatos, para que sejam vistos bem por todos ou ao menos pela maioria dos usuários.
Agora imaginem com tantas marcas, formatos, padrões e limitações de todos celulares…
Abraços
Excelente matéria Priscila.
Estou esperando pela próxima.
Grande abraço