E-mail marketing nem sempre chega bem ao celular

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Depois de dias de espera o meu smartphone chegou! Demorou, mas valeu a pena esperar. Optei por comprar o modelo disponível 3G da Oi, o Nokia E61i, e não me arrependi, mesmo depois do anúncio do IPhone 3G.

O aparelho é excelente, com vários programas intuitivos já instalados. O sistema operacional é o Symbian, a capacidade é de 8Gb de memória, além da possibilidade de usar um mini-SD. Como já era usuária do Palm, o que me encheu os olhos mesmo foi acessar a internet, receber e enviar e-mails, usar o meu programa VOIP e de vez em quando falar no celular.

Para quem está sempre viajando, ter um aparelho que reúne todas essas funções é o melhor dos mundos. Só assim não preciso ficar carregando o laptop para todo lado e abusando das conexões wi-fi das lojas, restaurantes e empresas que visito.

Cresce base de usuários de e-mail no celular

Pois bem, o motivo de contar tudo isso foi para chamar a atenção para o crescimento de usuários de e-mails por celular. Como nova usuária de smartphone o que mais me preocupou foi o número de e-mails comerciais que chegam vazios. Não existe mistério – simplesmente o programa de e-mail instalado pelo fabricante do aparelho não suporta e-mails em formato html.

Sim, já descobri que existem programas de e-mail para smartphone que recebem mensagens em formato html, só tenho que estudar a compatibilidade com o meu Nokia. Mas vale o alerta para aqueles que fazem e-mail marketing e não enviam mensagens com a opção txt. Todas as ferramentas de e-mail marketing profissionais oferecem a possibilidade de enviar mensagens simultaneamente em txt e html.

Recomendamos a “tradução”do seu html para o formato txt. Perca mais uns minutos antes de disparar seus e-mails e faça com que aqueles que não recebem mensagens em html possam receber e-mails com conteúdo.

A pergunta é: quantos usuários de smartphone estão recebendo as suas mensagens em branco?

Se você acha que o número de usuários é pequeno para o esforço, saiba que no Brasil já existem mais de 800 mil usuários de telefonia móvel com pacotes de dados banda larga. O iPhone ainda não começou a ser vendido oficialmente e segundo as últimas pesquisas, seriam mais de 300 mil aparelhos desbloqueados em operação no país.

No mundo todo a tendência será o crescimento do uso de banda larga por celular, que deverá baratear muito nos próximos anos. Segundo a IDC (international Data Corporation), a estimativa é que o número de usuários com banda larga pelo celular chegue a 125 milhões no Brasil em dez anos, ajudando na democratização do acesso à internet no país.

Diante de previsões tão otimistas aposto no crescimento do uso do e-mail por celular e conseqüentemente no e-mail marketing. Só precisamos ficar atentos ao formato das mensagens, inclusive os e-mails em html, para que as informações não cheguem distorcidas ou em branco. E alguns diziam que o SMS seria a nova revolução. [Webinsider]

.

Avatar de Priscila Gonçalves

<strong>Priscila Gonçalves</strong> (priscila@mailsender.com.br) é diretora de marketing da <strong><a href="http://www.mailsender.com.br" rel="externo">Mailsender</a></strong> e mantém o blog <strong><a href="http://mailsender.blogspot.com" rel="externo">E-mail marketing</a></strong>.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

6 respostas

  1. Excelente matéria Priscila. Trabalho no site de e-commerce Shoptime como desenvolvedor web, disparamos bastante e-mails para nossa base de cadastro e não nos atentamos a esse cuidado. Vou passar o link da sua matéria para a equipe que cuida dos e-mail marketing.
    Abraços e parabéns!

  2. Trabalho com Internet e vivo com as diferenças de computadores, navegadores, configurações de tela, cores etc.

    Já é as vezes complicado trabalhar com todos esses formatos, para que sejam vistos bem por todos ou ao menos pela maioria dos usuários.

    Agora imaginem com tantas marcas, formatos, padrões e limitações de todos celulares…

    Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *