Chegou a vez de um MacTouch?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Há algumas semanas começamos a ouvir boatos relativos a novos produtos que a Apple lançará em setembro. Tudo teve início nas declarações da Apple feitas na última apresentação de resultados da empresa. Segundo foi informado, a empresa passará por uma transição de produtos que afetará sua margem de lucros.

Não se ouve uma declaração dessas todos os dias, tanto assim que a última vez em que um produto da Apple passou por uma transição foi quando a empresa substituiu seus processadores PowerPC pelos Intel. Ou seja, a enxurrada de boatos dessa vez têm lá seu sentido.

De minha parte não vejo muito objetivo em ficar especulando sobre novos lançamentos da Apple ou de qualquer outra empresa. Normalmente não gasto minha energia com isso, mas hoje, por algum motivo, me peguei pensando no tal provável futuro produto da Apple.

Há alguns meses percebi que a Apple desenvolve seus produtos sempre tirando proveito de uma determinada inovação, criando uma espécie de moto continuum de criação, lançando um produto inovador depois do outro.

O MacBook Air é um bom exemplo disso. Minha teoria é que o tamanho super-reduzido da placa mãe do Air é em parte resultado do trabalho de dois anos de desenvolvimento do iPhone. Não podemos esquecer que o iPhone roda uma versão reduzida do Mac OS X, ou seja, ele é de certa forma um Mac com uma placa mãe bem pequena.

E durante o desenvolvimento do Air, reduzindo peças aqui e ali, aproveitaram para criar aqueles teclados super-finos que hoje acompanham os iMacs. E as conexões não acabam aí, estão por toda parte em se tratando de produtos Apple. De onde veio a idéia dos touchpads Multi-Touch do Air e do MacBook Pro? Do iPhone, não é mesmo? É só uma teoria, mas me parece fazer bastante sentido, não acham?

Baseado nessa minha louca teoria, juntarei dois lançamentos recentes e seus argumentos para justificar uma App Store para o Mac OS X. Comecemos pelo Air. Um dos argumentos de Jobs para a ausência do leitor de CD/DVD era a crescente comercialização de aplicativos e mídia via internet.

É uma afirmação bastante coerente, eu mesmo não me lembro da última vez que comprei um CD de música ou um aplicativo em mídia física. Agora pensemos em um outro produto da Apple que tem sido um sucesso. O iPhone, certo? Errado, estou falando da App Store. Já mencionei no último artigo que a loja é tão ou mais importante que o próprio iPhone.

Vamos especular um pouco mais. Por que será que os Tablet PCs não emplacaram até hoje? Não faço a menor idéia, mas o que eu sei com toda certeza é que desde o lançamento do iPhone e do iPod do Touch, muita, muita gente anda carregando um tablet PC no bolso. Um tablet que até o mês passado basicamente fazia ligações, navegava na internet e tocava música. E depois da App Store, passamos a carregar verdadeiros computadores em nossos bolsos.

Ou seja, na minha humilde opinião, o produto transitório da Apple, é um tablet com diversas das características do iPhone/Touch e do MacBook Air. Ultra fino, multi-touch, acelerômetro e sem leitor de CD/DVD. Irá reduzir as margens pois apesar de toda a tecnologia embarcada não será mais caro que os atuais notebooks que a empresa vende.

E como comprar aplicativos e mídia? Via internet, é claro. Mas será que não será esse mais um momento de conexão de produtos e desenvolvimento? Eu aposto que se houver um “MacTouch” ele inaugurará uma nova era de venda de aplicativos para o Mac OS X. Seguindo o modelo da App Store, os aplicativos passarão a ser vendidos pelo iTunes repartindo receita e facilitando a vida de todos que querem gastar seu precioso dinheiro em produtos da Apple. [Webinsider]

.

Vladimir Campos é escritor. Veja mais sobre ele.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

4 respostas

  1. Acho que terá um MacTouch mais cedo ou mais tarde , porque ele sempre procura estar a frente de todos em tecnologia e mais, eu nunca esqueci o que ele disse numa palestra sobre seus produtos. Ele dize: Estamos uma vida a frente a Microsoft

    Ele pensa muito no futuro o que ele pode fazer e que os outros não fizeram! Eu nunca vi um computador pessoal que é o mais fino do mundo , só ate agora o da APPLE!

    Só pra ter uma ideia IBM fundada em 1932 se não me engano , nunca fez uma coisa inovadora , Apple chegou em 1975 e já conquistou clientes. Apple até ofereceu a ideia de um computador pessoal para IBM se aliar a apple , mas a IBM não aceitou . IBM achou uma piada a ideia de um computador para as pessoas , isso era quando só existia WorkStation para uso industrial ou empresarial. Mas a Apple andou com suas proprias pernas até hoje graças a Steve Jobs que o salvou com a ideia do iMac , porque a empresa antes de lançar o Imac estava quase falida e Jobs não estava presente nessa época, so foi ele voltar que os negocios voltaram a caminhar de novo e pagando as dividas. E ultimamente as açoes da Apple caiu sabe porque ? Porque dizem que Steve Jobs está com Cancer , alguem reparou na aparencia dele entre 2007 e 2008 ? Ele emagreceu muito e uma jornalista se não me engano dize que ele não tem cancer ele tem apenas uma saude fragil.O que seria da Apple sem o Steve Jobs? Eu não sei…

    Steve Jobs e Steve Wozniak parabéns !

  2. Realmente devo partilhar da opinião do Abuabara,
    acredito que nesta remeça não apareça nenhum laptop com essa maravilhosa função, mas acho que está na hora da maçã ser remodelada e apresentar alguma novidade nos seus maravilhosos equipamentos. Só espero que o macbook não perca seu Alvo tom branco, sua marca registrada e minha paixão entre os eletrônicos da California.

  3. Eh isso ai Vlad. Concordo com vc. O novo modelo da Apps Store mostrou um nicho perfeito pra ser explorado. Eu sou viciado no site Macupdate, pra ver updates e novidades em softwares pra Mac. No iPhone eh um vício usar o Cydia e a App Store pra checar por updates. Ler os reviews eh mto legal!

    Eu acho q um laptop com touch screen ainda não deve ser lançado, mas sim uma renovação dos atuais laptops com chipsets diferenciados. Vamos ver .. estou ansioso por novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *