Na seqüência do artigo anterior, vamos falar um pouco sobre como os papéis são definidos no processo Scrum – e um pouco mais sobre a dinâmica do funcionamento do Scrum no dia-a-dia.
No Scrum existem três papéis principais:
Dono do produto
- Comumente o cliente ou o gerente de um projeto maior. As suas principais responsabilidades são definir as funcionalidades, os prazos, estabelecer as prioridades de entrega, ajustar prioridades e funcionalidade e, por fim, aceitar o produto entregue.
Scrum master
- Responsável pela aplicação do Scrum na equipe. Remove obstáculos à conclusão dos trabalhos, controla o bom andamento das atividades e acompanha a aplicação das funcionalidades e a qualidade do que está sendo produzido. Atua como ponto de contato entre a equipe, os clientes e a gerência do projeto.
Equipe
- Geralmente entre 5 e 10 pessoas. Inclui perfis multidisciplinares (programadores, designers, testadores, analistas) que atuam em tempo integral no Sprint. Idealmente é trocada apenas no final do Sprint. Auto-organizável.
O pontapé inicial para a definição de um Sprint é o seu planejamento. Itens como a capacidade da equipe, o backlog, tecnologia atual e funcionalidades são levadas em consideração por toda a equipe.
Nesse processo, é gerada a priorização do backlog e o plano, as diretrizes de como a equipe irá chegar ao seu objetivo final. O principal artefato gerado por essa etapa é o Sprint Backlog, já formatado e com as devidas priorizações, responsáveis, tempos e datas de entrega.
Com o Sprint Backlog gerado, a equipe já pode começar a trabalhar nos produtos. Diariamente é feita uma reunião informal (preferencialmente com todos de pé) de cerca de 15 a 20 minutos, onde a equipe pode colocar ao Scrum Master os obstáculos que encontraram para a conclusão de suas atividades do dia anterior.
É importante salientar que essa reunião não deve servir para discussão de funcionalidades ou problemas alheios às atividades do dia anterior em si, para não perder sua essência e foco.
O gerenciamento de cada Sprint é feito pelos próprios membros da equipe. Qualquer membro dela pode modificar, incluir ou eliminar tarefas e cada membro da equipe fica responsável por escolher quais tarefas irá executar e atualizar diariamente as horas gastas e a estimativa de horas restantes para conclusão de suas atividades.
Ao final do Sprint é feita a reunião de revisão, onde a equipe apresenta os resultados obtidos durante o Sprint. Nessa revisão, que é informal e sem grandes apresentações, todo o time participa e discute os progressos e os problemas encontrados e pode se planejar de forma mais efetiva para atingir os resultados do próximo Sprint.
Abrindo um parênteses no objetivo do artigo, gostaria de parabenizar a equipe da Globo.com que utiliza e utilizou o Scrum no projeto de cobertura das Olimpíadas de Pequim 2008. [Webinsider]
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Guilherme Schneider
Guilherme Schneider (@guilhermebarcha) é executivo na área de consultoria e tecnologia da informação e mantém um blog pessoal.
Uma resposta
Pois é, estamos caminhando para uma integração grande aqui na empresa. Parabéns para nós.