O gerente de projetos também cuida da comunicação

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Ao ler sobre gerenciamento de projetos, artigos e livros, o tema comunicação geralmente é relegado a algumas linhas ou capítulos curtos, mesmo sendo ele um dos elementos-chave para o sucesso de qualquer tipo de projeto.

Há alguns anos, participei de uma dinâmica de grupo interessante que mostrava como a comunicação é importante: o exercício consistia em reunir os candidatos em uma sala, com oito pessoas, e a psicóloga dizia uma frase no ouvido do primeiro candidato. A mensagem deveria ser repassada de pessoa para pessoa. Por fim, o último candidato deveria dizer em voz alta o conteúdo da informação que havia sido passada.

Sim, essa dinâmica lembra aquela brincadeira de infância do ?telefone sem fio?, que muitos de nós já havíamos participado e, o resultado final não mudou em todos esses anos: a frase que o último candidato falou em voz alta foi completamente diferente da que havia sido dita para o primeiro candidato.

O que de forma prática isso ilustra? A dificuldade de fazer a informação chegar fielmente do início ao fim de uma cadeia de pessoas.

Imagine agora essa mesma situação levada a um grande projeto onde diversas pessoas de locais e departamentos diferentes estão envolvidos. A possibilidade de falha na comunicação é gigantesca. É aí que entra a importância de estabelecer padrões para comunicação.

Desde a definição dos meios de comunicação que serão os ?oficiais? do projeto (por exemplo, e-mail, messengers, telefone) até o estabelecimento de templates para o efetivo uso desses meios de comunicação.

Se, por exemplo, se a aprovação de determinada solicitação poderá ser feita por e-mail, qual será a mensagem padrão para essa aprovação? Como e onde isso ficará arquivado?

Em um primeiro momento isso pode soar como exagero, mas sem o estabelecimento desse tipo de diretriz a probabilidade de falhas e desvios de comunicação vai sendo potencializada à medida que a comunicação vai se estabelecendo. E quanto maior o projeto, maior a probabilidade disso acontecer.

Mesmo assim, pequenos projetos também podem sofrer com esse problema, já que muitas vezes, justamente por ser pequeno, assume-se que a comunicação será rápida e eficaz e por isso dificilmente se estabelece um meio de documentar e armazenar solicitações e aprovações, o que pode resultar em divergências entre o que o cliente pediu e o que foi entregue.

Situações assim ilustram como é importante estabelecer os corretos canais de comunicação e os padrões de comunicação que serão utilizados em cada projeto. Atas de reunião, e-mails ?oficiais? e assinaturas eletrônicas por muitas vezes podem evitar dores de cabeça desnecessárias.

Se você ou sua empresa costuma fazer isso de forma empírica, experimente começar a estabelecer esse tipo de padrão a partir de seus próximos projetos. E veja melhores resultados. [Webinsider]

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Guilherme Schneider (@guilhermebarcha) é executivo na área de consultoria e tecnologia da informação e mantém um blog pessoal.

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5 respostas

  1. Guilherme, realmente, é visível essa dificuldade dos gerentes de projetos. Muitos, por causa de suas formações universitárias, não classificam o relacionamento como prioridade. Esquecendo-se que ele é apenas um intermediário entre a solicitação (cliente) e a entrega (projeto). Obviamente, nesse contexto a comunicação é fundamental no sucesso do projeto.

  2. Desculpe-me, Guilherme, mas seu artigo começa de forma infeliz ao afirmar que as publicações sobre Gerenciamento de Projeto relegam o Gerenciamento da Comunicação a algumas linhas ou capítulos curtos. Todas as publicações que leio a respeito do assunto (e têm sido muitas, acredite; nacionais e estrangeiras, generalistas ou direcionadas a aplicações específicas, ligadas ou não a determinadas organizações), bem como todos os cursos e palestras dos quais participei até hoje, não apenas enfatizam a importância da Gerência da Comunicação, inclusive anexando informações sobre técnicas e ferramentas associadas, como também muitas vezes chegam ao ponto de definir essa Gerência como o fundamento para o sucesso da Gestão de Projetos, visto que, em resumo, essa é a essência de um Gerente de Projetos: ser o canal centralizado da informação, capaz de direcioná-la e disseminá-la devidamente.

  3. Parabéns pelo artigo, isso é um fator que influência muito em projetos.

    Uma idéia para acrescentar ai seria o uso do PMBOK como guia para comunicação em projetos. Para quem não sabe ele é um guia de gerenciamento de projetos criado pelo PMI (Project Management Institute). No guia tem um capítulo inteiro falando sobre Comunicação em projetos, mostrando processos e tudo mais. Como o PMBOK é um guia, ele serve como auxílio, ou seja, você não precisa implantar tudo que ele sugere, pode apenas aproveitar o que é mais adequado ao seu projeto ou empresa.

    Recomendo a leitura do capítulo 10 do PMBOK para quem interesse nesse assunto.

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