Você já está no Twine?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Até o dia 5 de novembro eu não fazia idéia da existência do Twine. Foi no blog Ius Communicatio, da minha colega de condomínio Gabriela Zago, que tomei conhecimento dessa nova rede social.

E decidi entrar para ver o que era exatamente o Twine.

Cuidado ? isso vicia.

Eu já disse coisa semelhante em relação ao Orkut em seus primórdios, mas o caso é que sou um beta tester irrecuperável (eu quase ia digitando ?besta tester? ? será?)

Eu me arrisco a dizer que não. Afinal, ao contrário do Orkut (e bem parecido com o Delicious), o Twine tem como objetivo simplesmente construir uma rede de bookmarks divididos em ?twines?, um misto de pasta de arquivos e comunidade. Os membros de cada comunidade podem trocar mensagens pessoais entre si, mas não existe o recurso de criação de tópicos.

O Twine, também como o Delicious, funciona usando o princípio dos bookmarklets, marcadores de Favoritos que agilizam e facilitam a inserção das páginas desejadas em seu perfil. A diferença é em grande parte o visual, que é bem mais sofisticado que o Delicious, e a possibilidade de se construir uma rede de contatos sem o (atual, porque já foi bom) incômodo de criar tópicos do Orkut.

Online desde janeiro, o Twine só começou a funcionar efetivamente há dois meses, e já tem quase cinco mil usuários. Por incrível que pareça, quase nenhum brasileiro. Mas não vou fazer aqui a conclamação que fiz a respeito do Orkut há alguns anos: o objetivo do Twine é muito mais discreto, focado e ? é preciso dizer sem meias-palavras ? conteúdo. O Twine é a inteligência coletiva se manifestando de uma forma muito bacana e construtiva. Para quem tem conhecimento a compartilhar (porque este é o diferencial do Twine), vale a pena.

Confira aqui. E, se quiser fazer contato, me procure. [Webinsider]

.

Fábio Fernandes é jornalista, tradutor e escritor. Na PUC-SP, é responsável pelo grupo de pesquisa Observatório do Futuro, que estuda narrativas de ficção científica e a forma como elas interpretam e são interpretadas pelo campo do real.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

11 respostas

  1. Engraçado, Paulo. Tentei agora há pouco responder a você em PVT, mas seu e-mail não funciona… será que ele existe mesmo?

    De qualquer maneira, reproduzo aqui o que eu disse no e-mail: Obrigado pela resposta bonitinha ao meu comentário bonitinho ao seu comentário bonitinho ao meu artigo bonitinho. Está bom assim para você?

    Abraços respeitosos de quem não foi tratado com respeito.

  2. Fabio,
    Achei bonitinho o seu conselho, mas totalmente inútil.
    Trabalho com Internet, vivo disso, e infelizmente vejo que a cada dia a situação piora um pouco mais com relação a projetos e mais projetos que não trazem nada de novo.
    Esse tal de Twine é mais uma ferramenta web 2.0, que amarra idéias muito antigas, que minha empresa usa desde 2000, ou antes disso, usando tecnologia nova.
    Precisamos parar para pensar no que essas ferramentas são de fato úteis.
    Aliás, basta clicar no Twine do Barack Obama na página inicial. Encontrei lá um punhado de informação irrelevante, com 36 membros! Coitado do Obama, merece muito mais atenção que isso. Isso somente prova que o Twine é irrelevante e tenta ser um sucessor de algo muito, mas muito velho…
    Faça-me o favor!
    Estou à procura de algo realmente interessante, o que está cada vez mais difícil de achar….
    PS: Só por curiosidade, recebi hoje pelo menos mais 5 convites para particpar em novas ferramentas web 2.0 que querem se tornar o novo Orkut….oughhh!

  3. Mais uma tranqueira Web 2.0 para tentar algum sucesso na Internet (e dinheiro de tolos do Sillicon Valley). Estou rezando para que essa crise de 2008 leve uma cesta de empresas 2.0 para a cucuia.

    Já estou de saco cheio de tudo isso.

  4. O grande problema dessas ferramentas sociais é que só fica realmente útil e bacana quando tiver uma boa quantidade de usuários ou estes forem minimamente ativos.
    Também gosto do delicious, mas ele nunca me trouxe muita vantagem porque a rede (pelo menos a minha) não a utiliza intensamente. Com isso, não passa de um bookmark pessoal.

    BTW, meu user no delicious no twine e em quase todos os serviços online é inhsieh.

  5. Parabéns pelo artigo, Stanley, apesar de ter uma assinatura do Twine há algum tempo, mas não cheguei a explorá-la a fundo. Vou voltar à minha conta e testar mais um pouco a ferramenta.

    Eu uso bastante o delicious, mas também gosto do diigo, que possibilita criar grupos, talvez como o twine. Também dá para deixar comentários públicos em uma página e interagir com os demais internautas. Outra facilidade que gosto do diigo é anotar o texto, destacando os trechos que você julga mais importante.

  6. Infelizmente não tive a sua sorte de receber um convite para ser beta do Twine, Stanley. Mas nenhuma ferramenta ou rede consegue agradar a gregos e troianos: eu confesso que não gosto muito do Delicious (não gosto, mas reconheço que ele é ótimo), e adorei o Twine – mas isso é porque eu sou fã de redes sociais. 😉

  7. Recebi um convite pra testar o Beta do Twine em Fevereiro. Confesso que não consegui dar uso a ele.

    Não faço questão por Rede Social. No Delicious sempre foi possível compartilhar facilmente o que se deseja.

    Ainda prefiro o (ex-espartano, mas sempre querido) Delicious -atualmente com layout renovado- que é muito mais simples e funcional. Não preciso de mais nada nele. Bastam os recursos (que uso através do AddOn do FireFox) para Favoritar o que convém.

    Se precisar editar ou corrigir algum detalhe do item Favoritado, ele abre rapidamente (praticamente só tem texto na tela) e faço o ajuste facilmente.

    Its Delicious.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *