Teclado Bluetooth para celular torna obsoleto o laptop

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Aconteceu uma mudança na minha vida. Há aproximadamente uma semana estou usando um tecladinho da Nokia. Ele se comunica com o telefone por Bluetooth.

Estou com a sensação de que o laptop como o conhecemos está se tornando algo do passado. Isso já é – eu considero – o começo da transformação provocada pelo acesso movel à web.

04122008742

O fato é que o laptop não é realmente um produto portátil. Por exemplo, ele não cabe no bolso.

Ok, você pode estar pensando que o laptop é um computador de verdade enquanto o meu telefone é limitado.

Mas, honestamente, não preciso de todos esses programas quando estou me movendo. E o que eu precisar existe à disposição na web.

O que eu mais preciso é acessar a rede e isso da mesmíssima maneira, com a mesma velocidade. E agora, com um teclado tamanho natural.

Faz tempo que eu venho pensando em escrever sobre isso, mas ontem eu vivi uma experiência marcante.

Eu estava na USP e às 5 da tarde, peguei um táxi para ir ao Itaim. Quem conhece São Paulo sabe que essa é uma corrida de 10 minutos, talvez 20, não mais do que isso.

Mas o trajeto estava particularmente congestionado.

Antes, a menos que o compromisso seguinte fosse muito importante, eu desceria do taxi para esperar o trânsito se dissolver.

Dessa vez eu não precisei fazer isso. Durante duas horas, o taxi se tornou o meu escritório. Fiz lá, do meio da rua, exatamente o que teria feito se estivesse no meu local de trabalho.

É curioso: sabemos que o trabalho e o trânsito são dois grandes causadores de estresse. Mas graças à mobilidade que eu adquiri com o teclado, aconteceu o contrário.

Ao invés de eu ficar irritado com o trânsito, por estar fisicamente (e intelectualmente) confinado, terminei o trajeto tranquilo, com a sensação de ter aproveitado aquele tempo.

Será que eu vou trabalhar mais por conta disso? Talvez. Mas aparentemente eu vou, sim, administrar melhor o meu tempo e poder trocar o tempo em trânsito por tempo de lazer.

E a propósito, esse post foi escrito nesses intervalos, entre o saguão de embarque de um aeroporto, depois no avião e finalmente durante um evento. [Webinsider]

.

Juliano Spyer (www.julianospyer.com.br) é mestre pelo programa de antropologia digital da University College London e atua como consultor, pesquisador e palestrante. É autor de Conectado (Zahar, 2007), primeiro livro brasileiro sobre mídia social.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

112 respostas

  1. queria saber se esses teclados são compativeis com qualquer celular que tenha bluetooth!

    Se não for, queria pedir para alguem que entenda melhor, se esses teclados seriam compativeis com meu celular, é um Sony Ericsson C510!
    por favor se alguem souber me manda um e-mail!
    ( je_junior_33@hotmail.com )

    Obrigado a todos!

  2. A idéia realmente não é nem um pouco nova, já usava um conjunto semelhante a algum tempo atrás, depois de se passar o tempo de novidade, vc vai ver que não é lá muito pratico, e convenhamos tem certas coisas que só da para se fazer de maneira satisfatoria em um netbook ou notebook, como um colega acima disse o enquadramento de uma tela com resolução muito baixa não permite mexer com planilhas ou documentos de maneira satisfatoria e pratica.

  3. Vai me desculpar mas, vai demorar para um celular ter capacidade de processamento e memória dos laptops/notebooks atuais.

    Pra uma coisinha ou outra, vá lá que sirva! Mas dizer que um teclado bluetooth torna obsoletos os notebooks?

    Heelooooo!!??

  4. Isso é obvio e com o tempo irão aparecer outras tecnologias. O LapTop já foi portátil, qualquer um coloca ele em uma moxila e leva o mesmo para onde quiser, a Diferença é que é mais prático levar um celular e um teclado do que um Laptop, Fonte e Mouse. Obvil

  5. Sobre o Webinsider
    Conteúdo sobre internet produzido por importantes profissionais do mercado e publicado com critérios de edição e jornalismo.

    Achava que o UOL era uma empresa séria… mas depois de ler esse post

  6. Juliano,
    Muito interessante a reportagem!

    Assim como alguns participantes do bate papo, também não concordo que essa solução substituirá os laptops, mas sim servirão de apoio em alguns casos, como por exemplo esse que você enfrentou no trânsito de SP.

    Recentemente, senti falta de uma solução semelhante. Eu estava em viagem e enfrentei um congestionamento de alguns kms, o qual me tomou boa parte de uma manhã de segunda-feira. Confesso que por aproximadamente 2 horas, eu poderia ter adiantado boa parte do serviço, respondendo alguns e-mails.

    Talvez a solução ideal seja a de se ter um notebook e também um smartphone para situações de emergência.

    Parabéns pela post!

  7. A verdade é que para alguns usuários o tal telefone com o teclado pode substiruir um laptop, mas para outros, que fazem trabalhos mais complexos, não há como trocar um notebook por um celular. Varia de acordo com as necessidades de cada um. Quem conseguir concentrar suas tarefas num celular com teclado bluetooth, ótimo. Mas certamente a maioria não conseguirá.

  8. Realmente, um gadget muito útil para navegar na internet e escrever scraps no Orkut. Só isso.

    Você realmente leva isso no bolso? Se você conseguiu fazer algo de útil no táxi, tenho medo do que você faz no seu escritório.

  9. eu não diria que torna o laptop obsoleto, e nem mesmo que vc precisa de um teclado bluetooth pra ser mais produtivo com o celular (muita gente desenvolve habilidades ninjas para digitar rápido em teclados qwerty como os do blackberry), mas que é realmente muito bom ter um smartphone que te possibilite não perder tempo num congestionamento, ou na espera do consultório médico, isso é 🙂

  10. Nossa, depois de ler tantos termos desconhecidos…que nem vou relacionar por que não sei nem o que signfica e nem se estão escritos corretamente, pois não fazem fazem parte do meu idioma, fiquei aqui imaginando que alguém enviaria uma mensagem assim finalizando assim: -esta mensagem eu escrevi enquanto transava… Teclado aparte, tamanho não é documento. Não vai demorar muito e vão inventar uma tela maior para substituir a tela pequena do celular…kkkk…depois vão inventar os periféricos uma mini-micromicro-impressora de bolso, conecta-se a mini tela na micro tela do celular para aumentar o tamanho e dispensar a lupa, e ai vem o micro-mini-mouse para ligar no celular. Depois desse curto-circuito tecnologico, senti saudades da velha máquina de escrever. Eramos felizes e não sabíamos. Afinal não dava para levar para a cama uma máquina de escrever e transar ao mesmo tempo. Numagaeru.

  11. Vale lembrar também, que hoje usamos tecnologia por reconhecimento de voz, que ora tem atribuido várias finalidade uteis, além de apenas escrever texto falados, como por exemplo, executar tarefas e tudo que for funcional em um aparelho, é o meu caso, além de realizar simples ligações por reconhecimento de voz, crio texto e atribuo tarefas como busca em site e envio de mensagens, com apenas um comando manual. Isso não fará um laptop ou um teclado para movel, tornar-se dispensavel, acredito que ambos apenas somam para nossas facilidade, pelo menos para que sabe aproveitar.

  12. Eu sou designer..se eu trocar meu laptop por um celular, eu vou deixar de faezr banner, outdoor pra fazer cartão de visita, a tela do cel é muito menor, não tem como usar pra esta finalidade, o que torna inviável dizer que o celular está tornando o laptop ultrapassado. Vamos com calma, estamos evoluindo, mas não vamos nos empolgar tanto assim. Espero que continue escrevendo seus tópicos vendo no máximo 4 linhas do seu texto, pois prefiro continuar com meu laptop com a tela de 17…

  13. Antes comprar um laptop do tamanho desse teclado da nokia…agora dizer que essa gambiarra substitui os portáteis…é uma viagem excelente…

  14. Juliano, você não entende nada de laptop para dizes uma baboseira desta.
    Os maiores especialistas informam que laptos com telas menores que 9 é inviavel imagine uma tela de celular.

  15. Eu acho super util, usar a tecnologia para o serviço. Mas quando vejo seu caso, vejo que o mundo consome tua vida de uma forma que hoje é muito natural, mas é muito preocupante.

    Ao final, chegaremos um dia que estaremos inteiramente conectados com o mundo, teremos todas as posibilidades e corremos os risco de cultivar nossa vida interior, nossa relacionamento com Deus e os vínculos naturais com as pessoas mais próximas da gente!

    Acho super valido a tecnologia e uso muito meu Laptop para trabalhos, mas naum quero buscar cada vez mais bugigangas como tecladinhos e coisas assim, pois não ter a posibilidade de poder trabalhar em qualquer lugar, me abre outras posibilidades, como conversar com o motorista do Taxi, ou sair a caminhar no meio do transito como vc mesmo disse. E garantir que o meu trabalho não consome minha vida inteira. Isso garante que vou estar também algum tempo desocupado do meu dia, dedicando um tempo para mim!

  16. Juliano, gostei do que li. Inclusive li porque a chamada me fez ir ao texto. Assim é a tecnologia, até porque se assim não fosse não seria tecnologia.
    A outros, garotada, mesmo sendo um espaço onde podemos emitir nossas opiniões, isso aqui não é uma mesa de bar de esquina onde palavrões devam ser espirrados. Ora, digam que não concordam, que…que…que, mas sem essa linguagem que cabe em outro lugar. Abraços em todos. FELIZ NATAL E BUSQUEMOS A PAZ!

  17. Só agora você notou esses teclados? Há mais de dois anos utilizo o teclado da Palm com o Tungsten E2 e vivo muito bem.
    Não dá para comparar as funções que um notebook possui com as do Palm, porém, para trabalhos de digitação e coisas simples no Excel, é bastante funcional.
    Isso sem contar que não pesa tanto. O problema é que o teclado, depois de uns seis meses de intensa digitação, começa a apresentar problemas.

  18. Não concordo com o que afirma o Juliano e acho as declarações pouco precisas.

    O celular nunca tornará o laptop obsoleto. Poderá vir a substituir algumas aplicações em determinadas circunstâncias, mas nunca fará com que ele se torne artigo do passado. A tela de um celular é infinitamente menor que a do laptop, o que vem a impedir ou limitar diversas funções.

    O argumento da portabilidade também me parece falho. Concordo que um celular seja bem mais portátil que um laptop. Mas e quanto ao teclado? O volume de um teclado não é tão inferior ao de um laptop.

  19. Meu comentário não vai para o Juliano nem ao seu post.

    Dirijo meu comentário às pessoas mal humoradas que fazem comentários babacas e grosseiros por nada.

    Me pergunto sempre por que uma pessoa pára de produzir algo eventualmente positivo, entra num post de internet e deixa palavrões e outras agressões para todos verem sua revolta.

    O Juliano conquistou esse espaço por seus méritos e tem sua opinião que nem sempre pode ser completamente expressada em um espaço deste tamanho.

    Nós não precisamos concordar com sua opinião, mas quem aprendeu a ser gente sabe que precisa ser gentil e cordial com as pessoas para garantirmos um convívio social pacífico e harmonioso.

    Eu francamente gostaria que todas as pessas contrárias a estes princípios deixassem logo esse mundo para vivermos num lugar entre brasileiros bacanas, bondosos, caridosos, gentis e pacíficos.

    Quando vamos deixar a violência para o mundo animal apenas? Quando vamos nos tornar pessoas mansas e humildes? Quando vamos deixar de agredir com palavras só porque não gostamos de alguma coisa?

    Um abraço às pessoas de fé, sensatas, cordatas, gentis, humildes e caridosas.

  20. Que tranqueira este tecladinho, mais um trambolho prá carregar com o celular que cada vez tem ficado maior a despeito de tantoa outros gadgets. Não compraria nunca !

  21. Não se trata de concordar ou discordar da opinião do blogueiro. Os gadgets se complementam e dependem do gosto e da necessidade de cada usuário.
    É claro que um smartphone não é tão produtivo como um netbook ou notebook, como queirão. No entanto, já tive a oportunidade de testar esse equipamento em uma loja de informática e posso lhes dizer que se trata de um acessório bem portátil (cabe no bolso de uma calça) e útil para edições rápidas de textos e planilhas. Além disso, o equipamento não necessita de fios (funciona via bluetooth)e possui um sistema de completar as palavras que estão sendo digitadas.
    Portanto, para quem deseja aumentar a capacidade de utilização de seu smartphone (MSN, emails, edições de texto e todos os benefícios que um teclado maior pode oferecer) compre, pois não irá se arrepender. O bivhinho custa cerca de R$ 360,00.
    Quanto sua durabilidade, é confiar na Nokia (?!).

  22. Um exercício de futurologia meio exagerado, não? O problema dos articulistas de tecnologia é a obsessão pela profecia. Principalmente quando o tema é a morte de uma ou outra ferramenta, neste caso o laptop. Tenho notebook (HP) e netbook (Mobo). Viajo uma vez por semana e sofro com as condições de trabalho fora de casa. Mas não me imagino produzindo texto em uma tela de celular. Para responder a um e-mail, vá lá. Menos, pessoal, menos…

  23. Também achei o título da manchete impróprio. Pode tornar obsoleto para algumas pessoas, porém creio que a maioria ainda precisa de uma tela de tamanho razoável para poder desenvolver seu trabalho com regularidade. Creio que seria interessante, ademais, dar maiores informações sobre o teclado, como preço e a funcionalidade.
    É que a gente abre o UOL e vê isso como manchete, achando que é uma realidade e que teremos maiores informações dentro da notícia, quando na verdade o post é apenas uma opinião do blogueiro.
    Abraços

  24. Sem comentarios….a impolgação sua por uma nova bugiganga é que merece comentarios,vc usaria melhor seu tempo no taxi se meditasse sobre o que é realmente necessario pra voce.

  25. O título da sua matéria deveria ser a seguinte:Teclado Bluetooth para celular (quase) torna obsoleto o laptop! Afirmo isso porque os recursos de softwares que utilizo no notebook ainda é muito limitado para uma atividade no celular! Será que posso fazer um georreferenciamento de imagem de satélite no meu celular? Bom, seja mais cauteloso!

  26. Nada a vê isso daê ki vc dsse…td bem ke ele te ajudou qndo vc estava no transito…masum celular eh muito pekeno, a tela eh pekena, e kem tem problemas de visão??sem contar ke vc precisaria apoiar o celular na altura dos olhos como se fosse uma tela de computador.Vc nao gostaria de fikar curvado olhando pra baixo durante alguns minutos ou ateh horas(p

  27. Acho que você deveria se limitar a informar a praticidade de uso dessa solução wireless para sua necessidade. Inferir que o laptop está obsoleto foi além do escopo do artigo e demasiadamente sensacionalista.

  28. Apesar da portabilidade do celular, acredito que por conta da tela, será difícil ele substituir o laptop quando falamos de produtividade. Esta solução do teclado existe desde os primeiros PDAs da Palm a cerca de 8 anos atrás e até hoje não conseguiu substituir o laptop para trabalhos onde temos que passar horas na frente da tela.

    E se o assunto for portabilidade este teclado não é a melhor solução vide abaixo:

    http://www.acessobrasil.org.br/index.php?itemid=18

    http://www.mobis.com.tw/bk-01.htm

    Abração

    t+

  29. Sinceramente, não consigo conceber que face a um tecladinho ligado a um smartfone, o note se torne uma ferramenta ultrapassada. Acho que soa uma certa presunção. Guardada às devidas proporções, vejo que não passa de um quebra-galho numa situação de urgentíssima necessidade, somente.

  30. Quem realmente precisa de um computador nunca vai trocá-lo por um celular com um teclado ruim e uma tela minúscula e programas limitados. É contra produtivo. Já existem laptops no mercado, como os EEPc da ASUS, que sao pequenos e portáteis, com uma bateria que pode durar até 7 horas. O celular é útil quando nao se tem mais alternativas apenas. Dizer que é um substituto é ir longe demais…

  31. É certo que os smartphones e palms trouxeram mobilidade, mas dizer que tornaram os notebooks obsoletos é exagero. A capacidade de processamento e de armazenamento (ou expansão através de cartões de memória) desses dispositivos alcança valores modestos. A sua solução do teclado está agradando porque você usava o notebook apenas para escrever algumas coisas, mandar e-mails, ou algo desse tipo, mas imagina ver um filme em qualidade Full HD, criar uma animação do flash, desenhar uma planta no autocad, desenvolver um software, ou outras atividades que exigem grande processamento, em dispositivos com esse perfil. Até o momento é impossível. Acredito que podemos pensar em uma substituição gradual dos notebooks pelos celulares em no mínimo 3 anos.

  32. Queria ver o Juliano andando com esse teclado dentro do bolso para todo lugar que for!

    😉

    Mas falando sério, acho que serve como alternativa, mas substituir não. Recomendo a experiência de usar um netbook de 7 ou 9, que se assemelha a um caderno em termos de portabilidade.

  33. Sobre o argumento que o Laptop não é portátil o suficiente para caber no bolso, me parece que esse teclado também não é.
    Acredito que os celulares precisam evoluir muito mais para serem substitutos a altura para os Laptops.

  34. Enquanto um celular não tiver projetor que projete uma imagem descente, ainda continuo com um notebook ou netbook de pelo menos 10. Menos que isso para navegar ou seja lá o que for, pra mim é desnecessário.

  35. e esse titulo Teclado Bluetooth para celular torna obsoleto o laptop soa um pouco estranho, ja que se trata de uma opinião sua, que nem todos compartilham.

  36. As pessoas são livres para expressarem suas opiniões sobre qualquer assunto, você pode concordar ou não, pois não há verdade absoluta. Eduque-se e depois usufrua do direito de opinar!

  37. Este tecladinho substituir um laptop de verdade? Fala sério! Pelo visto é de plástico flexível e usá-lo sobre os joelhos deve ser um tormento (caso não haja uma mesa por perto). Sem falar nas telas enormes dos celulares que quando chegam a 2,5 são motivo de ovação. Um laptop é indiscutivelmente melhor inclusive porque substitui com louvor um desktop em casa. Quando que um aparelho celular fará o mesmo a partir de seu próprio hardware?

  38. se vc for apenas fazer coisas do tipo acessar internet, editar textos, madar e-mails, pode sim substituir um laptop facilmente, porem no caso de precisar de programas mais robustos, como é meu caso, e ao mesmo tempo precisar de mobilidade, o celular está bem longe de substituir o laptop

  39. Calma, calma, você literalmente viajou na batatinha meu caro, ainda esta muito longe para que um notebook venha a se tornar obsoleto. Concordaria se você dissesse que os celulares estão cada vez mais uteis e tecnológicos.

  40. Ridículo

    o que faz algo obsoleto são os usuários, no plural.
    um só não faz nada

    no entanto se as vendas de laptops caírem vertiginosamente, o que eu acho difícil, aí vou dar meu braço a torcer.

  41. ô gente …, tá todo mundo louco ou é imnpressão minha ?, curtir um trabalho num tecladinho de celular no meio de trânsito durante 2 horas dentro de um taxi ?, depois discutir a tecnologia do notebook, que já batizaram de ultrapassado ou pior, que o tecladinho tb ?, vão curtir a vida e a natureza um pouco mais, isso se chama qualidade de vida não neura como estão discutindo, dane-se o teclado por Bluetooth.Pior sou eu entar nessa.

  42. Achei interessantíssimo e você terminou de me convencer que o futuro ainda está longe. Quer saber porque? Não sei quais os programas que você usaria num notebook e não pôde instalar ai, mas vou te contar os que eu uso full time no dia a dia do meu trabalho e precisam estar comigo onde eu estiver. Visual C, VB6, VBNet, Java Development, pelo menos 3 bancos de dados, Corel Draw e Adobe Photoshop além do MS Office completo. Há preciso também de uma tela cujo tamanho me permita criar ou editar imagens de alta resolução.
    Amigo existem calculadoras de 1 real e existe há anos a HP12C, que é atualíssima e disputada por todos os profissionais da área financeira, por mais que estes dominem informática e o Excel.
    Celular com teclado, é assim também, é outro produto, nada a ver com notebook, tem as suas aplicações e é só isso, pelo menos até o dia em que além de peformance e capacidade semelhantes tenham também uma tela de pelo menos 12 polegadas. A bem da verdade, ja fazem uns dois anos que li algo sobre uma tecnologia que estaria sendo desenvolvida no Japão, que possibilitaria a criação de displays dobráveis. Levo mais fé ai, ou seja, antes de termos celulares substituindo notebooks, teremos notebooks dobráveis, ou talvez, celulares desdobráveis.

  43. nada a ver, um pobre celularzinho pra substituir um laptop??!?!?!

    Por favor né, só pessoalzinho cabeça de vento pra achar que isso poderia ser verdade, comparar uma processador Quad com isso???

    O que a mídia fala o brasileiro engole.

  44. Juliano, eu não diria que torna o laptop obsoleto, mas que um smartphone realmente contribuiu para aumentar nossa produtividade e possibilitar aproveitarmos melhor o nosso tempo onde quer que estejamos, isso ajuda. Acho que nem precisa ter um teclado como esse portátil (mesmo sendo dobrável, esse não dá pra levar no bolso, ou dá???), tem gente que vira mestre em digitar em blackberrys e smartphones com teclados qwerty.

  45. Um smartphone com tecladado QWERT já quebra um galhão quando não é possível ligar o notebook. Mas não acredito que consiga substituí-lo totalmente (ao menos hoje) por conta da tela pequena e da limitação do hardware.

  46. Pois é..
    acho que vou deixar meu note em casa e trabalhar do celular, instalar o SAP, e outros programas que uso no dia-a-dia….

    na boa.. celular é só para quebrar um galho, resolver coisas mais emergenciais, olha um endereço, responde um e-mail..

    mesmo assim, nao vejo tanta utilidade em um teclado desse, nao vou enrolar ele e colocar no bolso da camisa, ainda mais com um iphone, que tem o teclado virtual ( nao é dos melhores, mas é muito bom )…

    nao gostei da materia, fraca de mais e com um título no minimo tosco.

  47. REalmente, para coisas bem basicas até que seria uma saida boa, mais daí eu usaria mesmo eh um laptop de tela de 5, 6 ou 9 polegadas seria muito mais confortavel visualmente como manusea-lo, do resto , é resto mesmo.

  48. Tal como o laptop, o tecladinho tem suas limitações. Mas é claro que será muito útil e mais confortável em muitas situações. Assim, acho muito feio certos tipos de críticas gratuitas…

  49. Quando os PCs surgiram, nossa produtividade aumentou muitas vezes, e ainda asism não começamos a ir em casa mais cedo, nem começamos a aumentar/melhorar nosso tempo de lazer. Quando a internet nos conectou em rede, o mesmo fenômeno aconteceu. Assim também foi com a disseminação do celular. Muito pelo contrário.

    Eu particularmente adoro as novas possibilidades que a tecnologia nos oferece, mas é ingenuidade achar que, com o surgimento delas, teremos mais tempo para o lazer. O que acontece é exatamente o oposto. Cada vez mais, tempo que tínhamos para nós mesmos, situações na qual podíamos ignorar o trabalho e prestar atenção no mundo, cada vez mais essas situações se esvaem. Ao estarmos permanentemente conectados e com ferramentas de produtividade disponíveis, como o caso do mencionado celular+teclado+quick office, estamos permanentemente trabalhando. A única forma de mudar isso é aprendermos a não cair na tentação de, justamente, usar o tempo no saguão do aeroporto para trabalhar, de dizermos esse tempo agora é meu, não do trabalho, de levar um bom livro consigo e mandar o trabalho pras cucuias até que seja a hora correta.

  50. Trabalho com o desenvolvimento de soluções para o mundo da mobilidade. Sempre quando vamos desenvolver uma nova solução levamos sempre em consideração facilidade de uso, interface com o usuário e adequação ao usuário.
    Essa estoria de tecladinho para celular para mim é uma aberração. Se uma pessoa tem essa necessidade de digitação tão grande acho melhor comprar um notebook ( com HD de estado sólido ) uma vez que podemos estar em movimento, para trabalharmos de forma mais confortável. Essa solução de tecladinho alem do desconforto de apoiar o teclado, tem o desconforto visual pela distância que nossos olhos vão ficar da minuscula tela e vamos acabar drenando uma grande quantidade de bateria. As Aplicações para mobilidade devem sempre considerar a ausência do teclado e ser o mais intuitivo possivel. Teclados virtuais ou deslisantes são interessantes para quem precisa responder email. Até o MSN evita isso. A forma mais legal de trabalhar com ele é através da inclusão de um clip de voz.
    É logico que muitas aplicações interessantes foram desenvolvidos para o mundo móvel a saber: SFA – Automação da Força de Vendas, Field Service – Automação de Serviço de Campo entre outras. Em todas elas descartamos o teclado. Temos mais de 120.000 equipamentos rodando a mais de 10 anos no mercado. Esse teclado sempre foi caro, desconfortável e rouba uma bateria enorme. Mas se alguem está feliz com o teclado parabens. Só economize para pagar o oculista.

    Termino com a frase de um grande amigo meu:

    Não é porque voce pode, que voce deve fazer.

  51. A modernidade veio para ficar. Não adianta deblaterar contra. Já prevejo comunicação entre duas pessoas que falam línguas diversas: um inglês e um francês. Um computador portátil no peito de cada um, e um canal de áudio que traduzirá o idioma estranho na própria lingua. Munido de um fone de ouvido, o francês dirige-se ao inglês. Receberá a resposta em seu próprio idioma, por sua vez, o inglês falará sua lingua e o francês a endenderá em seu proprio idioma (sintetizadores de voz já fazem essa tradução escrevendo as respostas às perguntas na tela). Isso atualmente já pode ser feito com mais de 300 idiomas. É a comunicação global, velho sonho da torre de Babel..

  52. se vc so abre emails e conversa no msn ate pode ser… mais acho complicado vc fala que ficou pra traz ja que nao tem como instalar certos programas de simulacao ou de producao no seu celular … e esse tecladinho ai tambem ja esta ultrapassado, vc como usuario da nokia deve saber =) entao nao fale merda.

  53. Legal esse teclado, creio que será muito útil, mas ainda vejo com desejo o futuro… rss, como no filme Blade Runner onde os comandos ao computador são todos vocais, voce simplesmente diz a ele o que fazer, e ele faz. talvez a minha geração não desfrute deste benefício, mas com certeza meu filho irá se comunicar com seu PC sem nem precisar tocar em nada dele

  54. Para as pessoas que não trabalham na área de TI eu até concordo. Mas para nós isso não ajuda muito, pois não utilizamos o equipamento apenas para web e emails. Escrevemos documentos no Word, editamos cronogramas no Project, entre outras coisas que necessitam de software instalado. E com a tela miúda do celular , daqui a pouco teremos um mundo de míopes devido ao esforço excessivo para ler as letrinhas miúdas.

  55. Realmente um notebook não é portátil. Mas os novos smartfones de hoje com teclado QWERTY em forma de slide sao muito confortáveis. E se equipados com o Windows Mobile então precisamos menos ainda de um note. Acho que os notes perderam lugar para o netebooks que são menores e com o mesmo poder dos grandões e pesadoes, ainda mais agora com o aumento do armazenamento proporcinado pelas memórias sólidas que devem aposentar o quente, barulhento e gastador de energia HD.

  56. Existem grandes diferenças PRÁTICAS entre o smartphone e o laptop… quem já teve os dois sabe do que estou falando e… definitivamente, um smartphone ainda não resolve os problemas de qualquer profissional… por exemplo eu, que recentemente tive que acessar uma base de dados Oracle em Kansas/USA e o meu smartphone num conseguiu chegar quase perto de um editor de textos…

    Para alguns é a solução, para outros, ainda é só um modem de acesso móvel… não tão rápido como esperávamos e pagamos.

    Acredito que ainda estamos começando… mas já me ajudou bastante quando meu smartphone foi ligado em meu laptop como MODEM no meio do transito da Marginal Pinheiros.

  57. Percebi isso a pouco mais de 1 mes atraz ao fazer uma cotação para compra de teclado para o meu Palm, o preço quese que dobrou da epoca que eu comprei o Palm.

  58. Um comentário sem impessoalidade e egocêntrico.
    Minha sensação ao terminar de ler esse texto.
    No campo das artes, celular nenhum substituirá o laptop.
    imagine um designer projetando qualquer projeto, por exemplo, e depois mostrar pro cliente no celular. Inviavél.
    Artigo alienado

  59. Vamos acordar um pouquinho pra realidade, ainda não chegou essa hora, tenho os dois e por experiência própria vejo que cada um tem sua particularidade e peculiaridade, apesar da distinção não ser tão separada uma da outra, porém verão que eles estão se aproximando um do outro mas falta certas mordomias que não convém pagar para sacrificar-se em certos pontos.

  60. Acho muito legal tudo que está relacionado à inovações e avanços tecnológicos, porém acho que estamos nos tornando vítimas de nossa própria criação, pois toda essa disponibilidade de recursos a qualquer momento acaba por escravizar os profissionais que além de cumprir sua jornada no escritório, acabam realizando atividades do trabalho também no carro, no restaurante e até no banheiro.
    Cuidado maníacos do teclado!!!!

  61. Bom!!!! Realmente estou fascinado com meu N95 2giga. P/ mim, foi uma aquisição fantástica. A única coisa que realmente falta é que governos municipais deveriam colocar net wireless gratuitas, segue como exemplo a prefeitura de Rifaina-sp . e quanto ao teclado ainda não tive o pz de usar, depois de ler esta reportagem acredito que usarei em breve. Obrigado!!!!

  62. Ir para casa mais cedo para quê? Coninuar a trabalhar com essas geringonças deste nosso quase que admirável mundo novo?
    Gostei do artigo, mas, de minha parte, ficaria desesperado com o valor da corrida.
    No mundo corporativo isso pode não ser problema uma vez que a empresa paga tudo. Só que, como se diz, ninguém dá almoço de graça.

  63. Com relação ao comentário feito pelo Levi, ser útil ou inútil caríssimo ou acessível certamente deverá ser levado em conta a necessidade individual, pois um navio é caro? se for para trabalhar (e faturar) não, logo não é mais um brinquedinho para todos, como é o celular

  64. Concordo que o tamanho da tela não é o ideal, mesmo que a gente passe a se acostumar com o tempo. Mas para escrever e-mails, pequenos documentos, nada que seja muito complexo quanto a imagens, a tela de um smartphone basta. Quanto ao preço, algo relevante que não foi comentado no texto, ao menos para Blackberry Bold você encontra nos EUA teclado Bluetooth dobrável por US$90,00. Mas, sinceramente, se você usa tanto o smartphone, já deve ter acostumado com a posição das pequeninas teclas, e só pra abrir e posicionar esse teclado já vai perder um bom tempo, além de ficar impossível de usar em movimento.

  65. Bom dia ! gostaria de saber sobre a compatibilidade do nokya E71 com o citado teclado,posso digitar texto e etc. O acesso a net depende de planos da operadora ou é livre.

  66. Comprei o teclado a uns 4 meses! Hoje não fico sem ele no MBA que estou fazendo, nas reuniões com clientes e até pra ficar em um MSN quando estou em sala de espera! Sem dúvida uma ótima solução, só uma pena que funcione apenas no meu N95, porque no iPhone não rola!

  67. Se considerarmos que os PalmTops já ofereciam teclados como esse, não podemos chamar de novidade o produto da Nokia. Ok, o teclado facilita a navegação na Web e o envio de e-mails. E só!! A vida profissional requer muitas outras funcionalidades, que só estão disponíveis no velho e bom laptop. O tecladinho para celular é um bom brinquedinho, mas eu vou continuar dependendo do computador.

  68. Eu já uso estes teclados há mais de 6 anos, inclusive o do Palm One da Tungstenio também tem.
    Já vi que vc gosta de novidades tecnológicas, pois utilizo o skype há mais de 10 anos, e hoje ele está entrando nos celulares que possuem wi-fi, dos aeroportos que já possuem, dá para fazer ligações skype-to-skype sem pagar nada e com uma qualidade de som assombrosa, faça o teste.

  69. Discordo. Tenho um pocket da Dell com teclado bluetooth que funciona muito bem. No entanto, a tela e muito pequena, mesmo virando a tela no formato paisagem. Comprei, ha pouco, um desses laptops de 8 polegadas, com 120 Gbytes (Asus), rapido e muito leve (menos de 1 kg), e, ai sim, fiquei satisfeito com a portabilidade: nao cabe num bolso pequeno, mas cabe em qualquer bolsa ou pasta de tamanhos minimos. Num taxi, por exemplo, da para digitar com muita facilidade.

  70. Não acho que o laptop tenha se tornado obsoleto perante as novas tecnologias móveis, ele ainda se faz presente e necesário, mas, é preciso saber por quanto tempo isso irá durar. Ainda não é possível encontrar celulares que rodem softwares essenciais.

  71. A tecnologia tem tudo pra dar certo, agora dizer que vai substituir o note é um palpite pra lá de arriscado.
    Me diz como que você vai rodar programas gráficos num celular e isso sem falar na telinha pequena e com pouca definição ( comparada a um monitor ultilizado para fins gráficos ).Só da usar o básico do office e ainda olhe lá.

  72. A tela é pequena, como vc navega na internet e escreve e-mails com uma tela q não da p nem ler direito? A tela é tudo! O meu note tem 13 de tela e eu acho pequeno.
    Eu ainda tenho um Iphone2g, cuja a interface human-iphone é touchscreen e tem o acelerômetro, o q esta anos luz a frente do nokia e a minha tela é bem maior… e mesmo assim meu note esta aqui do meu lado, sempre.
    Acho q o note irar mudar qndo houver algo q cabe no bolso e q a tela seje grande o suficiente p/ nao se fazer caretas.
    O título desse deveria ser algo do tipo: Como a tecnologia esta mudando nossas vidas? ou Aonde chegaremos daqui mais uns anos?
    mas deixar laptop obsoleto… acho q essa será prorrogada.

  73. Não concordo nem um pouco com isso do laptop se tornar obsoleto por causa de um tecladinho infeliz e inútil. Não gosto dessas tecnologias criadas pelos fabricantes de celulares. Não gosto deles e acho que eles deveriam ficarem nos seus devidos lugares, ou seja, no papel de simples telefones móveis. Logo agora que consegui comprar um laptop me aparece uma desgraça dessas? Vade retro tecladinho dos infernos! Arrependei-vos enquanto é tempo, workaholics!

  74. Trata-se de um assunto bem complexo.
    Acredito que cada pessoa possui suas necessidades,sendo as mesmas supridas em suas instâncias. Não desrespeitando ninguém,mas se eu fosse um Analista de Sistemas também não enxergaria ultilidade num telcado para celular.
    Uma vez que Administrador,por exemplo,com certeza seria um ótimo apoio.

  75. Até que pode ser, mas, o TECLADO é do tamanho do laptop, outra que já existem laptops bem pequenos e esse teclado NÃO CABE NO BOLSO. Para finalizar, gastar com taxi pra que? Esse escritório sai CARO.

  76. Acho que nao substitui o laptop não pois a tela de um celular é muito pequena. e quanto ao teclado para usar o celular? acho inutil. esse teclado deve ser caríssimo.
    Fora que tem programas que ate o momento celular algum consiguiria rodar.

  77. Prezado Juliano tenho um dos primordios deste teclado, usava no meu ex PALM Tungsten um teclado infravermelho super compacto, parece até que a Nokia copiou a ideia da PALM. Por este motivo permita discorda de sua posição sobre a praticidade desta solução, primeiro a tela é muito pequena, segundo vais ter que carregar além do telefone um teclado (dobravel é claro)mais carregador de celular (pois o consumo aumenta com o Bluetooth, quase virou um Notebook, rsrs)e cuidado para não perder isto tudo.Assistencia tecnica no Brasil para este teclado, nem se fala… Só é legal vc tirar o Smart e o teclado e colocar tudo na mesa fica parecendo um NERD,rsrs.Melhor coprar um NOTe de 10 ou 13 vai ser MUITOOO mais util e pratico, telefone é telefone até resolverem o problema da tela e processamento, e olha que tenho um Blackberry (só é bom para e-mail)..

  78. Creio que essa tecnologia veio para se aliar ao laptop, que será utilizado como estação de trabalho das empresas, ao invés dos desktops. Não acho que isso torna o laptop obsoleto, pois nele ficará todo a aparato de trabalho. Ambos terão suas funções distintas, mas se complementando e dando toda a mobilidade as pessoas e as empresas.

  79. A Asus tem um laptop bem pequeno que, apesar de não caber em alguns bolsos, é REALMENTE portátil. De longe bem menor que a concorrencia, apesar de menos potente.

  80. O Juliano Spyer exagerou o título da notícia, mas foi esperto e consegiu chamar a atenção. Ganhou alguns clicks em seu blog com esse título. hehe

    Acredito que o laptop dele ficou obseleto (quanto ao tamnho) para o que ele usa: internet e editor de texto.

    Se eu utilizar a forma de pensar dessa reportagem, poderia dizer assim:

    Relógio de pulso torna celular obsoleto –

    Eu estava no transito e queria saber o horário e não trouxe aquele celular grande que tem um monte de programinhas que nem sei o que são. Mas eu tinha um relogio de pulso que me mostrava a hora. era tudo o que precisava!

  81. Este teclado conectado ao celular, por bluetootf, também não é lá muito funcional. Não vejo o porquê trocar um laptop, com seu monitor em tamanho ideal para a digitação, por uma geringonça improvisada como essa, onde se tem que utilizar uma lente de aumento pra se digitar. Ah, esta mania por novidades…

  82. Nenhuma novidade amigão. Há uns quatro anos atrás eu tinha um Dell X51v (pocket pc)com teclado infravermelho, que funcionava exatamente como esse conjunto aí.

    Aos poucos, eu que sou advogado, percebi que o conjunto não era tão eficiente assim, pois, além da tela reduzida, não havia como gerenciar o uso de um acervo de arquivos que normalmente se carrega num laptop.

    Além disso, a formatação que se obtem nos editores de texto mobile é muito ruim.

    Na verdade, é só um quebra galho.

    Hoje eu tenho um nokia E71 igualzinho a esse daí, mas tenho também um Sony Vaio serie Z, incrivelmente potente, compacto (pouco mais de um kilo) e completo, com tela de 13 polegadas. Esse sim é um grande conjunto, um celular 3g com Bluetooth, e um laptop compacto que se conecta à internet através do 3g do celular.

    Quanto a não caber no bolso, isto é só um detalhe, já que hoje existem notebooks, como o meu, ultra portateis e leves, cabendo em qualquer pastinha.

    Também achava chato ter que carregar, além do celular, o tal do teclado.

    Enfim essa idéia não é nada nova amigo, e também não é essa maravilha, talvez tenha encaixado perfeitamente nas suas necessidades, mas não acredito que seja o perfil predominante no meio corporativo.

    Os laptops ficarão cada vez mais leves e finos, mas o limite de tamanho já ficou limitado pelo tamanho da tela, afinal o olho humano ainda não comporta upgrade, mesmo que as microtelas apresentem cada vez maiores resoluções ampliando as condições de uso.

    No mais, o E71 é um baita smartphone. Completasso! Agora substituir um laptop com aquela telinha 320×240? Tem que ter muita paciência, ainda prefiro carregar meu caderninho da sony debaixo do braço, sempre conectado ao E71, no meu bolso é claro.

  83. Este teclado, que se conecta ao celular por bluetooth, também não é lá muito funcional. Não vejo o porquê de trocar o laptop, com seu monitor em tamanho ideal pra digitação, por essa geringonça improvisada, onde se tem que utilizar uma lente de aumento pra se digitar. Ah, esta mania por novidades…

  84. ninguém vai escrever uma tese em um celular… acho sempre absurda a idéia de que uma única coisa vai satisfazer a multiplicidade de atividades humanas que a sociedade desenvolveu em sua história…

  85. Caro Juliano, estava em dúvida sobre comprar ou não um teclado bluetooth para usa no meu n95, depois de ler seu relato me decidi, vou comprar e aproveitar momentos em que não podemos fazer nada além de esperar e tranformá-los em momentos produtivos. Um grande abraço.

  86. Laptop obsoluto? Que artigo mais deprimente, cara. Que ridículo um teclado desse e um celular… Pode ser útil, sim, para os inúteis.
    Escreva artigos com mais coerência fática, por favor.

  87. Venho vendo essa vontade se poder trabalhar onde se estiver ficar cada vez maior nas pessoas. Ha uns 12 anos mais ou menos surgiram os palms e celulares. Depois vimos eles convergindo em smartphones e netbooks e posso dizer q ja compartilho dessa sensacao de que o transito nao eh mais tempo perdido. Quem sabe no futuro nao poderemos ir pra casa mais cedo? 😀

  88. Acho que nao substitui o laptop nao pois a tela de um celular é muito pequena. e quanto ao teclado para usar o celular? acho inutil. esse teclado deve ser caríssimo.

  89. Pois é Juliano tenho um n82 e recentemente comprei um tecladinho desses, da nokia mesmo. No começo era bem difícil de escrever, mas uma semana depois estava acostumado. Com o quick office abandonei o word, na minha necessidade aambos faziam o mesmo trabalho. Já fui até salvo por ele quando esqueci o caderno da faculdade. Hoje ele é bem mais útil do que achei que poderia ser quando o comprei.

  90. Devo entrar logo no mundo corporativo e estava pensando se o teclado seria útil. Conversei com algumas pessoas sobre e imaginava exatamente as coisas que você dizia: laptop afinal não é tão portátil assim, apesar de todos discordarem. Bom saber que alguém, com experiência no assunto, concorda comigo 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *