O segredo do maior vendedor de automóveis

24 de fevereiro de 2009

Dizem que o maior vendedor de automóveis do mundo se chama Joe Girard. Ele escreveu um livro para explicar como trabalhava com relacionamento e recompensas. Se você faz marketing e vendas talvez queira saber.

No livro “Como Vender Qualquer Coisa a Qualquer Um“, (Editora Record, 1982), Joe Girard, considerado o maior vendedor de carros do mundo (Guinness World Records), conta sua história e os seus “segredos” como vendedor.

O livro narra a trajetória do autor, desde a infância até o momento em que sucessivamente experimentou diversos fracassos profissionais. A partir daí, começa o relato de sua impressionante trajetória como vendedor, descrevendo pormenorizadamente seus métodos de trabalho e as táticas e ferramentas de vendas, criadas por ele.

Alguns dos métodos utilizados pelo autor são realmente inovadores e merecem ser destacados. Uma das maneiras de captar clientes era o que ele chamava de sistema de perdigueiros, em referência aos cães de caça.

Ele desenvolvia relacionamento com uma infinidade de pessoas, inclusive seus próprios clientes, de forma que combinava uma comissão de vinte e cinco dólares para cada cliente que fosse indicado por estas pessoas. Segundo Joe Girard, pelo menos um terço de todas as vendas provinham da indicação destes perdigueiros.

Além disso, ele descreve de maneira simples e prática como utilizava a correspondência, seus cartões de visitas e o telefone como armas poderosas para fazer negócios.

A cada cliente que atendia, enviava imediatamente uma correspondência, agradecendo pela compra realizada e sugerindo a estes clientes que se soubessem de mais alguém que estivesse interessado em comprar um carro, poderiam indicá-lo, que receberiam uma comissão de vinte e cinco dólares pelo negócio.

É possível tirar algumas lições básicas do trabalho deste grande vendedor. Vejamos algumas:

  • Motivação. Ele desempenhava seu trabalho com grande motivação e entusiasmo. Dizia sempre “não façam parte do clube”, ou seja, não percam tempo com aquelas conversas entre vendedores. Aproveite o tempo livre para fazer contatos e preparar novas oportunidades de negócios;
  • Cartão de visita. Costumava utilizar seu cartão de visita de forma dinâmica, aproveitando todas as oportunidades para divulgar seu trabalho;
  • Relacionamento. Mantinha um relacionamento estreito e constante com seus clientes;
  • Parcerias. Desenvolvia um grande numero de parcerias com diversos outros profissionais e mesmo com clientes, com o objetivo de obter ajuda para captar continuamente novos negócios;
  • Networking. Nenhum profissional entendeu tanto a importância de uma rede de relacionamentos como Joe Girard. A Lei Girard dos 250 era uma espécie de metáfora para mostrar a importância de se ter um network bem montado.
  • Inovação e criatividade. Ele foi um vendedor criativo e inovador por natureza e por necessidade. Sempre com ideias simples, mas bastante funcionais.
  • Objetivos. Tinha objetivos e metas, e os perseguia com disciplina e dedicação. É famosa sua frase: “planeje seu trabalho e trabalhe seu plano;
  • Respeito ao cliente. “Finalmente, é possível perceber o grande respeito que tinha por seus clientes. Por isto, ele conseguia tanta fidelidade por parte deles.

Toda sua metodologia de trabalho era baseada em um ótimo atendimento e uma grande atenção dispensada a estes clientes. Além disso, ele sempre recompensava a todos por qualquer indicação de outros clientes. Ao final da leitura, ficamos com a impressão de que realmente seu método de trabalho funciona de fato.

A história deste grande vendedor, que ficou milionário e famoso vendendo automóveis, é um estimulo e uma inspiração para todos que trabalham com vendas no setor automotivo. Mas também serve de motivação para os profissionais de maneira geral, pois prova que, mesmo sem formação superior, ele soube vencer obstáculos e tornar-se um exemplo de sucesso de projeção mundial. [Webinsider]

.

Avalie este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (8 votes, average: 3,75 out of 5)
Loading...
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

27 respostas para “O segredo do maior vendedor de automóveis”

  1. Raimundo ferreira dos santos disse:

    A pouco tempo estava trabalhando como vendedor externo tinha cerca de 400 clientes mas a empresa perdeu o posto de trabalho ai liguei para todos os meus clientes avisando que não iria vender maid o produto que eu estava comerciacializando mas que em outra atividades eu os contataria realmente referente as vendas esse homem é uma fera sempre que eu tenho duvidas abro o livro dele e tiro minhas dúvidas

  2. João Pedro Nascimento disse:

    Boa tarde a todos.
    Na minha cidade, procurei em todas livrarias e ainda não encontrei o livro de Joe.
    Achei um pdf “como vender qualquer coisa a qualquer um”. Mas é mais uma história e frases filosóficas e motivações de conter conflitos. Não desabono este. Mas estou interessado em encontrar o livro de técnicas do maior vendedor de carros do mundo e me espelhar neste.
    Alguém sabe o título original e onde encontrar este livro ou pdf gratuitos?

  3. Fred disse:

    Certamente os dias que este Grande Vendedor de Carros viveu ainda existia muitas carroças a venda e os carro pra poucos loucos que investiam os olhos da cara para aparcer um pouquinho. Os dias de hj com tamanha recessão contente-se em vender o suficiente para comer e já esta bom. Todos nós sabemos como fazer, e onde ir pra conseguir vender, mas o mercado parado assim, não há cristo que consiga aumenta o poder de compra de todos nós pobres e miseráveis brasileiros, de cabis baixos e aceitando e acatando a politica nacional, a merce da porra do PT. Livro é bom pra quem gosta de “viajar” a realidade de hj em vendas de carro é bem diferente.

  4. jeanderson santos de Oliveira disse:

    Sim concordo com seus métodos simples e eficaz, obviamente todos os clientes queren ser bem tratados e querem saber o que estão comprando também,cliente feliz é aquele que fez um bom negócio. Assim um cliente satisfeito também comenta com outros possíveis compradores que vão procurar o ótimo vendedor que realizou seu sonho satisfatoriamente. Gostei dos método.

  5. José Carlos da da silva disse:

    Eu particularmente eu do descontos de 10% na primeira parcela aos meus cliente, isso motiva ainda mais os meus clientes, agora eu vou incluir esses truques de joe girard, aos meus e assim mim tornar um grande vendedor.

  6. José Carlos da da silva disse:

    Eu particularmente eu do descontos de 10% na primeira parcela aos meus clientes isso motiva aunda

  7. Givaldo Macêdo Brito disse:

    Com os bons esemplos de Joe Girard, sei como adiministra o meu trabalho com mais determinação…Como a sua frase diz :Planeje o seu trabalho e trabalhe o seu plano.

  8. wailson disse:

    muiito massaa o cara realmente se dedicou… e sei que é um grande incentivo para mim.. vou FAZER O MESMO E SER UM MILIONÁRIO 🙂

  9. walmir disse:

    bacana isto vai me dar forsas e ideias para subir na vida assim eu creio na minha forsa de vontade e na minha fe em deus pois quem quer corre atras e consegue basta querer…….

  10. Renato Nascimento de Lima disse:

    Adorei ,Vender carros para min é como me Alimentar ,cada vez quero Mais….

  11. Bruno Muniz disse:

    Boa tarde,gostei muito das dicas vai ser muito últil no meu dia-a-dia

  12. jenildo disse:

    quero aprender mais e mais

  13. graciano silveira mendes disse:

    Foi um dos melhores livros que já li em sua diretriz, verdadeiro, logico e com um objetivo claro, ( faça com que seu cliênte se torne seu melhor vendedor e sua imagem alvo de seu relacionamento ) abraços, Graciano

  14. francis disse:

    excelente,,vou ser igual e manter o mesmo nivel para que eu possa comprar a concessionária onde trabalaho..obrigado joe rirad..abraçosssss…….tem que ser assim mesmo…que DEUS TE ABENÇOE.

  15. Sérgio Solano disse:

    Todo aprendiz será eternamente um aprendiz na busca incessante do maior conhgecimento

  16. CAROL LAJARIM disse:

    “TENHO CERTEZA QUE USANDO ESSES MÉTODOS SE NOS ESFORÇARMOS A CADA VENDA E COM A AJUDA DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO VAMOS SUPERAR A CADA MÊS O NUMERO DE VENDAS!

  17. FERNANDO CHAGAS disse:

    Eu quero sempre me espelhar nos melhores,por esse motivo estou procurando saber como vc faz pra ser esse extraordinario vendedor (o melhor do mundo), espero um dia chegar nesse seu patamar de vendas. obrigado pelas dicas!!!

  18. Reginaldo disse:

    Otima dica mais como aplicar isso nas minhas vendas Ja que eu vendo perfumes importados como conquista o cliente?

  19. priscilaz disse:

    boa dica

  20. Gleidson Subtil (Brandão) disse:

    Acredito também na criatividade e motivação. seguindo o exemplo de Joe Girard, como gerente de marketing de uma concessionária lanceia a campanha “Totalmente Satisfeito”, propus a Diretoria a campanha promocional ” compre um carro e concorra a outro”, pena que meu diretor não foi tão ambicioso como eu. Quando todos nós formos mais criativos, nosso país entrará numa nova fase.

  21. CLEYSSON MAJESKY disse:

    POIS E ELE REALMENTE MOTIVA MUITO AS PESSOAS
    E EU ME ESPELHO MUITO NELE…..

    EU TRABALHO NO MESMO RAMO POIS AINDA SOU UM PEQUENO VENDEDOR DE AUTOMOVEIS

  22. Paulo Diógenes Martins disse:

    Sou um grande adimirador do “Tio Joe”. Trabalho com vendas só que num ramo completamente diferente do automobilistico e pratico diariamente suas dicas. Funcionam! Fica a dica: Tenham disciplina e pratiquem.

  23. marcelo moreno disse:

    PARABÉNS ,GOSTEI DA ESTRÁTEGIA,VOU USAR COMO REFERENCIA .

  24. erike disse:

    poxa adorei estrategia otima!!!!!

  25. Carlinhos W3 Comunicação Visual disse:

    Este cara aprendeu comigo……!
    Antes de vender qualquer coisa precisamos quebrar a bolha que o seu comprador esta usando.
    Quem é que não fica sem jeito ou irritado quando o vendedor de loja de sapatos se aproxima so porque vc.deu uma olhada na vitrine….te uns caras que chegam a perguntar o seu número sem ao menos ter escolhido algo….Quando eu tinha 16 anos de idade fui ajudar meu tio na loja de sapatos Me aproximava do cliente olhando também para os mesmos pares que ele olhava e derepente comentava. – Quelindo este de pelica preto,não!? Pronto, obtia uma respostas positiva ou negativa….ai era só oferecer – Quer senti-lo em seus pés? Ah!! você é daqui?! Sim Nº 40…..

    Leia mais sobre mim na Revista Grandes Formatos.

  26. Jairo disse:

    Parabéns pela dica,nisso fico pensando o quanto e importante os relacionamentos ,e também os agradecimentos,seguido das recompensas 25 dolares de investimento inicial em cada pessoa ,tornou o mesmo milionário, se todos nós acreditasse que plantando uma semente,todos colheriam varias arvores com varias sementes de retorno. eu acredito que temos um MOTIVO + AÇÃO= venderemos mais carrão.rs. valeu…

  27. Marceneiro disse:

    Boas matérias, excelente conteúdo. Parabens

    Bruna

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *