Não seja oportunista ou abusivo e ganhe com isso

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Só andando pela cidade de São Paulo ? e depois fora dela ? para entender o tamanho da diferença que a ausência dos outdoors nos trouxe. Não é segredo nem estranho que o projeto Cidade Limpa tenha tirado o Prefeito Gilberto Kassab do aparente anonimato.

Por ser partidário da auto-regulamentação, sou contra a maioria das leis voltadas para o nosso mercado. Mas não somente aprovei esta lei, como também apoio a nova lei do telemarketing, que nasceu para acabar com vários tipos de abuso e ignorância.

Chega a ser triste escutar os argumentos de algumas empresas contra esta última iniciativa. Uma inversão de valores que deixa claro a falta de visão e postura no relacionamento com seus clientes. Algumas empresas acham um absurdo serem obrigadas a respeitar o consumidor.

O oportunismo destas, que buscam ganhar qualquer centavo as custas do cliente, acabou virando oportunidade para políticos, que estão descobrindo uma maneira fácil e rápida de agradar o povo.

Sim, resolver o problema mais profundos como trânsito ou saúde é muito mais caro e demorado, mas como ambos estão no escopo dos políticos, não cabe aqui (que não é uma publicação sobre política) julgar se os políticos também estão sendo oportunistas ou não.

Não cabe e não faz diferença. Quem trabalha com comunicação deveria se esforçar para coibir os abusos da classe e fortalecer a auto-regulamentação. Aprender que lobby ? que também não fazemos direito ? não será suficiente para evitar a interferência na profissão. O lobby de nenhuma categoria pode vencer a cenoura de conquistar o povo em uma canetada. Eu acredito (e acho que muitos concordam) que a canetada de Kassab garantiu sua reeleição.

Precisamos entender que isso também é uma oportunidade para agências e anunciantes. Se os políticos ganham votos, empresas poderiam se destacar e conquistar clientes.

A comunicação da Oi (desbloqueio, portabilidade, etc.) é nesta linha. Ser ?generoso? enquanto os outros são mesquinhos em suas políticas que seguram consumidores através de cláusulas no contrato. Quem fideliza o cliente é o advogado, não o marketing.

O Amazon Frustration-Free? Packaging é outro bom exemplo, mas existem centenas de oportunidades quicando na área. Basta olhar onde estão sendo mesquinhos, ?espertos? ou ?descuidados?, ganhando alguns centavos em cima de cada cliente para economizar ou faturar milhões.

Pensar que é possível ganhar mais centavos se diferenciando. [Webinsider]

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Ricardo Cavallini é profissional de comunicação interativa, autor do livro O marketing depois de amanhã.

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2 respostas

  1. Caro Ricardo Cavallini, em primeiro lugar parabenizo pela postura de seu texto e as ideias que expressam, as quais servem de parâmetro para a melhoria de nossa atividade profissional (sim, sou publicitário). Entretanto, peço licença para colocar aqui minha opinião sobre a Cidade Limpa. Sou um daqueles chatos que não gosta da lei, que acha o termo poluíção visual totalmente equivocado e que considera a sujeira das ruas de São Paulo um belo exemplo de descaso com a cidade. Não posso aprovar uma atitude radical que, simplesmente, tratou a mídia exterior como atividade criminosa, se haviam abusos – e haviam muitos – era só fiscalizar e aplicar a lei anterior – que não estava sendo usada. Se a cidade ficou melhor com a Cidade Limpa? Depende da opinião de quem vê. Particularmente, e sei que sou voto vencido, acho falta dos luminosos, do neon, dos front-lights, das fachadas coloridas, da Gisele Bündchen e dos outdoors com os lançamentos de cinema, shows e peças teatrais.

  2. Está faltando um pouco dessa mentalidade nas grandes lojas de comércio eletrônico brasileiras que tem cada vez mais desrespeitado o consumidor! Eu mesmo fui mais uma vitima.

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