Tenho falado constantemente sobre o avanço da tecnologia e as novas ferramentas que ela tem agregado ao nosso dia-a-dia. Sem considerarmos essas inovações, o que mais a tecnologia nos trouxe?
É muito claro que ela vem quebrando barreiras e encurtando distâncias, certo? Ela também popularizou a comunicação, principalmente a comunicação entre os meios, ou melhor, ela integrou os meios de comunicação.
O rádio, por exemplo, que começou no Brasil em 1893, com o passar do tempo, e o auxílio da tecnologia, ele foi aprimorando suas transmissões e conquistando o seu espaço.
Depois, veio a televisão, que nada mais era do que um rádio com um dispositivo que produzia uma imagem em uma única cor, que também foi se aperfeiçoando e chegou onde está hoje, em alta definição. É importante lembrar que a TV não roubou a cena do rádio, cada um criou a sua própria característica e manteve o seu público fiel.
Depois veio a internet, que supostamente roubaria todos os holofotes e atenções. Mas, ao contrário do que todo mundo pensou, ela foi uma difusora de novas formas de comunicação, integrando o rádio, a televisão e outros meios, ajudando-os a evoluir.
Vou dar um exemplo, me diga um programa de rádio ou televisão que não tenha uma página na internet? Hoje, as grandes emissoras têm a sua programação na rede, atualizada diariamente, em tempo real. Os sites das rádios até oferecem acesso a programação ao vivo e o usuário se transforma em ouvinte.
E os jornais e revistas? Assim como acontece em outros meios de comunicação, eles também estão integrados com a internet, oferecendo o conteúdo online. Alguns até são exclusivos para o site e o usuário pode se cadastrar para recebê-los no momento em que vão ao ar nas redações.
Com os portais, outro importante meio de comunicação, a integração com outros elementos também acontece. Hoje, já temos diversos sites que disponibilizam vídeos e podcast aos usuários, com conteúdos exclusivos. Temos também muitos serviços que permitem baixar e publicar vídeos em alta definição para assisti-los no próprio computador.
Isso significa que a internet irá substituir os meios de comunicação? Jamais! A tecnologia irá ajudar a alavancar ainda mais todos os ambientes, pois eles interagem entre si, um ajuda e complementa o conteúdo do outro, por isso dizem que a matemática é tão perfeita, pois a TV + o rádio + o jornal + a revista = a internet e se tirarmos a prova real, o resultado será sempre o mesmo, ou seja, pura sinergia.
Você se lembra de algum meio de comunicação que deu errado? Nem eu! [Webinsider]
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9 respostas
Mandic,
Boa noite.
Primeiramente, parabéns pelo artigo e confesso que sou um seguidor da Mandic.
Sempre indico a Mandic para todos os meus clientes que querem otimização e performance em comunicação por email.
Outro dia jogando conversa fora com um amigo (Guilherme Guida) descobri que acabei desenvolvendo um hotsite para um amigo seu (Guida).
Novamente, parabéns pelo que você representa para a internet brasileira.
Abraços, ike
Percebi que o tema principal é a sinergia. Diz-se que o todo supera a soma das partes, ou que, a soma das parte é mais que o todo.
Concordo com o homem de asas.
Ele está a frente (ponto)
mais uma coisa…antes de refletirem sobre meu post acima olhem o site do principal jornal aqui do Mato Grosso do Sul…rs
http://www.correiodoestado.com.br/
concordo q a história se repete…mas se pensarmos bem, a história da comunicação ainda é muito curta…talvez estejamos passando por um episódio q ainda nao aconteceu…e q pode começar a fazer parte dentro dos ciclos da história…
…mas vamos refletir sobre a relação entre o jornal e a internet…
há uns 10 anos atrás, uma pessoa bem sucedida, tinha q assinar pelo menos 2 revistas e um jornal…e hj?
hj, as informações são muito mais acessíveis pela internet do q por um jornal…mais fácil de procurar…e de encontrar…
* qtos de vocês se informam mais pela internet do q por jornal?
* os jornais, tem mais acesso pelos seus jornais ou pelos seus sites?
* os jornais, como eles mais se informam?
* tirando os grandes jornais, vocês acham realmente q eles (jornais) se empenham em seus sites?
* e aqueles q não investirem em seus sites, qual será o futuro deles?
esta aí algumas questões para o pessoal discutir aqui….
Obs.: falei do jornal, mas acho tb, q deve ser discutido o futuro dessa rádio do jabá q conhecemos….
Ok, muito bonito.
Vai falar isto pros donos do NYT, Estado, Folha e amigos.
Tem mídia que corre perigo, não há dúvida.
Também concordo que o assunto é pertinente. O jornal por exemplo no início a sua receita estava na assinatura, hoje temos jornais com tiragem gratuita e sua sobrevivência está nos anúncios.Pode ocorrer uma nova mudança, em vez de venderem seus espaços publicitários em cm/col e na quantidade de exemplares, passarão a comercializar banners e com base na quantidade de pageviews, o que não justificaria trabalhar mais com o conteúdo impresso. E o rádio? logo sintonizaremos mais de 16.000 rádios diferentes.
Realmente é muito difícil fazer essa prova real.
Aleksandar, o tema desse artigo é bastante pertinente, atual e dá pano para manga, mas lamento que suas argumentações tenham sido tão superficiais. Na minha opinião, ficou no plano do senso comum.
Abraço,
Marina.
Oi Celso,
como vai? Realmente, o rádio iniciou em 1922. Mas o Mandic deve estar se referindo à incrível história do Padre Landell de Moura.
Vale a pena ler:
http://webinsider.uol.com.br/index.php/2006/07/25/o-brasileiro-que-inventou-o-radio/
Olá Mandic, só uma correção, que não vai alterar o teor de seu bom texto, em 1893 foi início do cinema no Brasil, o rádio começou em 1922.
Obrigado pela atenção.