Conversando com amigos que possuem ou trabalham em empresas de web sempre ouço deles que muitas grandes corporações não enxergam o real valor e investem pouquíssimo em suas presenças na web, em comparação com outras mídias, como televisão, revistas, etc. Mesmo passados muitos anos do surgimento das primeiras agências web no Brasil e diante de um mercado cada vez mais maduro e consolidado
Apesar disso, vivemos algumas grandes “conquistas” da web brasileira nos últimos anos, como a consolidação das “pontocom” (Americanas.com, Submarino, Pontofrio, entre outras), a entrada das Casas Bahia no e-commerce e outros acontecimentos significativos.
Como exemplo bom separei um case em especial para mostrar como algumas empresas já atingiram um nível alto de amadurecimento em suas presenças na internet.
A imagem ao lado já pode dizer muito sobre a presença web da Tecnisa. Foi retirada do portal Tecnisa e mostra o quanto a empresa vem investindo em sua estratégia web para “estar presente” em diversos canais diferentes, além de seu próprio site.
Para citar alguns números: a internet originou em 2008 a venda de 506 imóveis para a Tecnisa, o que representa um total de 27% de suas vendas no estado de São Paulo. Essa quantidade representou um crescimento de 43% em relação a 2007.
A Tecnisa informa em seu site que montou uma central e uma equipe de corretores dedicada apenas ao atendimento de internet e conta hoje com cerca de 40 corretores dedicados somente a essa operação, que pode ser acompanhada em tempo real.
Para o profissional de internet, a Tecnisa exemplifica a empresa que obtém resultados na web – o típico caso para para ser mostrado e discutido com seus clientes sobre a importância e o retorno que uma estratégia web bem feita pode gerar de resultados e lucros da empresa.
Outro ponto importante é que vale ser realista e não acreditar no imediatismo, mas no trabalho constante. Citando o diretor de marketing da empresa, Romeo Busarello: “A boa performance da internet para alavancar vendas é resultado de sete anos de um trabalho contínuo no meio digital para colocar a marca Tecnisa onde o consumidor está”.
Mostre isso ao seu cliente. [Webinsider]
.
Guilherme Schneider
Guilherme Schneider (@guilhermebarcha) é executivo na área de consultoria e tecnologia da informação e mantém um blog pessoal.
2 respostas
Guilherme,
Primeiramente, parabéns pelo artigo. Excelente!
Isso ainda é muito pouco conhecido entre as corporações. Atualmente atendemos 11 empresas e somente 3 acreditam piamente na internet como uma ferramente poderosa de prospecção e captação de clientes.
Esse case da Tecnisa é um trabalho muito bem sucedido da Tribal. Aliás, agência que sou fã.
Novamente, parabéns pelo artigo e se você postar novos artigos com esse tema estarei sempre sedento para ler.
Abraços, iKe
Realmente, é algo que precisa ser melhor trabalhado e monitorado pelas empresas.
Valeu por estampar esse bom exemplo.