No formulário da Azul o default é zero passageiro

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Recentemente viajei de Recife para Curitiba pela companhia aérea Azul, que iniciou suas operações há menos de seis meses com a proposta ?low-cost, low-fare?, ou seja, ?custos baixos, tarifas baixas?.

Achava que iria encontrar aeronaves bem simples, sem serviço de bordo e poucos comissários, mas fui felizmente surpreendido.

  • Poltronas. São forradas em couro, o espaço é maior para as pernas e cada passageiro tem uma televisão individual com canais Globosat;
  • Serviço de bordo. São servidos biscoitos, waffers e salgadinhos e a abordagem dos comissários é ?Escolha o que você quiser e o quanto você quiser?.
  • Comissários. Quantidade normal de comissários. E quando eles falam no alto falante, evitam aqueles discursos formais chatos e falam com naturalidade.

Enfim, a experiência de voar pela Azul foi bem satisfatória, entretanto…

Tem uma coisa que me irrita muito na Azul: o campo de quantidade de passageiros adultos do site da empresa. Vou explicar?

Quase todo dia acesso os sites das companhias aéreas para pesquisar passagens e sempre há um campo para informar a quantidade de passageiros.

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aereas_passageiros.jpg

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Nos sites de todas as outras companhias aéreas (exceto a Azul), este campo vem com a opção 1 (passageiro) marcado como padrão, já que a maior ocorrência de pesquisas é para viagem de 1 passageiro.

Entretanto, no site da Azul este campo de quantidade de passageiros vem com a opção 0 como padrão, o que não faz o mínimo sentido.

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azul.jpg

.

E aí, naturalmente, sempre que vou pesquisar, esqueço de colocar a opção 1, o que gera a irritante mensagem de erro.

msgazul.jpg

.

Por isso, faço um apelo à Azul: vocês investiram R$ 200 milhões e estão prestando um ótimo serviço por um ótimo preço, mas ajeita o site, pô! [Webinsider]

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Murilo Gun (murilo.gun@gmail.com) é empresário e comediante. Mantém o blog Murilo Gun.

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10 respostas

  1. Não acho que a opção da Azul de colocar como default o 0 seja erro de usabilidade. A questão é que estamos acostumados a ver nos sites das outras companhias o 1 já selecionado. Mas não existe nada nas regras de usabilidade que indique o que está certo e o que não está. Tudo é questão de costume.

  2. Não é só a azul que possui erros de usabilidade em seus sistemas, eles estão soltos ai aos montes. A questão é de quem é a culpa? Do designer ou do programador. Já desenvolvi interfaces para sistemas e é uma luta implementar qualquer melhoria ou conceito, pois os programadores são relutantes as nossas diretrizes, pois elas sempre geram muito trabalho pra eles. É por isso que vemos tanta tosquera no mercado.

  3. Fiquei curioso, e fui dar uma olhada no site.
    No código fonte, a opção selecionada no combo do número de adultos é 1:

    0
    1

    Mas misteriosamente, nas linhas seguintes há uma função do jquery para setar a opção padrão como sendo a 0:

    $(function(){$(#…).attr(selectedIndex, 0)});

    Pra mim, esse tipo de deslize é ainda mais grave, pois trata-se de um problema estrutural.

    Realmente Túlio, os detalhes fazem toda a diferença.

    Abraços

  4. Também já fiz um voo de Azul e fui surpreendido da mesma forma.
    Acho que vai um pouco além, fui comprar a passagem, eu mais minha namorada, fui fazendo varias pesquisas, mas acho a partir do momento que você coloca 2 pessoas, as demais pesquisas devem vir pré definida como 2 pessoas.
    Gravar um cookie rápido somente com essa definição ajudaria minha vida.
    Abraços!

  5. Existe um outro ponto que poderia ser melhorado: a navegação do calendário de datas. As opções próximo e anterior ficam na parte inferior do calendário, portanto sua posição depende do tamanho de linhas que o mês gerou. Se o usuário ficar clicando, passando os meses, sem querer acaba clicando no banner que fica atrás quando o calendário diminui.

  6. Murilo, bom relato da Azul.

    Já ouvi falar bem dela e gostei bastante, mas ainda irei voar por ela.

    Também tinha notado essa falha de usabilidade e ficava irritado toda vez que ia pesquisar preços na azul, é chato mesmo.

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