O pé no chão e os arquivos no cloud computing

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Empresas e usuários se deparam diante de uma nova fronteira da era digital.  Está vindo das ?nuvens? a novidade que pode se tornar solução para as corporações que investem muito em tecnologia para processamento e armazenamento de dados e softwares.O ?cloud computing? (computação em nuvem), expressão que está dando o que falar, é a mais nova tendência de computação. O diferencial é a mobilidade – o usuário adaptado ao cloud computing poderá acessar remotamente seus documentos, arquivos e outros dados, de qualquer computador, a qualquer hora, de qualquer lugar do mundo se estiver conectado à internet.

Poderá também utilizar programas e aplicativos sem precisar baixar em seu computador, com a grande vantagem de usar sem se preocupar com manutenção, atualização, backup, funções que passam a ser realizadas pelo provedor do serviço, que também garante que não vai perder documentos importantes para o seu negócio.

Esse novo modelo de computação ainda não se estabeleceu no Brasil, pois muitos pontos ainda não estão bem definidos e questões práticas e de segurança ainda estão em estudos.

Porém, no dia a dia como usuários já estamos vivendo um pouco disso,  pois o armazenamento de informações em nossas caixas de e-mail já é um exemplo prático da computação em nuvem. Por trás da nossa movimentação de envio e recepção de dados, existe um servidor de hospedagem, que por tempo indeterminado arquiva todas essas informações. Então deixamos lá, guardado tudo o que nos interessa, sem a preocupação com perdas.

Além disso, existem sites que oferecem hospedagem às pessoas. O que pode ser um perigo, pois como ter certeza de que é um site seguro? Como saber se este servidor vai estar sempre disponível, ou que nossos documentos não serão roubados ou disseminados pelo infinito espaço virtual?

Acompanhar as tendências tecnológicas exige atenção e cautela. Não podemos acompanhar tudo na mesma velocidade em que é disponibilizado. Precisamos sempre, em primeiro lugar, ter certeza de que estamos entregando nossas informações, documentos, imagens da nossa vida a empresas sérias, conhecidas e que tenham um histórico expressivo na internet.

As ações praticadas diariamente na internet são desenfreadas e às vezes nem pensamos antes de dar o clique e liberar nossa identidade. Imaginem então quando nos depararmos com a possibilidade de jogar nas ?nuvens? (na internet) a história da nossa vida particular ou profissional (através de fotos e documentos), para que fiquem flutuando sabe-se lá por onde e até quando.

As coisas que nos parecem futurísticas estão se implantando e nós vamos nos adaptando sem tempo para assimilar e refletir cada uma das coisas nessa sucessão de acontecimentos. [Webinsider]

.

Avatar de Roberto Soares Costa

Roberto Soares Costa é empreendedor, especialista em marketing digital e gestão de projetos web. Sócio na agência digital Otimiza).

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

3 respostas

  1. Acredito que os servidores de uma empresa que oferece esse serviço estão fisicamente na empresa ou parceiro, então as medidas de segurança utilizadas pode seguir a mesma linha os webservers não? Acredito que isso daria praticamente a mesma segurança que temos ao disponibilizar conteúdo via site, não sei… gostaria de ver mais opniões sobre a segurança do ambiente cloud. Essa questão da permanência de coisas pessoais dá uma bela discussão, me lembra daqueles casos do orkut que o dono do perfil subiu no telhado e a família/amigos não sabiam como finalizar/excluir a conta.

    Belo artigo
    Abraços

  2. É preciso tomar cuidado com muitos dos serviços oferecidos pela internet, a ausência de informações precisas sobre o item segurança pode colocar em risco não só os dados dos usuários mas a empresa em que trabalham. Cloud Computing é uma solução nova e como toda novidade é o alvo de ataques e qualquer outro tipo de atuação, que coloque em risco a intgridade do serviço.

  3. Minha única crítica é que precisamos sempre manter o leitor esclarecido que a Computação em Nuvem é mais do que meramente utilizar aplicativos e arquivos hospedados na Internet. Computação em Nuvem implica em alta disponibilidade baseada no arranjo dinâmico de recursos entre servidores, geralmente virtuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *