Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

No final de maio a @raquelrecuero anunciou pelo Twitter que o novo livro dela – redes Sociais na Internet – já estava sendo pré-vendido pela Livraria Cultura.

Conversamos online na sequência e eu disse a ela que estava feliz pela notícia do novo livro. Falei que achava que todo mundo devia escrever livros e aquilo deve ter soado estranho. Não consegui me explicar bem na hora.

Hoje baixei o livro novo do @cavallini e no texto da orelha encontrei isto:

Onipresente, o terceiro li­vro de Ricardo Cavallini, fala das mudanças que estão ocorrendo com o consumidor, nas agências, na comunicação. Não apresenta fórmulas mágicas, mas colabora com conhecimento, tão importante nesses tempos empíricos.

Se você ainda não entendeu essa tênue relação entre o ?gut felling? e o conhecimen­to, vale lembrar a frase antológica de Lee Trevino, um dos golfistas de maior sucesso no mundo.

Após uma tacada longa e precisa, uma voz feminina gritou da arquibancada: ?Que sorte!?. E Trevino respondeu em voz baixa, mas perto dos microfones: ?É, minha senhora? quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho.?

Mais consistência

É o que eu tentei dizer para a Raquel ao falar que todo mundo deveria escrever livros. Não que todo livro seja bom, mas fazer um livro para ser publicado é um experimento de aprendizado exaustivo que passa pelo confronto entre gutt feeling e conhecimento.

Você ?sente? que as coisas funcionam de uma maneira e precisa pesquisar para ver se outras pessoas chegaram a resultados parecidos e aprender com elas.

Sinto falta de livros na nossa área feitos por aqui, livros que dêem aprofundamamento para ideias. Ao contrário, tenho a sensação que vivemos repetindo chavões, os mesmos cases, montes de gutt feeling e argumentos tirados de best sellers internacionais.

Digital mata o impresso?

O lançamento desses livros é boa notícia por outro motivo, igualmente importante. Ao oferecer o Para Entender para editoras, escutei: – O que garante que tendo a versão online as pessoas vão pagar pelo livro impresso?

Os dois livros saem nas duas plataformas e será bacana ver em que medida se sustenta a hipótese de que o documento online favorece a venda por ser um grande motivador para a distribuição boca-a-boca.

Estou falando do seguinte: você é uma pessoa super envolvida com esses assuntos – mídias sociais, colaboração, comunicação pós-web.

Se você está disputando vagas no mercado e quer crescer na carreira, é bem provável que você baixe e leia um desses livros para ter diferenciais, para não ficar atrás e para falar coisas diferentes, ter conhecimento. E – aí a mágica – você acha um dos livros particularmente esclarecedor, interessante, bem escrito, atual – e ainda está de graça. O que você faz? Recomenda.

Muito possivelmente a recomendação chegará a pessoas que de outra maneira não teriam ficado sabendo do livro e que preferem comprar o exemplar impresso.

Se um desses livros ou ambos venderem bem – não precisa esgotar, só ter boa venda – podemos juntar esses resultados com a ideia que está no centro de toda essa mudança e que foi repetida hoje pelo Vinton Cerf, do Google, em Belo Horizonte: ?Some people say that information is power. Now, information sharing is power!?

Comentários sobre esses resultados serão bem-vindos.[Webinsider]

.

Avatar de Juliano Spyer

Juliano Spyer (www.julianospyer.com.br) é mestre pelo programa de antropologia digital da University College London e atua como consultor, pesquisador e palestrante. É autor de Conectado (Zahar, 2007), primeiro livro brasileiro sobre mídia social.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Uma resposta

  1. Tem umas indicações de livros muito bons também no TudoParaWordPress, em http://bit.ly/4oXTNw . Já li alguns deles e recomendo..

    Tô doido pra comprar também o livro da Raquel, todos tem falado muito bem dele !

    Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *