Existe uma crise no mercado de comunicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Por que não falamos sobre a crise? Por que nenhum veículo especializado no mercado de comunicação, seja ele online ou offline, falou mais profundamente sobre isso? Pensei muito sobre isso e não consegui chegar a nenhuma conclusão. Não sei se é medo, cultural, fuga ou alguma estratégia para proteger o mercado. Só no começo do ano, foram centenas de profissionais de comunicação para a rua, isso se contarmos apenas as maiores agências.

Não existe crise? Falar sobre isso aumentaria o problema? E não falar sobre isso, garante que passaremos por ela de forma mais suave? Garante pelo menos manter uma imagem de que está tudo bem na terra do rei?

Há muito tempo que eu já dizia, toda essa chinfra não te garante.

Seria fácil sustentar que os seniores que perderam o emprego refletem apenas uma adaptação do mercado à nova realidade, mas como ignorar todos os fatos, vendo que todos os níveis hierárquicos sofreram cortes duros?

Pelas minhas contas burras e informais, em meio semestre, as maiores agências deixaram sem emprego no mínimo 20% de seus profissionais.

Talvez seja um misto das duas coisas. A tal crise com a adaptação à uma nova realidade, mas por que este assunto não vem à tona? Nem sei se deveríamos discutir isso a exaustão, mas este silêncio me incomoda um pouco.

Costumo dizer que alguns veículos de comunicação não são irrelevantes mas já perderam a relevância. Isso vale para alguns veículos do nosso trade. Um jogo de palavras para mostrar que muitos sobrevivem apenas do passado, suportados pela marca.

E nos dias de hoje, com a concorrência da internet, perder a relevância é o primeiro passo para perder a importância.

Afinal de contas o fim do mundo não é nenhum fim de mundo.
E se for? Descanse em paz.

[Webinsider]

.

Ricardo Cavallini é profissional de comunicação interativa, autor do livro O marketing depois de amanhã.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

3 respostas

  1. Meu caro

    Voce é mais um dos inquietos e nervosos diante desse papo de crise.
    Fique tranquilo pois a crise não existe!
    A Crise é apenas um termo usado pelos empresários jurássicos que desconhecem a sabedoria maiêutica e perderam a capacidade de se adaptar ao novo mercado.
    As universidades despejam profissionais no mercado como na mesma proporção que São Pedro fez com as chuvas em minha cidade. Esses profissionais já não trazem as mesmas virtudes antigas, eles se superam e emergem com uma vitalidade tal que surpreendem e desequilibram o mercado das superempresas.
    Jovens empreendedores estão revolucionando o mercado e tendo faturamentos assombrosos e se falar de crise para eles, mandam tirar o S.
    É como diz o velho ditado: Enquanto os grandes choram, os pequenos vendem lenços.
    Se voce está preocupado com a Crise é sinal que faz parte do time dos dinossauros. CRIE! O mundo agora é dos criativos!

  2. crise nenhuma, a comunicação vai muito bem, obrigado, é só o ambiente se modificando, e que bom! sem nunca mais parar de se modificar, acho que a vontade das grandes empresas de comunicação de engessar a internet não vingará! adeus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *