O benefício da integração de sistemas para as vendas

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Muitas empresas ainda trabalham com dados espalhados em planilhas e anotações dispersas em locais diferentes. Podem ser planilhas muito boas e anotações eficientes em seu conteúdo, mas quanto tempo é perdido para gerar relatórios gerenciais e estatísticos que facilitem a tomada de decisões? Como TI pode ajudar neste contexto?

É exatamente disto que falarei brevemente neste artigo.

Estamos atuando em um mercado extremamente competitivo, onde as informações e as mudanças de situação econômica, administrativa e política mudam a cada instante. Alguém discorda? Acho que não.

Se olharmos o mercado há uma década as coisas eram diferentes, as indústrias conheciam todos os seus concorrentes e seus principais dados de mercado. Hoje, são tantos que precisam estar separados em grupos. Ter dados de mercado em tempo hábil para tomada de decisões e confiáveis é quase impossível pela velocidade com que as coisas mudam.

É praticamente impossível gerenciar clientes, concorrentes e funcionários sem o uso de sistemas integrados.Como um sistema integrado pode ajudar no aumento de vendas? De várias formas:

  • Padronização dos processos. Processos de negócios padronizados dificultam erros no fluxo da informação e melhoram o desempenho dos processos de vendas e administrativos, além de aumentar a velocidade da informação.
  • Exemplo prático: a tabela de preços foi alterada por conta de um aumento extraordinário de uma das matérias primas de seu produto, devido a um desastre da natureza que causou a escassez deste insumo na natureza. Esse fato levou a seu fornecedor a aumentar o preço da matéria prima. Seus vendedores estão na rua e vários pedidos já foram emitidos, passados ao comercial, faturados e já foram embarcados para entrega. Quanto mais tempo a informação da mudança demora a chegar aos vendedores maior será prejuízo.
  • Disponibilização das informações a todos a tempo de tomar decisões. Toda a equipe terá acesso à informação ao mesmo tempo e a tempo de executar as decisões da diretoria.
  • Exemplo: o vendedor da rota YZX descobre que o concorrente do produto XYZ diminuiu o preço e realizou uma campanha de promoção que está impedindo os vendedores de efetivar a venda, pois, os clientes estão valorizando a promoção em detrimento de seu produto. O vendedor através do sistema integrado informa à administração que decide baixar o preço e repassar a todos os vendedores a informação e autorização de praticar o preço ?b? nos locais onde o concorrente YZX estiver praticando a promoção no produto XYZ.
  • Estatísticas rápidas e confiáveis de vendas. O sistema integrado calcula as vendas x região x produtos x grupos de concorrentes em tempo real. As vendas são lançadas em tempo real na matriz para que os vendedores possam usar sistemas embarcados celulares ou palm tops.
  • Exemplo: o supervisor de vendas identifica que a rota Y em comparação com a semana anterior entre 09h00min e 10h00min, está executando vendas 30% menores. O supervisor entra imediatamente com o vendedor da região para saber qual o motivo da diminuição das vendas.
  • Perfil de clientes. Com um sistema integrado sua empresa pode povoar um banco de dados de informações de clientes e o perfil deles por idade, classe econômica, região, etc. Estas informações podem levar a descoberta de um nicho de mercado que vale a criação de um produto.
  • Exemplo: você pode identificar que os clientes da região sul gostam de consumir seu produto juntamente com outro produto típico da região. Essa informação pode levar sua empresa a desenvolver um novo produto para atender a necessidade específica da região.

Esses são alguns alguns motivos para sua empresa investir em sistemas integrados de vendas e gestão. Em quanto pode ser aumentado o seu faturamento com a implantação ou desenvolvimento de um sistema que oferece melhorias?

Além do sistema, quanto de retrabalho pode ser cortado, quantas melhorias podem ser realizadas e quanto pode ser gerado de economia durante o mapeamento dos processos de vendas?

Sim. Existem também outros processos relacionados aos de vendas que serão analisados e por sua vez melhorados no decorrer da consultoria para desenvolvimento ou implantação do sistema. [Webinsider]

E até o próximo artigo. Dúvidas, sugestões, críticas e propostas são sempre bem vindas e serão respondidas.

.

Ricardo Veríssimo (ricardo@rverissimo.com.br), é escritor, palestrante e presidente da RVeríssimo Suporte e Tecnologia. Membro do Conselho de Jovens Empresários da Firjan e da rede de empreendimentos Iniciativa Jovem. Autor do livro "20 Regras de Sucesso do Pequeno Empreendedor".

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6 respostas

  1. Excelente artigo!
    Trabalho criando e modificando fluxos de workflow e a essencia de todo esse meu esforço acaba sendo integração de sistemas.

    []s

  2. Excelete artigo Ricardo Veríssimo.

    Concordo com tudo e faço um registro simples. Mudaram-se os termos (antes eram chefes e empregados e, hoje são gestores/líderes e colaboradores)mais o pensamento retrógrado para mudanças tecnológicas, de muitos, continua o mesmo.

    Parabens.

  3. Ricardo,
    Parabens por seu artigo. Este assunto ainda precisa ser mais divulgado, pois são ferramentas essencias do nosso dia a dia. E ainda existem pessoas que tentam se esconder com a frase do estou sem tempo como forma de compensar a falta de conhecimento ou do uso das tecnologias disponiveis.
    Parabens e sempre que tiver outras oportunidades ou espaço, dê continuidade ao artigo, pois este assunto é muito interessante e extenso.
    Abraços.
    René Andrade.

  4. Excelente matéria, é uma pena que muitos gestores param no tempo e dificilmente aceitam idéias inovadoras, a tecnologia esta aqui para facilitar as coisas o problema é o usuário.

    Todas as novas matérias passo para o meu gestor, quem sabe um dia ele venha a adaptar a empresa.

    Sucesso!

  5. Antes de mais nada, quero parabenizar pelo belo artigo Ricardo. Dizer que concordo plenamente com que você publicou, apoio essa ideia de sistema integrado de vendas e gestão. Traz retornos positivos para a empresa.

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