Recentemente um amigo visitou um cliente, que disse: ?eu preciso entrar na internet, pois ela é o futuro…?
Rapidamente perguntei ao amigo se ele concordou com o cliente – e ele disse que sim. Eu discordo, pois na minha opinião a internet não é o futuro.
Para começar a defender a minha teoria, vamos analisar. Você, amigo leitor, está lendo esse artigo em um site, certo? Com certeza você deve ter um e-mail, ou até dois, sendo o seu pessoal e o da empresa, há pelo menos uns cinco ou seis anos; quando você tem que ir a um lugar e não sabe como chegar, recorre ao Apontador ou ao Google Maps. E com certeza você viu ? ou tentou ver ? o vídeo da Cicarelli no YouTube.
Deve também conversar com seus amigos muito mais pelo MSN e e-mail do que pelo telefone, acompanha as notícias pelo G1, UOL, Terra; provavelmente nem deve mais assinar o jornal pois lê as notícias nesses portais; posso arriscar até mesmo que você tem um perfil no Orkut e no Twitter. Logo, querendo ou não, você está inserido no mundo digital há mais de cinco, seis anos, certo?
As marcas também. Por mais que elas tenham apenas um website, versão web 0.0 ou 1.0 ? e acreditem muitas ainda são assim ? elas estão na internet há mais tempo ainda. O UOL já tem bem mais de 10 anos, por exemplo, e foi um dos primeiros portais de notícias no Brasil, vencendo a ?bolha? e até mesmo a investida sem sucesso da AOL, gigante americana que está pior a cada dia.
Se uma marca acredita que não está na web ou em redes sociais, basta ela ir no Orkut e pesquisar seu nome. Com certeza haverá uma comunidade em volta dela ou de um produto ? mesmo que uma comunidade feita por funcionários da empresa.
Então a afirmação ?a internet é o futuro? ainda vale? Não creio!
Eu diria que o futuro passa pelas redes sociais, mobile, games, IPTV, TV digital, convergência total de mídias, Kindle… esse é o futuro, a internet não! Ela é a base para tudo isso, o elo do usuário com as plataformas, é a principal revolução na comunicação mundial. Mas já não é mais o futuro – é o presente! Internet é o futuro pode ser uma frase de 1999, 2000, 2001. Em 2009 não!
Infelizmente algumas empresas e marcas ainda não abriram os olhos para isso.
Recentemente eu dei uma palestra sobre planejamento estratégico digital, onde abri perguntando: – Você ficaria fora de um mercado com 66 milhões de potenciais consumidores com penetração em 88% na classe AB?
Todos na palestra responderam que não, mas a verdade é que muitos gestores de marketing e marca ficam.
Por medo? Insegurança? Por que acham que internet é coisa de ?moleque que fica marcando balada?? Talvez; cabe a cada agência entender a cabeça do seu primeiro consumidor ? o gestor de marketing ? para mostrar a ele a importância da web no planejamento estratégico digital de uma marca.
Pensar hoje em construção de marca sem pensar em web é dar um tiro no pé, mas muitas marcas ainda o fazem e estão perdendo terreno para a concorrência. Em cada segmento de mercado há sempre uma pessoa que acredita na web e quer levar sua marca para lá – e essa pessoa vai dominar o terreno em pouco tempo. E depois fica difícil correr atrás.
Talvez seja o futuro no quesito de consumo de mídia e informação. Acredito que em cinco anos, as pessoas assistirão mais TV via web do que nos aparelhos tradicionais, lerão mais notícias em portais do que em revistas e jornais ? aliás, esse fenômeno já começa a acontecer, basta ver que o NY Times, um dos maiores e mais importantes jornais do mundo está em dificuldades porque os americanos não compram mais o impresso, leem apenas a versão digital.
Blogs e Twitter estão se tornando referência de notícias e em breve vão superar até mesmo os sites do jornais e revistas; até as rádios procuram formas de ir para o mundo online e lucrar com isso.
Em resumo, internet não é o futuro. Ela é o presente. Clientes com essa mente precisam de mais pesquisas, dados e informações para mudar sua visão. É preciso ? e aí vem o trabalho do profissional de planejamento estratégico digital ? mostrar ao cliente que a web é algo extremante importante e também mostrar como construir e trabalhar essas marcas na web – pois apenas colocá-la na web e não trabalhar não adianta em nada! [Webinsider]
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Felipe Morais
Felipe Morais é diretor da FM Consultoria em Planejamento. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão de Ecommerce da Impacta. Autor do livro Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva).
9 respostas
Pessoal.
Agradeço a todos os comentários!
Isso só me inspira a escrever mais!!!
FMorais
Gostei demais do teu artigo e tomei a liberdade de reproduzi-lo em meu blog, abraços, Jandira
Parabéns Felipe! mto bom o artigo.
Parabéns pela feliz matéria.
Bem vindos ao futuro.
Agora, que ainda existe gente e empresários resistentes à internet, é de doer a alma.
Mais interessante ainda, é o parágrafo que remete a web quando nasce morta, ou seja, o cliente acha bacana fazer um site e não admite que o seu site pode trabalhar, e muito, para o seu negócio.
Bem, enfim, é cultura
Abraços
Fernando
Logo q li a internet não é o futuro, pensei não é mesmo!.
A internet JÁ É… 🙂
E assim… venha o q vier de nã-nã-nãs, não enxergo como futuro… enxergo como as possibilidades da internet.
O futuro (pra mim) seria a holografia interativa… NUUUOOOSSA… aí, sim!
Gente que matéria boa!!!!
No início me assustei, uepa! como que internet não é o futuro se trabalho nela todo dia, e prego que ela não é um bicho de 7 cabeças … depois fiz aquele uuuufa internet é o presente, é o que liga tudo!
BINGO!
ótima matéria!
Já Twittei /Danigarlet e estou segundo!!!
Abraços!!!
Gostei muito do texto. É impressionante ver empresas alheias à internet e seus benefícios, ignorando uma das maiores ferramentas de divulgação, relacionamento e vendas que existe, que ainda funciona com baixos investimentos.
Com certeza que já é o presente de muitos, basta se adaptar.
Um bom exemplo é dos celulares que cada dia fica mais parecido com um computador, sem internet ele não vale nada!
Continuamos com a ideia de evangelizar os gestores quadrados.
Pra mim quando dizem que o cliente fala que ?a internet é o futuro?, soa igual ao Zina dizendo Ronaldo, brilha muito no Corinthians.
Posso até imaginar o cliente olhando para o horizonte e dizendo isso.