Serviços do Google e privacidade: tem questão aí?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O Google sabe tudo sobre você. Muitos já ouviram esta frase. É fato que o Google acumula informações de usuários de todo o mundo e com isso detém um poder incrível sobre todos. Entregamos de bandeja informações quando fazemos pesquisas e usufruímos das ferramentas que o Google nos coloca à disposição.

Sem hesitar estamos lá, entregando tudo. Precisou? Tem no Google. Cada vez mais informamos o que gostamos, o que necessitamos e o que desejamos. De acordo com isso, o Google trabalha para nos saciar e continuar no poder.

Ao mesmo tempo que nos influência e nos atrai com suas inovações, ele reflete o comportamento da sociedade, nos direcionando campanhas, sites e ferramentas que vem criando. Nós o alimentamos constantemente e contribuímos para o seu crescimento.

É  um relacionamento viciante e dependente, de força e de poder, onde  todos os envolvidos são  protagonistas, o que torna ainda mais difícil a competição para seus concorrentes.

Os mais viciados tem o Google como página inicial em seus micros e mordem várias vezes ao dia algumas dessas iscas:  Orkut, Picasa, Blogger, Gmail, Google Chrome, Google Docs, Google Maps,  Earth, Calendar, AdWords, Adsence, Alertas, Analytics, Catalog Search/Product Search,  Checkout, FeedBurner, Finance, Grupos, Pesquisa de Imagens, Toolbar, Translate…ufa!! Cansou? Não pára por aí.

Se usamos o Google, de alguma forma somos monitorados. E não apenas a quem confiamos nossas intimidades saberão sobre elas, mas todos aqueles que de alguma forma buscam informações sobre nossos hábitos e principalmente tendências.

Ainda não existem regras para o comportamento digital. Muitos campos devem ser estudados e analisados com objetivo de manter a privacidade de nós cidadãos. A privacidade hoje é entendida por outros conceitos, diferentes daquele que há muito tempo atrás a definia como ?intimidade pessoal e de grupos definidos?.

Se fossemos pensar em teorias conspiratórias – de que o Google tem planos mirabólicos para todas essas ?identidades? que tem armazenadas – ficaríamos  de cabeça virada.

Já não pensamos mais no que estamos externando quando usamos essas ferramentas. É automático. E nem poderíamos. Nos tornaríamos neuróticos e voltaríamos aos velhos  métodos de comunicação e pesquisa, carta via correio, enciclopédias, guias e mapas. Nossas fotos somente seriam colocadas em porta-retratos e álbuns.

Mas não há motivos para grandes preocupações. Devemos sim utilizar todas estas ferramentas inovadoras e facilitadoras do Google, assim como de outras tecnologias, com cuidado. As informações que transmitimos a esses grandes bancos de dados, dentro deste contexto virtual, ainda podem ser vistas apenas como nossa contribuição para que novas tecnologias sejam criadas para nosso benefício.

Se usamos estes instrumentos digitais do Google diariamente como fonte de informação, diversão e pesquisa, certamente milhares de consumidores fazem o mesmo. Com isso, podemos também usar de criatividade e talento para tirar proveito desse tanto  de informação e alcance, para alavancar nossos negócios e conquistar espaço com o mesmo alcance e influência ?googleana?.

Milhões de usuários no mundo se encaixam neste tabuleiro, alimentando diariamente as pecinhas que o Google capta e monta este giga quebra cabeça. Aproveite e monte o seu também. [Webinsider]
.
Acompanhe o  Webinsider no Twitter.
.

Roberto Soares Costa é empreendedor, especialista em marketing digital e gestão de projetos web. Sócio na agência digital Otimiza).

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

4 respostas

  1. Malefícios?! Estamos sempre expostos. A questão é que se tratando de web estamos multiplamente exposto e a proteção é praticamente impossível. Empresas de desenvolvimento não costumam ocupar-se muito da segurança de seus dados. Passando aos olhos de pessoas de indole duvidosa, registros importantes de nossa identidade e habito.
    Já tive o desprazer de ter minha identidade roubada e não tenho a minima ideia de onde ela vazou.
    Devemos ter consciência que ao ponto que disponibilizamos nossos dados na web estamos espondo informações importantes que podem ser utilizadas de forma indevida.
    Isso acontece e sempre acontecerá. Circulamos na web como circulamos na rua. Nem sempre estamos seguros.

  2. Roberto, o texto é muito bem fundamentado, mas me sobra uma dúvida: o que há de tão importante na privacidade absoluta?

    Quando saímos de casa, nossas roupas, gestos e vocabulário já mostram muito sobre nós. Então porque essa preocupação toda com nossas informações pessoais?

    Concordo que boa parte de nossas vidas está combinada com ferramentas do Google (eu, provavelmente, sou um dos piores exemplos, rs…), e que, ao menos em tese, é preocupante que um funcionário mal-intencionado da empresa possa procurar as informações específicas de alguém, e usá-las de maneira indevida.

    Mas qual o problema se a empresa pesquisa em suas bases, e descobre que 10% das pessoas estão procurando informações sobre determinado produto, ou que há uma tendência X em alta?

    Será que a pesquisa de tais informações genéricas pode mesmo trazer algum malefício para nós, como indivíduos, ou como sociedade?

    Abraços!
    Lucas

  3. Caro Roberto,

    No miudinho, o Google não passa de um megagame on-line de análise de informação, o que conspira a favor da Teoria dos NewsGames defendida por nós…

    Aliás, toda a Internet sempre funciona como um hipergame de gênero informativo.

    O que falta é promover a integração de sites, portais, blogs e redes sociais para objetivos comuns de sociabilidade e ação política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *