O que é uma estratégia multiplataforma

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Uma estratégia multiplataforma não pertence apenas ao mundo da propaganda. Multiplataforma é a forma como grande parte da sociedade atual consome informação e entretenimento.

As pessoas não consomem mais um produto (informação, entretenimento, história e etc…) de forma isolada, utilizando apenas um meio de comunicação. Anteriormente fazer cinema, era produzir um filme e reproduzi-lo nos cinemas. Fazer televisão era gravar um programa exibi-lo na programação. Escrevíamos um livro e vendíamos nas livrarias, com sorte ele podia virar um roteiro para um filme ou minisérie.

Atualmente, a indústria do entretenimento e informação busca a produção de narrativas multiplataformas. Para isso, primeiramente é necessário entender que o foco é a narrativa. Uma boa história pode se desdobrar de várias formas, se multiplicando em vários meios. É preciso desenvolver um conteúdo que interesse as pessoas. Um conteúdo que seja possível dar continuidade em novas versões, em novas mídias, em novas histórias.

Entretanto, é preciso entender que o conteúdo não é apenas adaptado e repetido em diferentes mídias. Cada meio possui seu papel na convergência de informação que chegam as pessoas. O produto final é a soma da narrativa de todos os meios. Cada meio é responsável por contar parte ou detalhes da história. Entretanto, a história pode ser entendida, mesmo que você não tenha acesso a todas as plataformas.

Algumas das principais produções dos últimos anos realizadas na indústria do entretenimento são narrativas multiplataformas, como Matrix, Star Wars, Harry Potter e Heroes.

Levando o conceito para o mundo da propaganda. Veja o case Best job in the world, um verdadeiro trabalho multiplataforma. Premiada nas categorias Cyber, Direct e Promo em Cannes, a campanha soube usar de maneira magistral várias mídias e meios. Possui belas peças publicitárias, hotsites bem desenhados, vídeos interessantes e etc…

Mas a questão central não são as peças isoladas com suas frases inteligentes, imagens criativas e sacadas publicitárias. O grande chamariz foi a chance de ganhar um emprego para trabalhar em uma ilha paradisíaca, algo que muitas pessoas pagariam por isso, e ainda ganhar 20 mil dólares por mês.

Outra questão fundamental do case, foi como esse grande chamariz convergiu nas diferentes mídias, sabendo que cada uma tem o seu papel dentro da ação.

Uma importante ação foi entender que o conteúdo não é só seu. O efeito viral da campanha com indicações e comentários, tanto dos meios de comunicação tradicionais, como das pessoas comuns foi um dos grandes destaques da ação (esse foi a principal plataforma que a grande massa teve acesso a propaganda).

Claro que a divulgação tradicional que foi realizada através de anúncios em cadernos e portais de empregos foi bastante oportuna e ajudou no inicio da divulgação.

Outra questão importante foi desenvolver o processo de seleção em várias etapas, utilizando as plataformas corretas em cada momento. Primeiro pedindo o cadastro dos vídeos pela internet, depois fazendo a seleção dos integrantes com cobertura de programas de TV. Até chegar ao vencedor, que você pode acompanhar hoje seu dia-a-dia, através de blogs, twitter e etc…

Ou seja, a criatividade não foi produzir uma campanha cheia de anúncios com frases inteligentes. Mas a construção de uma narrativa que interessou seu público, utilizou as ferramentas corretas para propagar essas informações, que se desdobrou em diferentes mensagens em diferentes momentos e, o mais importante, entendeu que a participação e colaboração das pessoas são fundamentais.

Desenvolver estratégias multiplataformas não é uma tarefa simples. É necessário agregar conhecimento de várias áreas, como entretenimento, propaganda, internet e novas tecnologias. Também não é o tipo de estratégia que deve ser usada a todo o momento, para todos os anunciantes.

Mas com certeza é hoje a maneira mais eficiente de construir e posicionar uma marca, que é o papel mais importante da Indústria da propaganda. [Webinsider]
.
Acompanhe o  Webinsider no Twitter.
.

Rafael Andaku (rafael@e-brand.com.br) é consultor da inbate e diretor de criação da e-brand

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

4 respostas

  1. Sensacional, Rafael.
    Seu texto explica bem algo que observo: o chamariz certo para cada canal. Construir a história deixando pedaços dela em cada meio. Mas sem que um pedaço dependa do outro. Muito Bom.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *